Boa vizinhança

Zara abriu a porta e deparou-se com a figura rechonchuda e sorridente da Sra. W., nossa vizinha do lado esquerdo. A Sra. W. segurava uma travessa coberta por um pano de prato impecavelmente limpo.

- Eu trouxe uma coisinha para você e o Jovanni jantarem - anunciou ela, estendendo a travessa na direção de Zara.

- Sra. W., como vou dizer isso... é muito gentil da sua parte, mas eu e Jovanni estamos de dieta, já havia lhe dito.

A Sra. W. balançou afirmativamente a cabeça, sem fazer qualquer menção de abaixar a travessa.

- Eu não acho que vocês estão acima do peso, muito pelo contrário, - arguiu com suavidade - mas justamente por isso fiz alguma coisa que vocês poderão comer sem qualquer culpa. É basicamente batata-doce e carne moída!

Zara suspirou, e correu a mão pelos cabelos longos e negros.

- Está bem, Sra. W., eu vou aceitar porque a senhora teve todo esse trabalho em preparar a refeição e trazer aqui, mas... por favor, não traga mais nada! Nós realmente não precisamos que nos prepare o jantar, gostamos de cozinhar!

- Pegue, por favor - insistiu a Sra. W., sem desarmar o sorriso.

Vencida, Zara pegou a travessa e desejou uma boa noite à vizinha.

Dentro do apartamento, Jovanni esperava pela mulher com ar apreensivo.

- Não devolveu? - Indagou, de braços cruzados.

- Deculpe, não deu - replicou ela, colocando a travessa sobre a mesa de jantar. - A Sra. W. é muito insistente, você ouviu a conversa.

Marido e mulher sentaram-se lado a lado na mesa, sem coragem de descobrir a travessa.

- Ela cozinha bem, tenho que admitir - disse finalmente Jovanni. - E parece que nos alimenta como uma espécie de hobby... como se fossemos os pets dela.

Zara fez uma careta.

- Pets... a que ponto chegamos.

Jovanni atreveu-se a puxar o pano de prato.

- Isso está com uma cara boa... e um cheiro melhor ainda - avaliou.

Zara encarou-o com desgosto.

- Precisamos parar com isso de uma vez por todas, Jovanni. Pets, você disse...

E cruzando as mãos sobre a mesa:

- Para mim, parece mais que ela está nos tratando como gado de engorda!

- [11-01-2021]