McCarthy não é para os fracos!

 

"Todos aqueles que se muda para McCarthy estão a fugir de alguma coisa." Do quê, afinal? "Toda a gente quer fugir de algo. McCarthy é um sítio diferente e atrai pessoas que são independentes. Estamos a fugir porque sentimos que não precisamos de mais ninguém. As pessoas querem livrar-se ou deixar para trás o que não gostam em si ou as coisas que se arrependem de ter feito. E neste lugar, que tem de ser autossuficiente, sabemos a diferença entre o que queremos e o que precisamos efetivamente", afirma Neil Darish, empresário norte americano que largou tudo em Boston e se mudou para McCarthy depois de socorrer um amigo de perder suas terras e viu ali uma oportunidade de negócios.

 

Um dos locais mais isolados e frios dos EUA, e certamente o mais inóspito na zona oeste do Alasca. Com um inverno rigoroso e rodeado de animais selvagens como lobos e ursos, conta com uma população de apenas 42 habitantes. É assim McCarthy, a pequena cidade que do fim do mundo.

O dia-a-dia e o trabalho árduo de quem lá decidem viver e também o dilema da sua pequena população: há quem queira que McCarthy continue isolada do resto do mundo e quem acredite que a cidade terá de se adaptar ao mundo moderno e ao resto da civilização se quiser sobreviver. McCarthy nasceu no início do século XX, na sequência da febre do ouro que atingiu toda a costa oeste dos EUA. A pequena cidade, outrora vibrante e considerada a Las Vegas do Alasca, foi entrando em decadência até se tornar quase um deserto.

Ramona Abib Smith, mais conhecida entre amigos e familiares como Mona, tinha um QI elevado, tanto que tinha três faculdades, Medicina Veterinária, Psicologia e Direito.

Natural da Califórnia, nascida em São Francisco, torcedora do Golden State Warriors, era simpática e de fácil convivência e apesar de uma vida boa, bons empregos e ate uma clinica particular que construiu com suas próprias economias. Desde pequena já era independente e sempre lutou para conseguir seus objetivos sem precisar muito de seus pais.

1611875.jpg

Alcatraz ilha SF.

 

São Francisco, no norte da Califórnia, é uma cidade com colinas situada na ponta de uma península cercada pelo Oceano Pacífico e pela Baía de São Francisco. Ela é conhecida pela névoa que dura o ano todo, pela emblemática Ponte Golden Gate, por seus bondinhos e por suas coloridas casas vitorianas. O Transamérica Pyramid no Distrito Financeiro é o arranha-céu mais conhecido da cidade. Na baía, encontra-se a Ilha de Alcatraz, onde ficava a famosa antiga prisão.

1611876.jpg

Transamérica Pyramid

Depois de muitas decepções amorosas, onde enfrentou uma depressão muito forte, se recuperou fazendo tratamentos que ela mesma desenvolveu. Percebendo que quando estava sozinha ela conseguia afugentar seus medos e refugiou se para uma cabana de pesca de seu avo. Fazia yoga e tai chi chuan e a meditação seria sua cura.

Passaram se sete meses isolada, mas acompanhada sempre pelos pais que estavam sempre atentos na sua libertação. Finalmente criou coragem e retornou para a casa dos pais e aos poucos retornaria a sua vida cotidiana.

Mona ainda não estava totalmente feliz, algo ainda a perturbava e uma decisão que ela tomaria, ia mudar sua vida e da família para sempre.

Ramona uma jovem com seus 30 anos apesar de bonita, inteligente e independente financeiramente não teve muita sorte no amor, no seu entendimento, esse seu lado independente causasse certo medo nos homens.

Ramona estava deitada no seu quarto ainda meio sonolenta, afinal era final de semana e pretendia dormir ate tarde na sua casa onde também ficava seu escritório e clinica.

Seu telefone tocou exatamente às sete horas da manha daquele domingo, sem seus pais saberem, ela havia anunciado a venda da sua propriedade, uma corretora estava ao telefone dizendo que havia alguém interessado e queria visitar o local.

Ramona sem demora respondeu que sim, que em duas horas poderiam ir visitar, assim daria tempo dela tomar banho, se trocar e dar uma arrumada no local depois que tomar seu café.

DEPOIS DE DUAS SEMANAS, Ramona vendeu sua propriedade, contou a seus pais e para seu irmão que estava servindo as forças especiais dos E.U. A que ia pegar ferias e fazer alguns cursos de autodefesa pessoal e fazer aulas de tiro. Parecia que ela já estava com novos projetos na cabeça.

Na semana treinava muay tai e boxe além de fazer trilhas e final de semana praticava tiro que era uma coisa que já vinha no sangue de família militar.

 

Conversando com seu irmão por telefone, disse que tinha desejo de saber pilotar um pequeno avião ele acabou indicando uma amiga que tinha uma pequena empresa de aviação comercial que poderia lhe ajudar.

Ramona treinou um ano e quatro meses artes marciais e tiro, agora estava livre para se dedicar a pilotagem de avião monomotor. Totalmente focada ela completou seu curso em seis meses.

