Adeus a Hegestap

- A senhora Wassenaar não vai se despedir de mim? - Indagou Jant, parada nas escadarias que levavam à entrada de Hegestap.

Derre Huisman, que vinha logo atrás, a encarou com simpatia, as duas malas surradas da garota nas mãos; Jant não tinha lá muita bagagem.

- Desculpe, Jant; ela está muito decepcionada com você. Talvez... bom, talvez depois da criança nascer, ela queira voltar a te ver.

Jant fez um gesto de cabeça, ar desconsolado.

- Me sinto tão envergonhada, Derre...

O motorista ergueu os sobrolhos.

- Você vai ter muito tempo para pensar no que fez, Jant. Agora, vamos andando que ainda tenho que te levar ao médico, antes de te deixar na casa nova.

A garota terminou de descer as escadas, expressão resignada. O Tatra 603 preto estava estacionado logo em frente e Derre colocou a bagagem no chão, para abrir o porta-malas. Enquanto arrumava as malas, Sieu surgiu na porta, enxugando as mãos no avental.

- Senhorita!

Jant ergueu a cabeça para olhar para ela. Surpreendeu-se ao ver que a criada estava chorando.

- Sieu... - murmurou Jant consternada.

A criada desceu correndo as escadas e abraçou-a com força, sem dizer palavra, apenas soluçando. Derre fechou o porta-malas do Tatra e ficou encarando-as de braços cruzados. Finalmente, decidiu que já perdera tempo demais com as despedidas.

- Tudo bem, chega Sieu. A senhorita tem hora marcada no médico.

- Grata por tudo, senhorita - ainda teve tempo de dizer Sieu, antes de enxugar os olhos com o avental e separar-se de Jant.

- Mas eu não fiz nada, Sieu... - murmurou Jant, aturdida.

Sieu a encarou nos olhos, ao mesmo tempo em que pousava as mãos sobre a barriga dela.

- Grata, senhorita. Grata.

Em seguida, subiu correndo as escadas, sem olhar para trás.

Derre apenas observou a cena, balançando a cabeça negativamente, como que em desaprovação. Depois, abriu uma das portas traseiras do automóvel para que a jovem se acomodasse.

- Vamos, Jant. Ainda temos muito o que fazer hoje.

Jant suspirou e sentou-se no banco, mãos no colo.

- Acha que vão me deixar voltar aqui, para vê-la? - Perguntou a Derre, quando ele se sentou atrás do volante e girou a chave na ignição.

- O seu futuro tornou-se uma grande incógnita, Jant - respondeu ele, olhando-a pelo retrovisor. - Mas prevejo que será mais fácil você voltar aqui para uma visita, do que Sieu ir até a vila te visitar.

Engatou uma primeira e começou a dirigir o automóvel para a alameda de acesso à rodovia principal.

- Você sabe, os criados não podem deixar Hegestap - concluiu com ar soturno.