A CAVERNA.

Havia qualquer coisa de diferente com Alice, ela perguntou a todos quantos conhecia a respeito da caverna e seus mistérios. Madame Lili bem que a alertou sobre as histórias assustadoras que os antigos moradores contavam daquele sombrio lugar.

Diziam os anciões da aldeia, que a caverna da rocha era a porta de entrada para o mundo intraterreno, habitado por demônios e criaturas desconhecidas. Alice ignorou todas as advertências de madame Lili, mesmo sabendo do risco que corria, entrou na caverna mesmo assim, curiosa em descobrir se aquelas histórias eram verídicas ou se eram meros contos populares.

Era o começo de tarde de uma calorenta sexta-feira quanto o fato aconteceu...

Aquela criatura pequena, de nariz pontiagudo, roupas estranhas, esfarrapadas e de orelhas pontudas, parada diante de Alice era a prova definitiva de que a caverna e tudo quanto diziam eram reais, e que uma das tais criaturas de que tanto se falava estava ali, diante de seus pequenos olhos assustados.

A estranha criatura permaneceu imóvel por alguns segundos, depois moveu a cabeça levemente para esquerda e depois para a direita, parecendo estar estudando a reação da jovem, que, diante do inusitado encontro, permaneceu petrificada. Todas as suas palavras sumiram, silêncio absoluto, tamanho era o seu espanto.

Aquilo pareceu-lhe um duende, dessas das histórias de contos de fadas. A estranha criatura começou a acenar para ela com as mãos, dedos magros, unhas grandes, acenava chamando-a para acompanhá-lo. Alice estava incerta quanto a oferta do pequeno demônio, deu um passo para trás, pensou em sair correndo o quanto antes da caverna, porém, a sua curiosidade foi ficando cada vez maior do que o próprio medo, vencendo-o pouco a pouco.

O duende acenava com as mãos, era um convite muito estranho, tudo ali era estranho. Por fim, a criatura vendo que Alice permanecia no mesmo lugar, a chamou pelo nome, proferindo sua rouca voz que ecoou no interior da caverna.

- Não tenha medo Alice - sua voz ecoava no interior da caverna - Venha comigo menina, não tenha medo minha criança doce criança de olhos verdes.

Alice admirou-se do duende estar falando com ela, aquilo tudo era surreal, o espanto foi dando lugar para admiração e curiosidade. Alice estava receosa, no primeiro momento, nada respondeu, ameaçou em dar mais um passo para trás, quando novamente ouviu a voz do pequeno ser.

- Por favor! Não vou lhe machucar... Venha conhecer um mundo cheio de seres fantásticos e mágicos, não é esse o desejo de seu coração, conhecer os mistérios da caverna?

Vencendo o seu medo, Alice arriscou dialogar com o duende.

- Você é mesmo real? Como sabe o meu nome? E meus desejos? É a primeira vez que venho a esta caverna... Como me conhece?

- Nós, do submundo, sabemos de todas as coisas que se passam lá em cima, minha pequena, mas, vocês, seres da superfície, nada conhecem de nosso mundo e nem a nosso respeito. Não tenha medo, você foi escolhida, será a primeira a conhecer nossos segredos.

- Não... Não... Isso não é real... Não pode ser real... Não mesmo...

- Estou aqui, não estou! Olhe, estou bem na sua frente, veja, sou real, não tenha medo, venha, toque em minha mãos...

Alice deu o primeiro passo em direção ao duende, nos lábios dele despontou um discreto sorriso, sarcástico por sinal, Alice estava admirada demais para perceber os riscos que corria ao acompanhar o misterioso duende. Deu o segundo passo, o terceiro, ainda incerta, lentamente seguiu-o, que continuava acenando. Passo a passo ela foi se distanciando, a pequena criatura sempre a frente, o caminho foi ficando cada vez mais estreito e escuro. Havia medo no olhar de Alice.

- Não enxergo nada, eu vou voltar. Disse ela assustada.

No mesmo instante, em um estalar de dedos, surgiu nas mãos do duende uma tocha, a sua chama iluminou o rosto da criatura e parte do caminho, o mesmo sorriso sarcástico.

- Venha... Temos muito a caminhar, venha. Há luz mais a frente.

Alice seguiu-o embrenhando-se pela caverna.

Era a tarde de uma sexta-feira, começo de verão, dia quente, foi quando a jovem Alice sumiu do povoado do Lajedo. Todos a procuraram por meses, e em todos os locais possíveis, até mesmo em algumas partes da caverna e da floresta em seu entorno, mas, Alice nunca mais foi vista, o seu paradeiro era desconhecido da aldeia. Por fim, depois de meses e meses de procura sem sucesso, sem encontrar uma única pista, desistiram de procurá-la.

Os pais de Alice ficaram arrasados, era a filha caçula dos Andrades.

Passou-se vinte anos desse episódio, a história do desaparecimento de Alice era acrescida às já contadas da caverna e seus fantasmas. Até que certo dia, em uma sexta-feira, começo de verão, moradores relataram ter encontrado uma menina vagando sozinha pela floresta, próximo a caverna, à procura de seus pais. Chorava muito a menina.

O rosto era o mesmo, as roupas, o vestido, os moradores estavam perplexos, como era possível uma coisa daquelas, era a jovem Alice, desaparecida há mais de vinte anos, estava ali, diante de seus olhos.

Alice retornou misteriosamente.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 23/10/2021
Código do texto: T7370063
Classificação de conteúdo: seguro