Em uma breve reunião com seus pais e irmão que ainda estava a serviço do País, disse que faria uma viagem pelo mundo e que daria noticia dos locais que viajaria. Seus pais não gostaram muita da ideia, mas a filha já era maior e tinha uma boa cabeça, só pediram para tomar cuidado e não confiar nas pessoas desconhecidas.

Ramona havia planejado estrategicamente sua viagem, não só a viagem, mas também toda sua mudança de vida radicalmente, com suas aulas de muay tai e boxe desenvolveu massa muscular e agilidade, aprendeu atirar com precisão e por ultimo ser uma boa piloto de aeronave de porte pequeno, se sentiu-se pronta para a aventura inóspita da sua vida.

Viajou ate Fayrbanks AK, enviou fotos para seus pais e para o irmão que já estava na casa de seus pais em São Francisco.

 

Em Fayrbanks procurou uma corretora local e começou procurar uma cabana afastada, mas que tivesse algum comercio  de certa forma fácil dela fazer algumas compras de necessidade.

Depois de varias buscas ela conheceu McCarthy totalmente fora dos seus planos iniciais, mas se apaixonou pelo lugar, em McCarthy só era possível chegar através de avião. Um senhor chamado Phil Coleman, estava vendendo sua cabana depois de morar por quase trinta anos no local, mas que por problemas de saúde precisava retornar para a cidade onde estava sua família.

1611877.jpg

Ramona acabou comprando a cabana e aos poucos foi deixando com seu ar feminino e limpo.

Pois a cabana estava bem ruim, mas pelo valor, ela poderia dar uma boa reformada. Depois de dois meses ela se mudou definitivamente para McCarthy. Longe de tudo, de todos ate mais um pouco do que ela imaginava.

Em McCarthy as pessoas eram muito unidas, pois uns sempre dependiam dos outros. O velho Phil antes de viajar para a cidade reuniu todos os moradores e apresentou Ramona para cada um, houve aquelas curiosidades das pessoas e uma sabatina foi inevitável, principalmente o motivo de uma moça bonita, bem de vida formada estaria fazendo naquele fim de mundo. Ramona depois de responder a quase todas as perguntas, disse que estaria ali para se autoconhecer. Descobrir seus limites e se seria capaz de morar sozinha e com tantos desafios, mas que contava com a ajuda de todos. Ali começava a nova jornada de Ramona, embora todos duvidaram que ela conseguiria passar muito tempo naquele lugar.

 

Ramona já não tinha mais celular só se comunicava com a família através de um radio amador, mas não dava o local onde estava morando, apenas dizia que encontrou um lugar e que logo ela diria para eles onde que era.

Em McCarthy não se usava muito dinheiro, era mais troca de favores, dinheiro usava quando ia a cidade, para comprar itens de higiene pessoal, remédio, compra de supermercado. Na cabana assim como na cidade com poucos moradores não havia eletricidade nem agua encanada, ela tinha o luxo da agua quente, porque Phil havia instalado uma caldeira e mantinha quente a agua na banheira e nas torneiras. Quase todas as tarefas eram feitas durante o dia.

As noites eram geladas e sombrias, o barulho dos ursos e lobos a assustava, mas ela se sentia segura com seu rifle que não saia do seu lado e uma pistola ponto 40 embaixo do travesseiro.

Toda a população de McCarthy se somava 42 pessoas incluindo ela, muitos ja com uma idade acima dos 50 anos e muito poucos abaixo dos 30. Antoine era um dos mais jovens, filho de Charlotte e Alexsander, nasceu no Canada, mas se mudou com os pais para McCarthy quando tinha quatro anos de idade, hoje está com seus 32 anos. Formou-se em mecânica de maquinas pesadas, trabalho um tempo em outras cidades e retornou para McCarthy para ajudar os pais e os irmãos adolescentes. Sua família tinha uma boa casa e uma pequena fazenda onde se mantinha com criação de pequenos animais e aves, além de terem sua própria estufa onde plantava a maioria dos alimentos.

 

Ramona ainda se mantinha com enlatados que trouxe da cidade, mas que logo iria precisar encontrar uma forma de caçar a sua própria comida. Antoine pegou sua moto neve e saiu para caçar, o destino era próximo da cabana de Ramona, então ele parou na cabana de Ramona e perguntou se ela não queria sair para acompanhar ele na caçada.

Um Alce alimentaria a família de Antoine por seis meses ainda dava p dividir com Ramona. Com suas motos neves seguiram para as montanhas onde sempre os Alces apareciam. No primeiro dia não tiveram sorte e passaram a noite acampados. Ao amanhecer seguiram em caminhada para outro local, depois de duas horas andando, encontraram um local promissor, camuflados na mata, era só aguardar um aparecer.

Finalmente apareceu macho enorme, Antoine deixou que Ramona atirasse com seu rifle, explicou que local era pra ela acertar o tiro, o animal não sofreria. Um tiro certeiro atrás da pata dianteira.

