Herdeiro preferencial
Carlos Luna abriu um grande envelope pardo, que havia chegado à imobiliária junto com a correspondência do dia. Dentro, a cópia de uma escritura do palacete de Phillip Nielsen. Nielsen, Luna verificou pouco depois, havia falecido de causas naturais aos 101 anos de idade.
- Ei, Morrison! - Luna acenou com a escritura para outro colega no escritório. - O velho Nielsen morreu!
- Quem sabe, o herdeiro não decide vender - ponderou Morrison. - Há várias construtoras querendo aquele terreno, daria para construir um prédio de dez andares.
Luna continuou a examinar a documentação que havia sido enviada pelo testamenteiro de Nielsen. Ergueu os sobrolhos.
- O palacete foi deixado como herança para um certo Gary Nielsen, bisneto do velho Nielsen. Parece que ele decidiu vir morar na casa...
- Lá se vai a nossa comissão - redarguiu Morrison. - Mas, vamos convidar o rapaz a vir aqui e pelo menos conhecer as propostas das construtoras...
Luna acatou a sugestão e ligou para o telefone do novo proprietário. Uma mulher atendeu.
- Sou a secretária do Sr. Nielsen, Delores.
Luna pediu que transmitisse ao patrão o convite para vir conhecer a imobiliária e pegar as chaves da nova residência. A secretária disse que daria o recado, e assim terminou a ligação.
Os dias se passaram e Luna havia praticamente esquecido o assunto, quando Walter Buckley, o funcionário mais antigo da imobiliária e prestes a se aposentar, entrou no escritório certo fim de tarde.
- Pensei que estivesse cuidando da papelada da aposentadoria - admirou-se Luna.
- E estou, mas antes quero entregar as chaves do palacete do Sr. Nielsen ao bisneto - declarou Buckley. - A secretária dele me avisou que o rapaz viria hoje.
- Ele especificou que queria receber as chaves de você? - Indagou Morrison surpreso.
- Recomendação do velho Nielsen - redarguiu Buckley. - Me admirei que ele ainda tenha lembrado de mim, mesmo sem vir aqui há tantos anos...
- Nada como causar uma boa impressão no cliente - ponderou Luna.
Gary Nielsen chegou com o crepúsculo, um sujeito magro e pálido, aparentando não mais de 25 anos de idade.
- Sr. Buckley? - Indagou, ao entrar no escritório, dirigindo-se diretamente para o velho funcionário.
- Até parece que o senhor me conhece! - Comentou satisfeito Buckley, apertando a mão do recém-chegado.
- Meu bisavô me falou muito do senhor, como cuidou bem dos negócios dele - redarguiu o jovem Nielsen. - E agora, temos um pequeno ritual a cumprir, por solicitação dele...
Olhou ao redor, para Luna e Morrison, e depois para Buckley novamente:
- Quem hoje é o funcionário mais jovem da imobiliária? É para ele que o senhor irá passar a atribuição de cuidar dos meus negócios nesta cidade.
- O expediente dele já terminou, Sr. Nielsen, mas chama-se Giovanni - replicou Luna.
O rapaz voltou-se para Buckley e estendeu um envelope para ele.
- Aqui está, Sr. Buckley, pelos bons serviços prestados ao meu bisavô durante todos esses anos.
Buckley não ousou abrir o envelope, mas agradeceu efusivamente.
- Converse com Giovanni - prosseguiu o jovem Nielsen. - Se ele aceitar os mesmos termos de trabalho que meu bisavô ofereceu a você, permanecerá nas próximas décadas como meu contato dentro desta imobiliária.
E ante o olhar intrigado de Luna e Morrison, concluiu com bom humor:
- Algum dia, o meu bisneto virá até vocês. E espero que possa continuar a ter o mesmo bom tratamento que sua empresa sempre dispensou a todos os Nielsen antes de mim.
- [03-06-2022]