A CAMA SE MOVIMENTANDO NO MEU SONO

 

Acabei de almoçar na Pension San Martin na cidade de Lima. Como eu tinha o habito de dormir após o almoço fui para o meu quarto com o cuidado de trancá-lo por dentro e logo estava num sono profundo – A minha cama começou a se movimentar de formas devagar e isso melhorou o meu sono, mas  ela continuou com maior rapidez -  eu fiquei num estado de devaneio e senti que não era sonho – e fui totalmente acordado... e a cama continuou seu movimento e ele vinha não só da cama, mas sentia que era um tremor vindo de baixo dela – do solo, enfim toda a Pension estava tremendo e a região também.
 Comecei a pensar de que o Peru tinha regiões de vulcões e terremoto! Seria um terremoto? Sim! Acordei totalmente por um terremoto. Meu pensamento era as instruções que eu havia recebido. Mas pensei seria uma coisa difícil de acontecer e logo comigo! Não tinha levado muito a sério aquelas instruções – mas lembrei-me de que teria que ficar entre os marcos das portas pois ali seria um fator de menor risco e seria uma das  últimas partes a ruir se não houvesse chances de sair do local.  Mas o barulho desconhecido por mim até o momento era apavorante. Como o prédio só estava tremendo fui o mais rápido para a rua, onde todos já estavam, e nem todos eram dorminhocos - e o tremor continuo abaixo dos nossos pés , algumas pessoas gritando e outras de joelhos rezando... e realmente quando algum acontecimento da própria natureza e que não  sabemos como enfrentá-lo – só rezas seriam uma das saídas para dar conforto ou para amenizar a morte, porque no terremoto de 1970 no Perú que atingiu 7,8 graus, deixou mais de oitenta mil mortes, e feridos incalculáveis.  Os tremores paravam e em seguida  recomeçavam - segundo  a sismologia a terra depois de abalos sísmicos, começa a se ajustar e nosso pavor também.
 Na região de Ancash  no  Callejón de Hualas, foram as áreas mais atingidas. Teve cidades que morreram 50% da população e outra com destruição de mais de 90% . As áreas com topografia acidentada foram destruídas pelas inundações dos rios que ficavam na parte mais alta - numa cidade ficaram somente a parte alta  de  quatro coqueiros situados no centro da cidade. Era época da copa do mundo no México e muitos jogadores Peruanos voltaram pela morte de seus familiares... Foi uma das coisas mais horríveis que a natureza produziu para destruir uma parte do mundo, do seu próprio mundo! Porque?


 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 02/06/2017
Reeditado em 27/01/2022
Código do texto: T6016589
Classificação de conteúdo: seguro