Ramona respirou fundo mirou e acertou um belo tiro. Agora a parte mais difícil, cortar o alce, tirar as vísceras e levar quase 300 quilos ate a moto neve onde tinha um trenó preso para levar a carne ate suas cabanas.

1611878.jpg 1611879.jpg

(fotos internet)

Era uma bela manhã e um longo caminho até o retorno pra cabana.

No rancho de Ramona havia um local já instalado e reservado para desossar que Phil usava. Antoine explicou a Ramona as facas que usava para cada tipo de corte e a ensinou a cortar e tirar a pele do animal e esfolar o couro, uma técnica que requer tempo e paciência.

1611899.jpg

esfolando

Ramona ficou impressionada com a destreza de Antoine , sempre educado e respeitoso, em todo tempo que ficaram juntos em nenhum momento ele tentou flertar.

Depois da carne limpa e separada por partes, Antoine separou uma boa parte para Ramona, o suficiente para ela se sustentar por pelo menos uns quatro a cinco meses, o restante que ainda era muito, Antoine levaria para sua casa. Antoine se despediu com um leve abraço em Ramona e disse que ela era muito corajosa de morar naquele lugar sozinho, que era muito difícil para qualquer homem, ainda mais para uma mulher que veio da cidade grande. Mas Ramona ja estava acostumada com desafios, esse seria mais um na sua vida. Antoine avisou que no final de semana, pessoal se encontrava no bar de Joel, no centrinho da Cidade, se ela estivesse afim, era só aparecer, para jogar conversa fora, se distrair um pouco, jogar umas cartas, porque naquele lugar não tinha muito que fazer, a não ser trabalhar duro e ir às caças e cortar lenha.

 

A cidade só era movimentada nas altas temporadas que são abertas para turistas. ha quem goste desse movimento, mas os moradores mais antigos preferem manter a paz, mas temos que entender que quem investiu com hotéis e restaurantes, precisa lucrarem para manter seu negocio, mas que toda família acaba lucrando com os turistas, seja trabalhando como guias turísticos, ou alugando suas cabanas em locais específicos fora do centro, como para pesca e caça, além de artesanatos locais e comidas caseiras servidas em seus chalés.

Ramona não imaginava que a vida remota seria tão difícil, mas ela não estava a fim de entregar os pontos, durona como sempre foi, levantava cedo para cortar lenha para abastecer tanto a caldeira como a lareira e fogão, morar longe do centro de McCarthy tinha suas vantagens e desvantagens.

Estava longe das pessoas, mas estava longe da rede elétrica e o que ela mais sentia falta era do sinal de celular, mas esse controle fazia parte da sua cura por completo. Embora as coisas não fossem fáceis ela estava determinada a prosseguir com seus planos. Sua cabana estava abastecida suficiente por pelo menos seis meses. Mas algo estava a deixando inquieta e preocupada.

 

Pesadelos do passado e barulhos a noite não a deixava ter um sono tranquilo. Embora sua família não soubesse, Ramona teve um namorado abusador, que além de machucá-la fisicamente, também fazia varias ameaças se ela quisesse terminar o namoro, por isso ela planejou tudo cuidadosamente se contar nada a ninguém, nem mesmo para a família. E nas noites ela sonhava com ele querendo invadir a cabana e ouvia barulhos estranhos, isso deixava apavorada, mentalmente e fisicamente a ponto de ela querer reforçar a sua segurança mesmo sabendo ser impossível alguém descobrir onde ela estaria. No final de semana planejou uma viagem até uma cidade próxima, Anchorage ficava a 307 milhas quase sete horas de viagem por terra, mas de avião, era uns 40 minutos, ou menos se o tempo estivesse bom.

Ela ia ver um pequeno avião que uma pessoa estaria vendendo.

1611880.jpgmapa região McCarthy

 

Caso ela comprasse o monomotor, ela seria a segunda pessoa de McCarthy a possuir um. Ela pediu para o piloto local a levar até Anchorage e a ajudaria ela a inspecionar a aeronave, assim ela teria certeza de que estaria fazendo uma boa compra. Jason Ulrach, o piloto concordou em ir com ela, para a comunidade era importante alguém saber pilotar e ter outro avião, pois isso ajudaria as pessoas locais com alguma necessidade no inverno e caso precisasse socorrer para algum hospital e fazer compras de remédios na cidade.

Durante a viagem para Anchorage, Jason contou uma historia de uma família que sofreu atrocidades pelo patriarca Papa Pilgrim´s. (Uma historia real que pode ser encontrada na internet).

1611901.jpg

Família Hale. Ao centro Papa Pilgrin´s

Ramona ficou simplesmente chocada com essa historia, e Jason disse que ainda não parava por ai, que ainda tinha outra historia bizarra que aconteceu na cidade, que foi tanto o quanto chocante. O que deixou Ramona assustada, mas Jason resolveu de imediato acalma-la dizendo que as pessoas que moravam na cidade hoje, são boas pessoas apesar de cada um trazer seus segredos e pecados de outros lugares.

 

Ramona pilotou seu próprio monomotor no retorno para McCarthy.

