SEGREDO REVELADO AO MIGUEL

O velho ancião morava em uma cabana modesta nos limites de uma pequena vila, sempre envolto em um ar de mistério. As pessoas da vila costumavam dizer que ele guardava segredos antigos, segredos que remontavam a tempos distantes, e que suas histórias eram repletas de enigmas e intrigas.

Um jovem curioso, chamado Miguel, estava determinado a descobrir se havia verdade por trás das especulações sobre o velho. Ele se aproximou do ancião em um dia ensolarado e perguntou-lhe diretamente se ele tinha algum segredo guardado. O velho, com um sorriso enigmático, respondeu que sim, mas que só revelaria seu segredo quando estivesse prestes a partir deste mundo.

Os anos passaram e o velho ancião alcançou a respeitável idade de 96 anos. Ele ficou gravemente doente, e a notícia de que seu fim estava próximo espalhou-se rapidamente pela vila. Miguel, agora um jovem homem, lembrando-se da promessa do velho, foi até sua cabana.

Ao entrar na cabana, encontrou o velho deitado em sua cama, frágil e pálido. Com olhos cheios de expectativa, Miguel perguntou se finalmente chegara a hora de revelar o segredo. O ancião assentiu com a cabeça, e Miguel se aproximou ansiosamente.

"Prometa-me que nunca irá revelar o que estou prestes a contar", sussurrou o velho com uma voz fraca, mas cheia de mistério.

Miguel, sem hesitar, jurou segredo eterno.

Então, o velho sussurrou algo ao ouvido de Miguel. Seus olhos se arregalaram com a surpresa da revelação, mas ele manteve sua promessa solene.

O velho sorriu fracamente, sabendo que seu segredo estava seguro. Ele fechou os olhos e partiu deste mundo em paz, levando consigo o mistério que intrigara a vila por tanto tempo.

Miguel saiu da cabana profundamente afetado pela revelação que acabara de receber. Ele nunca contaria a ninguém o segredo que o velho lhe confiara, honrando a promessa feita a um homem cuja vida foi envolta em enigmas e mistério. E assim, o segredo do velho ancião permaneceu enterrado, perdendo-se nas sombras do passado, para sempre guardado pelo juramento de um único homem.

Neri Satter – Março de 2024   -  CONTOS DO SCARAMOUCHE

Parte superior do formulário

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 11/03/2024
Código do texto: T8017663
Classificação de conteúdo: seguro