IDADES SEM LIMITES

 

Em uma bela manhã ensolarada de junho de 2023, vesti minha indumentária de ciclista, certificando-me de que meu capacete estava firmemente ajustado. Aos 80 anos de idade, decidi embarcar em uma jornada de 15 quilômetros de pedalada, determinado a manter minha forma física e provar para mim mesmo e para o mundo que a idade não era um obstáculo para a prática de esportes. Eu nunca me considerei velho para tal atividade, mas admito que essa perspectiva começou a florescer quando completei 60 anos. No entanto, voltei a minha paixão pelo esporte aos 70 anos e desde então tenho me dedicado a ele com entusiasmo renovado.

Naquele dia em particular, enquanto me aventurava pelas estradas com minha bicicleta, deparei-me com uma cena intrigante. Uma pessoa pedalava à minha frente, mas, ao se deparar com uma suave subida, desceu de sua bicicleta e começou a empurrá-la. Intrigado, parei ao seu lado e perguntei-lhe por que ele havia escolhido empurrar a bicicleta em vez de pedalar na subida.

Ele olhou para mim com um sorriso cansado e respondeu: "Bem, eu até poderia subir pedalando, mas, devido à minha idade avançada, considero mais prudente empurrá-la." Surpreso com sua resposta, não pude deixar de compartilhar com ele minha própria idade. "Mas eu tenho 80 anos e vou pedalar nessa subida", eu disse, cheio de determinação.

Foi então que ele revelou: "Eu tenho 92 anos", disse ele com um brilho nos olhos. "Há pessoas que se tornam lendas ao praticarem esportes mesmo quando envelhecem, mas eu apenas sigo meu coração e desfruto da vida. Não sou uma lenda, mas, aos seus olhos, posso ser considerado uma. Afinal, estou aqui, vivendo a vida e pedalando nas estradas aos 92 anos."

Suas palavras ecoaram profundamente em mim. Naquele breve encontro, aprendi uma lição valiosa sobre a determinação, a paixão e a capacidade de superar as limitações impostas pela idade. Aquele ciclista anônimo, com seus 92 anos de experiência de vida, era um lembrete vivo de que, se nos dedicarmos a cuidar bem de nós mesmos, podemos desafiar as expectativas e abraçar a vida em sua plenitude, independentemente de quantos anos tenhamos.

E assim, montei novamente na minha bicicleta, com uma nova dose de energia e um brilho renovado nos olhos, pronto para enfrentar qualquer subida que a vida colocasse em meu caminho. Pois, como aprendi naquele encontro memorável, viver é mais do que se tornar uma lenda. Viver é aproveitar cada momento e fazer com que cada pedalada conte, independentemente da idade que tenhamos alcançado.

Neri Satter – junho de 2023 - CONTOS DO SCARAMOUCHE

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 17/06/2023
Reeditado em 17/06/2023
Código do texto: T7816002
Classificação de conteúdo: seguro