Chegando a Anchorage, o dono do avião já aguardava Jason e Ramona juntamente com um mecânico para sanar as duvidas de Ramona quanto as condições do motor e carenagem do avião, Jason entendia muito da aeronave que dispensava o mecânico. Jason ficou impressionado pela aparência e condições do avião, estava em ótimas condições e bem cuidado. A alegria e euforia no rosto de Ramona eram evidentes, mas Jason que conhecia o dono do avião acabou negociando o valor para Ramona, que acabou economizando alguns dólares. Tudo ok, Ramona foi com o dono fazer a transferência de propriedade e fazer o pagamento no centro de Anchorage.

Tudo acertado, Jason, Ramona e Peter, proprietário do avião almoçaram e depois de se despedirem, Ramona aproveitou para fazer umas compras na cidade, como algumas caixas de sucrilhos, chocolates, itens de higiene pessoal, remédios, uma, umas garrafas de vinho e um uísque de presente para Jason, como agradecimento, passaram em uma lojinha de antiguidades e comprou um souvenir, uma casinha de boneca antiga e retornaram para McCarthy, com Ramona já pilotando seu pequeno avião, acompanhada de perto por Jason que aproveitou para trazer combustível para deixar como reserva de emergência.

Jason ofereceu seu Hangar para Ramona guardar seu brinquedinho, já que a pista de pouso era como se fosse o quintal de Jason.

 

Já em terra firme, Jason parabenizou Ramona pelo belo pouso, Ramona era só euforia como uma criança com brinquedo novo. Colocou as compras na sua motoneve e foi para sua cabana que ficava ha umas duas horas de viagem, nada era fácil em McCarthy.

McCarthy estava com um impasse entre os moradores, enquanto um empresário que juntou economias para investir na infraestrutura de McCarthy com a intenção de por McCarthy novamente no mapa turístico, mas para isso era necessário fazer mudanças como trazer energia e telefonia, além de transformar casas em hotéis, bares e restaurantes. A maioria torcia o nariz para essas mudanças, pois eles estavam naquele lugar exatamente para fugir do caos das cidades grandes. Embora alguns entendessem que com as mudanças também ia gerir melhorias para eles próprios, inclusive como fonte de trabalho, os mais jovens eram adeptos a essa mudança, já os mais antigos queriam continuar com sua vida isolada, longe de poluição, barulhos e de pessoas.

1611882.jpg

 

Lien Sullivan batia de frente com os moradores, criou algumas inimizades, mas ao mesmo tempo era solidário com todos que de alguma forma sempre recorriam a ele quando precisavam.

Lien gastou alguns milhares de dólares para a instalação de uma antena em um dos picos mais altos de McCarthy, mas que valor investido teve e tem retorno ate hoje, já que ele era o único que vendia chips e planos de uma operadora que se prontificou a financiar os custos e usava pontos estratégicos para divulgar sua marca, embora o sinal só fosse possível no centro de McCarthy e alcançava alguns lugares da cidade, quem tinha suas cabanas isoladas, não tinha esse privilegio, e quando precisavam usar o telefone par ligar para outras cidades tinha que ir até um ponto onde pegasse o sinal, isso também se aplicava a energia elétrica, que Lien gastou uma boa fortuna com uma empresa para fazer as instalações com geradores de energia solar.

Ramona foi apresentada a ele quando se mudou p cidade, mas nem imaginava quem ele era, só sabia que ele era o dono do famoso Ma Jhonson´s hotel e o Golden Saloon.

1611881.jpg

Centro McCarthy

Já no seu conforto de sua cabana, Ramona guardou as compras cantarolando cry baby da Janis Joplin, - Oh!

Baby, cry baby, cry baby

Honey, welcome back home

I know she told you

Honey, I know she told you that she loved you

Much more than I did.

Tanta era sua felicidade que estava disposta a ir até Kennicott onde era mais alto e sinal de celular era bom, para falar com seus pais sobre tudo, que até então ela não tinha contado nada, nem sequer mesmo onde estava morando e com certeza sua família estava preocupada.

Mas já era tarde e a neve começava a cair mais forte, então ela relaxou, colocou lenha na lareira, tomou seu banho, comeu uma barra de chocolate e deitou-se para ler um livro de Brené Brown intitulado A coragem para Liderar. Ate cair profundamente no sono.

 

Antoine, assim como todos da ainda pacata cidade sabiam da aquisição de Ramona. Ele pegou seu jeep wrangler e foi ate a casa de Ramona pela manhã para lhe dar os parabéns e levar bolinhos bacalhau que sua mãe havia feito.

Ramona já estava de pé quando ouviu o barulho do motor se aproximando, foi até a porta e viu Antoine chegando com um saquinho de papel na mão.

- uau! Exclamou Ramona. – o que acontece aparecer a essas horas criatura de Deus?

- hahaha, riu Antoine. Vim te dar os parabéns pela aquisição do seu novo brinquedo, minha mãe mandou uns bolinhos que ela fez.

- opa. Então não vamos perder tempo, eu como o bolinho e você vai comer algo que tenho certeza que deve fazer tempo que não come.

