"BABA BRANCA"

No meio da Floresta de Lor morava um menino que adorava banhar no rio "Babaçu" dos Cocais Maranhenses, se alimentava de frutas e tomava bastante água de coco da praia. Ele não sabia o que era civilização, pois, os seus pais o abandonaram em um local da floresta onde jamais pudesse voltar.

O nome dele era Arthur. Porém, de uns tempos para cá, andando pela floresta, ele passara a ver uma linda menina, mas a menina não o via, ele ficava escondido por entre as árvores... Chegava a babar uma espécie de baba branca. A baba era tanta que molhava o chão e se transformava em baba amarela, que, com o tempo, endurecia.

O menino Arthur sempre passava pelo local que vira a menina, com esperança de vê-la novamente...

Certa vez, estava desistindo de esperar que ela aparecesse e já ia embora para a sua casa "na raiz de um árvore" quando ouviu um pequenino barulho... Era a menina dos seus encantos. Os olhos do menino brilharam muito, dizem até que saia faísca pelo olhar... E a baba aumentava cada vez mais, molhando o chão, teve uma vez que virou uma poça de baba branca, vejam só.

Um dia, um caçador veio caçar na floresta e se deparou com um brilho estranho... Ele aproximou-se do brilho para ver o que era. E disse: "Não acredito, é ouro! Mas, na floresta, quem o teria colocado? Será que tem dono?"

O caçador não viu ninguém, pegou a pedra amarela e de brilho intenso e a levou para a cidade. Quando chegou à cidade, procurou uma joalheria para saber se era ouro ou não. O dono da joalheria fez o teste e constatou que era ouro e dos bons. Mas, ele não lhe revelou nada.

O caçador vendeu a pedra de ouro, comprou uma linda casa e mobiliou-a, passando a viver nela com a esposa e os quatro filhos.

Mas ocaçador ficara intrigado e resolvera voltar à floresta para saber se tinha mais ou qual a procedência do ouro. Na verdade, queria mais ouro para abrir um negócio e poder sustentar a família com dignidade. Então, voltou à floresta, mas nada viu, nada encontrou.

Enquanto isso, o menino crescera e nada sabia daquela menina linda, nem onde se escondia, isto é, morava. Até que a viu novamente e estava linda, mais ainda do que já era... Então disse a si mesmo... "Nossa, é a menina mais bonita que já vi na vida e a única também". Ele não se deu conta de que a baba branca já lhe cercara completamente. Estava quase se afogando quando ouviu uma voz que dizia... "Segure neste galho de árvore..." Era a voz do caçador.

Quando ele saiu, a menina não estava mais lá. E o caçador viu a baba branca se transformando em outro. Foi assim que o caçador descobrira a origem daquele ouro perdido pela floresta de Lor.

O caçador falou ao rapaz Arthur que aquela baba branca era ouro e do bom. Que servia para comprar isso, comprar aquilo... Mas Arthur não queria saber, pois, na floresta, ouro, de nada servia. E disse ao caçador: "Você quer o ouro? Pode levar!" O caçador levara o ouro e abrira um negócio para ele e para a sua família. Vivem muito bem até hoje e nunca mais passaram necessidade.

O rapaz Arthur vira a moça próxima a um jardim e a baba foi muita. Ele resolvera segui-la... Até que descobrira que a mesma morava em uma casa em cima das árvores mais altas.

Arthur entrou na casa e quando a moça o viu... Ficou fascinada por Arthur. A baba de Arthur foi tamanha que a casa se transformara em um lindo castelo de cristal, o chão se transformara em ouro e as árvores em degraus de ouro. Tudo ficou lindo. Ele perguntou-lhe: "Qual o seu nome?" Ela respondeu... "Lor". Lor era uma princesa da floresta.

Arthur pediu Lor em casamento. Os pais de Lor fizeram uma grande festa que durou 7 dias e 7 noites. Todos os animais da floresta vieram ao casamento. Até o caçador com a família foi convidado.

Arthur ficou muito rico, construiu um castelo muito bonito para ele e Lor morar. O rapaz nunca mais babou. Pois, o amor de Lor o curou. Eles tiveram muitos filhos e viveram felizes por toda a eternidade.

Quanto à floresta, continua até hoje como " A Floresta de Lor'.

Os filhos de Arthur e Lor herdaram a baba branca continuando a sua espécie.

Moral da História: O amor é o maior dos sentimentos, transforma a vida das pessoas. Quem não tem amor, é vazio e não dá valor às pequenas coisas da vida. O amor é a maior riqueza que vem de Deus. O amor tudo suporta. Onde há amor há perdão, união, diálogo, companheirismo, solidariedade, vida...

LITERATURA INFANTO-JUVENIL. SÉRIE: CONTOS.

ANO: 2014.

De: Esther Gonçalves e Lorayne Sthefane.