HISTÓRIA COMPLICADA

HISTÓRIA COMPLICADA

Minutos antes, o corredor estreito mais parecia curral de "ovelhas azuis", agora quedava na penumbra, apenas se ouvindo o "tic-tac" dos saltos do "sapato anabela" da aluna retardatária. Era um colégio muito antigo, dos tempos do Imperador, escola tradicional bastante procurada pela qualidade do Ensino. Naquele momento estava quase vazio, findara o primeiro turno pouco antes e a turma da tarde só viria em hora e meia.

A jovem se atrasara no cumprimento das tarefas escolares e vinha sozinha pelo longo corredor branco, rumo à saída. De repente estaca, perplexa, apavorada:

-- "M-m-meu D-d-deus, é o professor Fábio" !

O professor se aproxima sem ruído, saindo do banheiro feminino, no meio do corredor. Estivera lá, ouvindo estranha conversa de bela senhora de vestido negro, o rosto da Cristiane Torloni, esta num telefone do tipo antigo.

-- "Menina, foi bom encontrá-la... não viste por aqui uma senhora de "voil" negro ?! Estava falando no telefone lá do banheiro. Não passou por você" ?!

A jovem, olhos arregalados, gagueja ainda mais:

-- "Pro-fe-fessor Fá-Fábio, n-não p-pode ser o se-senhor" !!!

-- "E porque não ?! Dou aulas aqui, senhorita" !

Atrás dele surge um vulto negro, tomando o corredor inteiro, uns 3 metros de altura. A mocinha se arrepia toda:

-- "É-é-é e-e-ela... a Fá-Fátima, atrás do senhor" !

-- "Doutor Renato, é você, meu amor... porque me abandonaste" ?!

O professor a segura pelo braço e a senhora, olhar triste, diminui de tamanho. O mestre deita-a sobre o solo:

-- "Me chamo Fábio, dona, por quem me tomas" ?

-- "Não minta pra mim, Renato... eu te amo tanto" !

E o vulto levanta e foge corredor a fora, levitando.

-- "Santo Deus, era um fantasma ! Então, você a conhece" ?!

-- "Todo o colégio a conhece, professor... morreu em 1930, os alunos assustam os mais novos com a história dela" !

-- "E porque ela acha que sou doutor... e Renato" ?!

-- "É do seu pai que ela fala... o pai do senhor, professor" !

-- "Como você, tão jovem, pode saber de tais detalhes" ?!

-- "A escola inteira sabe... o senhor era diretor aqui, muito conhecido e, seu pai, médico respeitado na cidade" !

-- "ERA ?! Então, não sou mais o diretor" ?

-- "Isso foi há uns 70 ANOS... não tem telefone nos banheiros faz uns 60 já, desde quando o senhor MORREU" !

-- "O quê ?! Então, sou também um... fantasma ?! E você, o que é nessa história" ?!

-- "Estou bem viva, graças a Deus... e apavorada ! O que contam é que o senhor, ao descobrir a traição do teu pai, o teria matado com um tiro, para vingar sua mãe. A amante, Fátima, não suportou a dor da perda do amado e se lançou num rio, dentro de um dos primeiros "Fuscas" da cidade. O senhor findou preso e morreu na cadeia, tempos depois. Sendo ela filha de família rica, tua morte dizem que foi "encomendada" ! Sua mãe faleceu de desgosto... foi uma grande tragédia" !

-- "Ah, isso explica o carro branco passando pelo corredor... foi preciso você estar aqui para tudo ter um fim. Adeus, menina" !

E "desfez-se" no ar, como fumo de fogueira de mato molhado. A menina desmaiou ! Encontrada pouco depois, lhe aconselharam descansar por 2 dias, estava estafada, com "stress".

"NATO" AZEVEDO (em 15/fev. 2023, 2hs)

OBS: mais um sonho que se torna CONTO... a estudante eu incluí na estória para juntar "as partes soltas" dela. Os senhores tinham o mesmo nome, no sonho, optei por diferenciá-los, para melhor compreensão.