- sucrilhos! Oh my gosh, comida dos Deuses, mas acredito que você não conheça tipo de bolinho que minha mãe fez.

Ramona curiosa pegou o bolinho como se fosse uma detetive, girou na mão, olhou, cheirou e não descobriu do que era,

- vamos, de uma mordida e diga o que achou – disse Antoine.

Ramona pegou o bolinho ainda quente e crocante deu uma pequena mordida, enquanto Antoine a observava.

- bommm muito bom, bolinho com peixe? Não é? – nunca comi nada parecido, como se chama esse bolinho?

- é um petisco de origem portuguesa, que minha mãe aprendeu com minha avó, o nome é bolinho de bacalhau, uma iguaria muito comum em alguns países do mediterrâneo, Espanha, França e Itália.

- muito bom, irei guardar uns para mais tarde, vou aproveitar que você está aqui e vou pegar uma carona com você ate a cidade, preciso falar com minha família e se possível com o Lien, o prefeito hahahaha.

- nem fale isso em publico kkk. – tem muitos que são contra as mudanças que fez e vem fazendo na cidade, mas aqui pra nós, mesmo eles sendo contra, acabam usando dessas melhorias, mas o que você quer falar com Lien Sullivan? Desculpe a curiosidade – perguntou Antoine.

- quero conhece-lo melhor, saber quais as suas ideias e conversar sobre umas coisas que pretendo fazer na minha propriedade que talvez ele possa me ajudar.

Era uma manha fria, muito fria. O termômetro marcava -12°. a neve estava alta, seu snowmobile sempre estava equipado com as correntes nos pneus e o motor coberto com manta térmica para facilitar quando for dar partida.

Chegando ao centro de McCarthy, Ramona foi procurar Lien, porem um funcionário informou que ele havia ido até a Mina Kennicott, mas já deveria estar retornando porque ele só ia se encontrar com um eletricista.

Mina de Kennicott, que é patrimônio mundial da UNESCO.

Enquanto isso, Ramona aproveitou para andar pelo centro e conversar com alguns moradores que estavam por ali por perto enquanto Antoine retornou para seu Rancho.

Passou alguns minutos Lien chegou com sua moto neve, todo encapuzado e com sua touca inseparável. Mona se despediu de um morador e foi ao encontro de Lien.

- bom dia senhor lien, teria um minuto, por favor?

- bom dia, claro, vamos ao the Golden saloon e tomar um café quente.

Sentaram numa mesa de canto e ela tirou algumas duvidas com ele, até para conhecer melhor e entender cada lado que s pessoas tinham em relação a ele. Também disse a ele que teria algumas ideias, mas como ela ainda era muito nova na cidade, se isso poderia dar problemas para ela assim como ele teve. Mas ele foi direto e sem rodeios.

- Olha Ramona, aqui fui hostilizado, sofri ameaças, rejeição da maioria das pessoas, mas eu estava focado nos meus propósitos e nas minhas ideias, guardei uma grana por dez anos para investir aqui, sai de Boston, larguei meu emprego, perdi minha família por que não tinha tempo de retornar a minha cidade e eles não quiseram vir pra cá, com toda razão...

...- Larguei tudo por um sonho e não era qualquer coisa que iria me fazer desistir, então se você tem uma ideia que vai ser boa pra você e para a comunidade mesmo que eles não aceitem, vão acabar aceitando e usufruindo dos benefícios, e sim, eu apoio e preciso de alguém que compartilhe minhas ideias, afinal vai ser bom pra cidade, pros turistas e principalmente para todos aqueles que são contra, que acabam precisando das melhorias, mas dão uma de resistente só pra manter a aparência de durão. Vá em frente garota, vou ver a possibilidade sobre o seu pedido, assim que tiver uma posição, eu lhe falo e parabéns pelo avião, será muito útil pra você e vai ajudar muita gente.

 

Ramona agradeceu Lien pela promessa, aproveito e ligou para seu pai e através de um vídeo chamada contou para todos da sua decisão de morar e ter uma vida isolada, sua mãe ficou chocada da aventura e aliviada de ver a filha feliz e bem, já seu irmão adorou a ideia e disse que não ia se livrar dele, que logo mais ele aparecerá por lá pra ver se não tinha homem na jogada.

Eles riram um bocado e Ramona se despediu dizendo que tinha algumas coisas para resolver e daria noticias em três dias.

McCarthy fica no distrito de Valdez-Cordova, AK. Ramona morava na divisa com Chitina um local privilegiado no sentido de Fairbanks e ao contrario de Anchorage. Chitina tinha um dos melhores lugares para se observar a aurora bureau, um ponto turístico muito procurado por turistas dispostos a passar frio.

. Vista da aurora bureau em Chitina.

Muitas ideias se passavam na cabeça de Ramona, antes de por suas ideias em pratica, precisava riscar da sua lista de prioridades as coisas que ela já havia conseguido e outras que dependia do senhor Lien Sullivan.

