Responda, Skipper!

Havana, Flórida, é um lugar tão pequeno que, quando um cão foge de casa e não é encontrado em, digamos, algumas horas, pode-se presumir com razoável grau de acerto que ele já estará bem longe dos limites do município. Foi o que Tracey O'Neal ouviu de sua mãe, Edith, quando voltaram da escola dominical acompanhadas do pai e não encontraram Skipper, o beagle de Tracey, no quintal da casa onde moravam.

- Mas o Skipper não ia fugir assim, mamãe - disse a pequena desconsolada.

O pai apontou para uma tábua solta na cerca de madeira do quintal.

- Ele deve ter passado por aqui... talvez tenha visto um gato e corrido atrás - avaliou.

O pai sabia que se Skipper houvesse ido em direção à autoestrada que passava pelos limites do município, o risco de que houvesse sido atropelado era grande e real. Mas melhor não comentar isso com a filha. Afinal, ela e o cão eram muito ligados.

- Sabe o que vamos fazer? - Disse em tom animado, inclinando-se para Tracey. - Vamos fazer cartazes oferecendo uma bela recompensa para quem trouxer o Skipper de volta!

Ao menos por algum tempo manteria a mente da menina ocupada, imaginou.

- Uma bela recompensa? - A esposa o encarou, falando em voz baixa. - De quanto estamos falando?

Edward O'Neal não acreditava que o beagle seria encontrado. Portanto, respondeu sem titubear:

- Cinquenta dólares.

Por que havia uma possibilidade, ainda que remota, que alguém houvesse encontrado Skipper e o estivesse mantendo trancafiado, esperando, justamente, por uma boa oferta. Não adiantaria muito ir à polícia e dar parte, já que eles iriam querer provas de que o cão havia sido roubado. E ele não tinha nenhuma.

- Vamos pegar uma foto do Skipper, desenhar o cartaz e tirar fotocópias - determinou o pai. - Depois vamos colar pelos postes da cidade toda!

Não seria uma tarefa das mais árduas. Cidade pequena, sabem.

* * *

- Skipper!

O latido ecoou pelas trilhas próximas ao lago Cecil Butler.

- Quem é Skipper? - Latiu de volta um cão de caça previsivelmente chamado Elvis.

- É um beagle, sua dona é Tracey. Ela mora na cidade! - Informaram latidos.

- Skipper! - Latiram outros cães. - Skipper!

- Quem chama por Skipper? - Indagou Herman, um doberman.

- Vana! - Latiram muitos cães. - Vana! Vana!

As pessoas em Havana perceberam que algo estranho estava acontecendo. Todos os cães haviam começado a latir para o ar, de uma hora para outra. Era como se estivessem passando uma informação adiante com seus latidos. E estavam.

- Skipper! - Latiam. - Skipper!

- [25-10-2023]