Quadra 29

Sentado no quarto escuro, iluminado apenas pelas idéias de um louco e pela luz amarela das velas que projetavam sombras enigmáticas dos móveis rústicos. Uma época que eu não sei dizer qual é.

A silhueta de um homem me vem à memória. O Velho de barba cinzenta fixava o olhar cabisbaixo na bacia que continha apenas água, ele parecia ler e às vezes até conversar com os reflexos que enxergava. Após um tempo de leitura e meditação, começou a escrever o que parecia ser um poema pelo que pude perceber. Durante um tempo ele olhou para mim como quem olha para uma assombração que lhe observa de outra dimensão. No seu rosto que parecia ficar mais nítido, como se a fumaça das sombras e da distancia fossem dissipadas, pouco a pouco vi a palidez de um rosto amargurado pelas verdades futuras e angustiado pelo momento presente.

O que ele escrevia?

Seriam memórias ou estórias, passado ou Presente?

Seria um poema do futuro, de lamentos e angustias?

De sofrimentos e amarguras, de fome e dor?

Ou seria apenas um sonho?

Alucinações e remorsos, mentiras escondidas

Verdade explicita razão e rancor.

Um trecho eu li, e descrevo logo em seguida:

Guerra, raio, muitos campos despovoados,

Terror e barulho, assalto à fronteira:

Grande, grande caído perdão aos exilados

Germanos, hispânicos, por mar barba, bandeira.

(Centúria de Nostradamus)

Solon Carvalho e Nostradamus
Enviado por Solon Carvalho em 14/03/2022
Reeditado em 20/03/2022
Código do texto: T7472487
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.