A lista:

1: eletricidade

2: agua potável fácil

3: avião

4: sinal celular e internet

5: conhecer a infraestrutura e locais turísticos da região

6: viabilidade para percorrer essas regiões

7: criar pagina na internet.

8: aumentar espaço na cabana

Outras prioridades menores

Agora era hora de correr atrás dos seus propósitos e já tinha calculado um teto de gastos para não correr o risco de ficar sem reservas e não terminar algumas tarefas. Mas estava segura de seus planos.

Depois de alguns meses, Lien Sullivan se encontrou com Ramona e falou sobre as instalações de energia.

- As comunidades do Alasca se uniram para construir seu futuro energético. De um total de 56 vilarejos, todos à exceção de um são acessíveis somente por barco ou avião e utilizam os serviços da organização sem fins lucrativos. Cooperativa Elétrica de Vilarejos do Alasca (Avec). Lançada em 1968, a Avec presta serviços às seguintes comunidades: atabascana, aleuta, inupiat, yupik, yupik siberiana e caucasiana. Cada vilarejo que integra a Avec elege um delegado para a reunião anual da cooperativa...

...Embora a falta de linhas de transmissão tenha obrigado a fazer uso de geradores movidos à diesel, a Avec trabalha arduamente para aumentar o uso de recursos renováveis. Trinta e quatro turbinas eólicas agora servem 14 comunidades que integram a Avec.

- O Alasca está explorando novas alternativas energéticas através de um fundo de tecnologia emergente* cujo objetivo é desenvolver tecnologias mais limpas e mais eficientes. Dentre seus projetos atuais se encontram: esforços para aproveitar a força dos rios e para armazenar melhor a energia para uso futuro.

- resumindo, conversando com o responsável da área, ele disse que se conseguirmos mais famílias que tenham interesse em ter o beneficio , será possível em dois meses essas pessoas já terem energia limpa em suas terras, sabemos que embora seja uma medida essencial até para sobrevivência alguns moradores mais antigos não são a favor dessas mudanças. Então vou conversar com alguns moradores e você também faz com os que moram mais próximo a você. Talvez por você com seu charme e beleza consiga desdobrar essas pessoas. Riu LIEN.

- certo, mas como funciona essa energia eólica? Só para explicar para alguém que perguntar.

- A energia eólica é gerada da força dos ventos, que movimentam os aero geradores. A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada da força dos ventos. A estrutura em que ocorre a conversão da energia cinética em eletricidade é chamada de aero gerador ou turbina eólica. Para compreender quantas residências podem ser abastecidas com uma turbina eólica, é necessário analisar o tamanho da turbina e os componentes que ela possui. Por isso, o número de residências abastecidas por uma única turbina pode variar de 100 a 800 residências. – vai ter um custo para os moradores, mas imagine no retorno que eles terão, com gastos em diesel, e o mais importante, a qualidade de vida, usar uma torneira com agua quente, tomar banho de chuveiro, carregar as baterias dos automóveis e moto neves, ouvir um radio, tevê, enfim, são vários benefícios, mas ainda vai ter alguém que não queira nada disso. Explicou Lien Sullivan.

 

- ah e o pessoal da rede de telefonia, disseram que se instalar a energia eles começam a investir em uma torre de recepção e distribuição de sinal e uma rede de internet comunitária, que seria custo muito baixo em parceria com distrito da região, no caso Valdez-Cordova. – concluiu Lien Sullivan.

Após três meses, a empresa de energia fez as instalações, mas antes houve uma batalha para a aprovação. Depois de uma votação apertada, a maioria aprovou a instalação de rede elétrica e telefonia. Uma grande mudança para McCarthy. Essa regalia só tinha no centro de McCarthy, agora na época de temporada os turistas terão mais conforto, como alugar um chalé mais afastado com sinal de celular, mas sem energia elétrica, porque os cabos de distribuição eram limitados até certo ponto. Uma grande mudança e apesar daqueles que eram contra, agora também poderiam desfrutar das mudanças. Principalmente para as crianças e mulheres, nada como banho de chuveiro quente e torneiras aquecidas, celular e internet era tabu ainda para alguns.

 

Ramona comemorou muito, já agradeceu pessoalmente a Lien, ligou para família informando as novidades.

Item da lista riscado agora era partir pra outras metas, era a hora de resolver a agua potável direto para a casa. Ramona contratou um empreiteiro da cidade, ele explicou como deveria ser feita as tubulações: Os encanamentos que conduzem a água são enterrados abaixo desta profundidade, impedindo assim o congelamento na linha de distribuição. A entrada residencial da água deve acontecer no interior da casa, isto é, os canos sobem da profundidade de não congelamento sem passar pelo ar livre, então vamos fazer uma baguncinha dentro de casa, mas nada tão serio.

O conceito da profundidade de congelamento e sua determinação são mais utilizados em países com temperaturas muito baixas e afetam algumas áreas da Engenharia Civil. Os tubos de distribuição de água são instalados abaixo da profundidade de congelamento para evitar esse problema, porém em alguns casos onde não é possível fazer a instalação em tais profundidades outra solução adotada é o aquecimento dos tubos e/ou isolamento térmico dos mesmos. Porém são soluções mais caras, já que contam com um custo adicional, por isso são utilizadas apenas em casos onde não há a possibilidade de se realizar escavações mais profundas, seja por conflito com serviços públicos ou leito rochoso mais raso.

