008 DETETIVE PARTICULAR
Um curso de investigador seria a oportunidade de transformar meu interesse e habilidades naturais em uma carreira profissional, mas eu sabia que exigia muita dedicação e foco. Aprender a seguir os passos de outros seria crucial, mesmo que isso significasse observar sem ser notado, misturar-se ao ambiente e evitar chamar atenção de maneira suspeita.
Meu primeiro passo foi pesquisar sobre os melhores investigadores e o que eles poderiam me ensinar. E encontrei num jornal um anúncio com foto: uma deusa, a mulher mais linda e inteligente do mundo investigativo. Seu nome já vem com enigma: Charlotte. Humm… uma delícia de pronúncia. Qual o significado desse nome? Nem precisei pesquisar, já sei o que significa só de olhar para ela: Charlotte, “mulher livre”. Teria que ser com ela meu curso intensivo, a melhor das detetives. Li depoimentos de ex-clientes e participei de fóruns online para entender melhor as experiências e conselhos daqueles que já haviam concluído o curso. Ops, já haviam sido clientes dela.
Segundo passo: Organizar uma rotina de estudos diários. Criei um espaço tranquilo em casa para focar nas leituras e práticas. Sabia que otimizar meu tempo e recursos seria importante para meu êxito. Comprei um caderno para minhas anotações. Organizei uma agenda que incluía os horários em que seguiria Charlotte, não, não seguiria, que colheria informações sobre ela. A musa dos meus casos, a deusa dos casos solucionados.
Terceiro passo: Material para o trabalho: um arsenal de ferramentas tecnológicas avançadas. Entre elas, óculos espiões com tecnologia de visão noturna para gravação e fotografia discreta, junto com celular, tablet e notebook equipados com aplicativos ultra secretos para anotações e organização. Também tenho um gravador de longo alcance, um relógio com compartimento secreto contendo um sonífero poderoso, e fones de ouvido com capacidade de escuta para locais públicos. Confesso que fui um pouco além, para aumentar meu conhecimento, devorei vários livros recomendados por ela (como descobri quais livros Charlotte leu?). Além disso, adaptei meu carro com GPS dedicado para esse tipo de trabalho, instalei câmeras de alta potência e rastreadores extremamente inteligentes, munidos de inteligência artificial.
Seguindo os passos da minha musa, percebi que a vida de investigador exige preparo físico e mental. Comecei a praticar atividade física regularmente para melhorar minha força e resistência, essenciais para situações de campo. Incorporei à minha rotina práticas de meditação, yoga e natação para fortalecer minha concentração.
Quarto passo: desenvolver habilidades específicas e fundamentais para o meu mais novo trabalho. Realizei práticas de observação e atividades que estimularam meu pensamento crítico e resolução de problemas. Fiz questão de aprimorar minha técnica de comunicação, pois sabia que seria extremamente necessário para quando fosse exigido que entrevistasse suspeitos ou testemunhas no decorrer de um trabalho investigativo.
Último passo: Me inscrevi num curso EAD de criminologia, psicologia forense de investigação. Esses cursos me forneceram uma base teórica que inclui uma compreensão profunda das leis e da ética profissional, um diferencial em minha formação como investigador.
Finalmente, mantive minha motivação em alta, lembrando que meu foco seria um encontro com Charlotte e tornar-me um investigador à altura dela. Agora, senti-me pronto para encarar meu medo de ser rejeitado por ela. Escrevi minha própria carta de recomendação para o meu alvo, detalhando meus sonhos e aspirações. Finalizei, colocando meu e-mail, esperando um retorno e enviei para o endereço que retirei do anúncio do jornal, esperando um retorno. Tenho que aprender com a melhor e adquirir experiência necessária para enfrentar meus próprios casos investigativos. O que não estava especificado na carta, eu estava seguindo os passos já de um alvo. E seguindo o manual do meu curso elaborei um roteiro:
Nome do alvo: Charlotte.
Rota: descobrir a rotina diária do alvo, observar horários que costuma sair de casa, lugares que frequenta e padrões de comportamento.
Horário: ( ainda a definir).
Equipamento: roupa discreta com cores neutras, hoje óculos espiões.
Acessórios: (escolher no momento da investigação o que melhor se adapta ao tipo de trabalho)
Técnicas de Seguimento: manter distância segura que permita observar sem ser notado, evitar movimentos bruscos ou suspeitos, misturar com o ambiente.
Código de ética: respeitar as leis e privacidade.
Cenário: seguir o alvo em atividades suspeitas (essa não seria suspeita, mas sim em ação).
Ponto de observação: (estudando o melhor local).
Seguimento: seguir Charlotte sempre em distância segura, uma dica importante, usar reflexo de vitrines e outros objetos para monitorar sem olhar diretamente.
Análise: depois da missão, revisar as gravações e anotações para identificar padrões de comportamentos.
*****
Finalmente recebi um e-mail com a resposta da minha musa.
De Charlotte:
Para Geraldo:
“Caro Sr. Geraldo, não tenho o hábito de passar minha técnica para ninguém, porém gostei de seu empenho para se tornar um investigador. Saiba que se trata de uma profissão que requer muito estudo e paciência. Os equipamentos são apenas instrumento de trabalho, eles nos ajudam, no entanto se não souber operá-los com eficiência, de nada adiantarão.
PS: quando o senhor resolver me seguir novamente, sugiro um ponto de observação mais discreto.
PS2: onde o senhor comprou esses óculos espiões?”
*****
De Geraldo.
Para Charlotte:
Senhorita Charlotte, tomei a iniciativa de lhe mandar um presente, visto que se interessa pelos meus óculos espiões que permitem gravar e tirar fotos sem ser notado. Parece que falhou no quesito: sem ser notado.
PS: gostei de ser notado.
*****
Mandei os óculos com um rastreador conectado a um GPS. Assim poderia saber todos os passos de Charlotte. O que me surpreendeu foi que ela descobriu meu plano e não sei como (sei sim), me mandou o GPS por um garoto, um motoboy, junto com um bilhete:
"Olá, detetive particular! Recebi seus óculos (GPS). Pelo visto, você tem olhos e ouvidos em todos os lugares. Como você descobriu meu plano, me avisa se tiver alguma vaga na sua agência de espionagem? Estou precisando melhorar minhas habilidades de disfarce."
Apaixonado, simplesmente irremediavelmente, loucamente apaixonado por essa ruiva.
Charlotte é uma homenagem a uma amiga, irmã de coração. A personagem é dela. Obrigada G.Beckhauser
Revisão e sugestões de Fabiana Nechelli