OURO
A carne de ave mais cara do mundo, um quilo dela chegando a custar mais de doze mil reais, pertence à espécie conhecida como Galinha Ayam Cemani. Sendo alimento nobre e de valor altamente proibitivo para a grande maioria dos mortais comuns, certamente é encontrado apenas nos caríssimos restaurantes de alta gastronomia e está restrito aos paladares daqueles com a conta bancária com muitos cifrões.
Penso que o universo dos ricos tem um toque de magia e fantasia, em cuja porta se posicionam dois gigantes parrudos armados com espadas flamejantes e armas de fogo de calibres mortais. É que se mostra inacessível às multidões, talhado que é para uns poucos e felizes. privilegiados. Degustar pratos à base de Galinha Ayam Cemani ou até mesmo os faisões e sua beleza abatida pelos caçadores, com certeza aguça e alvoroça as papilas gustativas dos comensais.
Aliás, falando em faisão e sua exuberância gourmetizada, nunca experimentei, devo dizer, mas a primeira vez que vi foi quando estava em Paris. Junto com essa bela ave cuja plumagem colorida, quando viva e fagueira sobrevoando o céu, enche os nossos olhos de êxtase, lá estavam outros bichos mortos e expostos num freezer sobre a calçada do açougue. Decepcionei-me com quão pequena, magra e sem graça me pareceu o faisão depenado. Triste a sina de ave tão linda servindo de pasto para os nababos gulosos. Assim também a Galinha Ayam Cemani, que nunca vi nem viva nem morta no freezer