 

Além do problema em tubulações, o congelamento da água pode afetar outros elementos da Engenharia Civil, como as fundações. Isso está relacionado com outro fenômeno causado pelo congelamento da água o frost heave (elevação de congelamento). O frost heave é a elevação do solo causada pela expansão da água presente no mesmo durante o congelamento. Tal elevação poderia danificar a estrutura das edificações, para evitar esse problema as fundações são construídas abaixo dessa profundida.

1611883.pngfrost heave

O prazo para instalação seria de duas semanas, mas os canos e o isolamento térmico e demais peças teria que buscar noutra cidade próxima. Então Ramona foi com o empreiteiro Morgan até Fairbanks de avião, lá compraram todos os materiais necessários, além de torneiras e chuveiros novos e lâmpadas de led e lâmpadas com sensor de presença, assim nas noites quando algum urso ou outro animal se aproximar a lâmpada acende e talvez os afugente.

A viagem foi rápida e as compras também porque Morgan já conhecia as lojas que vendia os materiais. Já de retorno a McCarthy, material descarregado, no dia seguinte Morgan e seus ajudantes já começariam os trabalhos.

Duas semanas passaram se rapidamente, toda instalação feita, testada e aprovada dentro das normas locais, agora era só aproveitar as mudanças e riscar mais um item da lista de tarefas.

A lista:

1: eletricidade

2: agua potável aquecida.

3: avião

4: sinal celular e internet

5: conhecer a infraestrutura e locais turísticos da região

6: viabilidade para percorrer essas regiões

7: criar pagina na internet.

8: aumentar espaço na cabana

 

Ramona gostou tanto dos serviços de Morgan e sua equipe, que pediu para ele fazer um orçamento para ampliar a cabana, Morgan conhecia um madeireiro local que poderia fornecer os troncos e madeiras mais baratos, além de ser perto e mais acessível. Ramona disse para ele falar com a pessoa da madeireira e fazer os orçamentos dos materiais e mão de obra, em vez de ampliar a cabana, Morgan sugeriu a Ramona construir outra separada já que seu terreno era muito grande e poderia até alugar para temporada, Ramona pensou por um instante e concordou com Morgan.

- não é que o senhor está certo? Estava querendo ampliar para caso meus pais vierem eles terem um quarto so para eles e um pro meu irmão, mas posso usar a cabana separa para as temporadas, grande ideia senhor Morgan.

Já que havia os encanamentos prontos era só puxar um ramal, assim como as instalações elétricas e telefonia, cada dia ficava mais fácil de trabalhar.

- Sua cabana será umas das mais modernas da cidade até o senhor Lien vai ficar com inveja, riu Morgan.

Morgan era muito profissional, e no dia seguinte já estava em frente a cabana de Ramona para falar sobre o projeto e os custos. Ramona iria gastar entre material e mão de obra, sessenta mil U$.

Ramona ficou pensativa, disse que ia pensar porque era muito dinheiro e precisava ver como estava suas contas, pois já havia gastado muito e não podia ficar sem reservas para algumas eventualidades. Pediu um tempo para pensar. Morgan disse que tudo bem, que estaria a disposição quando ela tiver resolvido.

No dia seguinte ligou para seu Irmão Jaques e contou seus planos. Ele disse que iria fazer umas ligações e retornaria para ela mais tarde.

No final da tarde, Jaques retornou a ligação, disse pra irmã reservar uns lugares para ele e mais quatro amigos ex-combatentes para duas semanas, eles entrariam com ajuda na mão de obra e acompanharia o empreiteiro, assim ela economizaria uma grana e tempo, seria um passatempo para os rapazes que pretendem depois que terminar o trabalho, ir pescar salmão rei.

Ramona conversou com Morgan sobre sua proposta dele entrar com sua experiência e seu irmão e amigos entrarem com a mão de obra, Morgan achou justo, só exigiu que um de seus ajudantes também fosse contratado, porque ele era conhecedor de construir cabanas, no final Morgan diminuiu o valor do orçamento para quarenta mil U$ já com o material, Ramona concordou e marcou para semana seguinte quando o irmão chegaria a Anchorage e ela os buscaria com seu avião monomotor.

 

Ramona esperou ansiosa em sua cabana para a semana passar logo, os dias estavam muito frios e nevando bastante, o céu cinzento a deixava nervosa. Acostumada com o verão da Califórnia, o frio e a neve ainda era um grande obstáculo para ela superar, mas estava determinada.

Com os dias se aproximando, Ramona tratou de preparar o lugar para o irmão ficar com seus amigos e também reservar comida o bastante para o batalhão, estocou a dispensa com legumes, frutas e bastante arroz, ainda tinha uma considerável parte do Alce, mas ainda se preocupou em pegar alguns salmões, como era fora de temporada, com o inverno rigoroso, Lien estava com os quartos do Hotel praticamente vazios e fez um bom desconto para Ramona, com café da manha incluso.

