ASSARAPANTADO

Está no dicionário mas dificilmente é palavra usada no cotidiano das publicações, geralmente nós a substituímos por alarmado, estarrecido etc. Na verdade não se trata realmente de substituição, penso que certamente apenas raras pessoas a conhecem e talvez ela esteja arcaica mesmo. Eu nunca a vi antes de hoje, e olhe que já li centenas de livros dos mais diversos autores.

Por qual motivo então dispendo tempo e paciência escrevendo sobre esse esdrúxulo termo denominado assarapantado? Explico. Na minha longínqua infância sempre ouvi mamãe dizer que estava com estalecido todas as vezes que espirrava. Sem entender o significado, mas igual a qualquer criança, passei a usar a tal palavra quando espirrava e me perguntavam se era gripe. " Não, estou com estalecido ", respondia.

Ao longo da vida achei que estalecido era uma palavra inventada por minha genitora ou herdada dos nossos antepassados, provavelmente nem eu nem ninguém jamais cogitou imaginar se existia ou não no dicionário brasileiro. A dúvida persistiu e adormeceu no passado, em nenhum momento durante o passar dos anos lembrei de pesquisar sua existência. Sempre quis debruçar-me sobre isso, mas não levei o intuito adiante.Contudo a referida palavra volta e meia me vinha à lembrança, era prioridade tirar de vez a dúvida, pelo menos assim achava. Só que infelizmente fui adiando por tanto tempo.

Hoje, novamente a razão causadora dos espirros dela me veio à mente, subitamente eu precisava ter certeza se estalecido constava do dicionário e qual o seu significado. Continuamente como afirmei acima, protelei a verificação pensando " amanhã eu vejo, não é tão importante, " e decerto por indiferença eu dava de ombros deixando para depois o aprendizado. Todavia há pouco o impulso de compulsar o famoso " pai dos ignorantes " foi bem mais forte. Era enfim o momento de saber, nada de esquecer, cansei de esperar o dia seguinte. Lá fui eu então pressuroso na ânsia de finalmente acabar com o mistério.

Adivinhem, o vocábulo estalecido consta sim no dicionário, seu significado tem tudo a ver com os sintomas provocadores dos espirros. Mamãe estava certa. No tocante a assarapantado, que nunca soube como parte de nosso idioma e descobri por acaso, agora sei o sentido. Aprendi mais uma.Como vemos, faz-se necessário além de ser útil à saúde intelectual abrir e ler o dicionário de vez em quando.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 15/07/2024
Reeditado em 15/07/2024
Código do texto: T8107346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.