O Presunto
No corredor do hospital público-,em lamentável estado de decadência administrativa:fruto do descaso da política voltada para a saúde da população-. o movimento era intenso.Pessoas se movimentavam em passadas largas e velozes.Uma mulher chorava,sem ter lágrimas no rosto,sem pudores,gritava palavrões,típicos daqueles proferidos pelos favelados imorais,sem educação familiar.Soluçava.Estava aos prantos. Não tentava conter o seu desequilíbrio emocional. Algumas pessoas a observavam,com olhares de censura,outras,de espanto-ou de curiosidade.O senhor vestido de branco,ostentando um ar de honestidade e purezas no seu ser estava ao lado de um homem maduro.Este o observava com interesse e o escutava com cuidados.No chão havia manchas de sangue,aos borbotões.havia chegado um bandido varado por tiros da polícia. A correria foi grande,com a presença da imprensa policial.Deixaram-no sangrando,desacordado numa maca, no corredor, por longo tempo. Quando ja não respirava surgiu um enfermeiro e conduziu a maca para outro recinto médico.Observou:- esse ja era.Não vai poder mais roubar
O senhor que tinha uma aparência de ser humano bondoso e atencioso com o próximo optemperou para o mais jovem-que parecia confuso:
-O processo de decomposição no corpo possuí estágios específicos.Na morte :
O coração estaciona.A pele enrijece fica de pálida. os músculos relaxam. A bexiga e intestino esvaziam. A temperatura corporal começa a cair 1 grau e meio (Fahrenheit) por hora - 30 minutos após a morte.
A pele fica roxa e ‘cerosa’.Os lábios e unhas da mão e do pé ficam com uma cor pálida“Piscinas de sangue” surgem na parte inferior do corpo.As mãos e os pés ficam azuis.Os olhos afundam no crânio
4 horas após a morte:
Rigidez cadavérica (*) começa a aparecer
O tom roxo da pele e piscinas de sangue continuam a aparecer
A rigidez continua a apertar os músculos do corpo por mais 24 horas.
horas após a morte:
Entra em plena rigidez cadavérica
horas após a morte fica na temperatura ambiente
Nos homens, o sêmen morre.A cabeço e o pescoço já possuem uma cor azul-esverdeada
O azul-esverdeado começa a se espalhar pelo resto do corpo
então já possui um forte cheiro de carne podre
3 dias após da morte:
Os gases presentes nos tecidos e formam vesículas na pele
A estrutura corporal começa a inchar grotescamente
Fluídos começam a vazar da boca, nariz, vagina e reto
* Rigidez Cadavérica, do latim Rigor Mortis, é um sinal reconhecível de morte causado pela mudança bioquímica nos músculos, causando um endurecimento dos músculos do cadáver, impossibilitando de mexê-los e manipulá-los. Esse endurecimento acontece horas após a morte e volta, espontaneamente, depois de dois dias. O tempo de início e duração depende da temperatura ambiente em que o cadáver está.
Outros dados curiosos sobre a decomposição humana:
Com a ação das bactérias e larvas, os órgãos acabam se desprendendo da estrutura corporal e se desmancham. Os órgãos que se decompões mais rápidos são: os pulmões, que possuem tecidos finos, os intestinos, por já possuírem bactérias que ajudam na digestão, e o pâncreas, onde enzimas agem na decomposição.
Um dos órgãos que mais demora para se decompor é o fígado, já que é um dos maiores órgãos do corpo humano.
As células cerebrais morrem dentro de 3 a 7 minutos após a morte. Dias depois, gases de decomposição invadem os órgãos e os tecidos do cérebro começam a se desmanchar, fazendo com que o cérebro se torne uma massa cinzenta até virar um líquido viscoso com cor de argila, que acaba escorrendo pelas narinas.Os olhos, além de afundarem, acabam se desidratando. A córnea cria uma espécie de “tela” viscosa esbranquiçada, parecida com um véu.Com a falta de oxigênio, o sangue começa a coagular depois de 8 a 12 horas após a morte e acabam ficando com uma consistência semelhante a de goiabada. Além disso, por conta da gravidade, o sangue acaba se concentrando na parte de baixo do corpo, como as costas, penas e pés, causando as “piscinas de sangue”.
Apesar da falta de irrigação sanguínea pelo corpo, o cabelo, pelos e unhas não percebem essa falta, o que faz com que eles continuem crescendo (0,5 cm) até a decomposição completar 24 horas.
Mas, quanto tempo leva para um corpo se decompor? Muitos fatores ajudam ou atrapalham na decomposição, como o ambiente, temperatura, presença de animais e etc.
Muitos assassinos em série se livram dos cadáveres jogando-os em florestas. Deixando o corpo exposto ao ar livre, acima dos 20º graus (Célsius), o tempo de decomposição dura de 2 a 6 semanas. A presença de insetos carniceiros e animais carnívoros ajuda a acelerar este processo. Os ossos desaparecem, completamente, depois de dois anos.Caso o cadáver seja enterrado, sua decomposição será mais lenta. Caso o corpo seja enterrado entre 60 cm e 1 m de profundidade, levará de 9 a 12 meses para se decompor. Os ossos sumirão depois de quatro anos. Agora, caso o corpo esteja protegido, seja em um caixão ou plástico, este tempo pode ser multiplicado por 6.
Onde o ambiente é de extremo calor, como em um deserto, o clima seco ajuda a mumificar o cadáver. A pele e os tendões são transformados em um tecido, parecido com um pergaminho, que protege os ossos do corpo enquanto os órgãos entram em putrefação. A falta de humidade e ação de moscas e insetos carniceiros fazem com que o processo seja mais lento, podendo chegar a milhares de anos.
-Ora,por que sabe tanto a respeito da decomposição de um cadáver,por acaso trabalha num necrotério,ou deve ser da polícia científica.
-O espírito,as vezes demora longo tempo para se desprender do corpo podre.Sente o mau cheiro e a decomposição. Não deve ser nada agradável.
-Ora,você não me conhece,fez a abordagem e me relata essas coisas-não sou estudante de medicina,não tenho simpatia pelo ramo.Não estou entendendo...
-Tento lhe dizer,que aconteça o que acontecer seja forte e aguarde a ajuda do Pai Maior.Não existe mal que dure para sempre,ou sofrimento que seja eterno.
-Não estou entendendo...
- Essas coisas são particulares dos espíritos que desencarnam com mil e um apego quando estacionam na matéria densa.Então,o processo é mais complicado quando despertam no Além...
Quando o falante lhe desviou do olhar por poucos segundo, aconteceu o inesperado ,este havia desaparecido.Por um impulso indefinido entrou na sala do necrotério,e ali deu de cara com o seu corpo inerte estendido numa plataforma destinada aos cadáveres.Tinha várias perfurações à bala.aficou chocado,assustado.Levou uma das mãos à cabeça.Lágrimas lhe molharam o rosto.Estava mais do que diante de um corpo fadado à putrefação.Era muito mais do que a razão pudesse lhe explicar.