 

Tudo pronto e resolvido era só esperar a semana passar, enquanto isso, Morgan já preparou o local do terreno para construir a cabana e trazer o material necessário, como os canos, areia, cimento para preparar as sapatas de concreto para suporte das colunas de sustentação da cabana, a preparação de escavação do solo para os canos com isolamentos térmicos. A madeira e troncos seria para vir por ultimo para não pegar umidade.

Segunda feira de manhã telefone de Ramona tocou, era Jaques avisando que em uma hora estaria em Anchorage com o pessoal. Ela logo se levanta, toma seu banho quente, toda apressada, preparou seu café, sentou-se à mesa e respirou fundo tentando se acalmar. Vestiu seu jaleco de pele com capuz, ligou sua moto neve e dirigiu se para o hangar de seu amigo Jason.

Já sobrevoando McCarthy com seu avião no céu cinzento, mas sem neve caindo, era um momento de liberdade que não tinha preço, finalmente já avistou Anchorage e se preparou para o pouso.

Em terra firme ela aguardou a chegada dos rapazes dentro do avião, porque lado de fora estava muito, mas muito frio mesmo. Uma SUV se aproximou próximo ao aeroporto Ted Stevens Anchorage International Airport.

Jaques ligou para Ramona que os já os vê pela janela do monomotor, ela desceu e correu ao encontro do irmão, um abraço longo e apertado, seus olhos se encheram de lagrimas, Jaques apresentou cada um dos amigos, e disse que tinha mais um que é surpresa, Ramona ficou intrigada querendo saber e imaginou se seria seu pai, mas não, Jaques foi até o carro abriu a porta e um cachorro saiu correndo abanando o rabo, Jaques trouxe o cachorro da família, YUKI era um Golden Retrivier que Ramona quando o tinha visto pela ultima vez ainda era um filhote.

 

- você e maluco Jaques, como trás o coitado para um lugar frio desse.

- ah, falei com veterinário, ele disse que a raça suporta bem o frio, que não tem problemas, pode ter certeza que ele vai adorar correr por ai. Respondeu Jaques.

Depois de três dias de viagem de carro, os rapazes estavam cansados e aproveitaram para ir até o centro de Anchorage, conhecer alguns pontos turísticos, comer alguma coisa até seguir viagem para McCarthy, Jaques mais dois amigos e o cachorro iriam de avião com Ramona, enquanto outros dois que descansaram na viagem entre Califórnia e Anchorage irão de carro até McCarthy.

 

 

McCarthy fica a pouco mais de 300 milhas na estrada de Anchorage. Dirigir até McCarthy não é fácil, pois os últimos 60 quilômetros são em uma estrada de cascalho em uma área remota sem serviço de celular ou serviços de qualquer tipo. Se você está pensando em dirigir pela estrada McCarthy. Na verdade, você não pode dirigir até McCarthy, no final da estrada você estaciona e então precisará atravessar uma passarela para chegar à cidade de McCarthy e Kennicott.

Como Ramona chegara antes em McCarthy, ela ou seu irmão irão buscar os rapazes do outro lado da passarela, depois acharão um jeito de atravessar o carro, ou ficará do outro lado mesmo. Já que não terá nenhum perigo em deixar as coisas lá

.1611884.jpg

Ponte para atravessar para McCarthy.

Já em McCarthy Ramona deixou o avião no hangar, apresentou o irmão e os rapazes para Jason, como Ramona veio para o hangar de moto neve, Jason se ofereceu para levar os rapazes e o cachorro até Centro de McCarthy enquanto Ramona retornou com sua moto neve. Chegando ao centro de McCarthy, Ramona agradeceu Jason pela ajuda e leva os rapazes até o Hotel onde eles iriam ficar hospedados. Foram apresentados para Lien o dono do Hotel e restaurante local. Ramona explicou a Lien do carro deles que chegaria a algumas horas que ficaria do outro lado da ponte, Lien disse para não se preocuparem, que ele ia pedir para seus ajudantes dar um jeito de atravessar o carro até à tarde.

Todos apresentados, conheceram seus quartos, agora ficariam aguardando a chegada dos outros rapazes que estavam vindos pela perigosa estrada de McCarthy.

Yuki correu solto brincando com a neve, parecia uma criança fazendo novas descobertas. Depois de mais de dois dias de estrada, os rapazes foram tomar banho e aguardar a chegada dos outros dois que estavam na estrada.

 

Após algumas horas os rapazes ligaram para Jaques, avisando que chegaram e não tinha como atravessar, Jaques avisou que estava indo busca-los. Lien pegou seu carro e levou alguns funcionários dele, enquanto Lien trazia os rapazes para o Hotel, seus funcionários ficaram encarregados de atravessar o carro por uma ponte móvel, já que em McCarthy era proibido transitar com carros a não ser quando é alto temporada que os guias turísticos usam os veículos para levar as pessoas aos pontos turísticos a a outras cidades próximas.

Com a chegada dos dois amigos no hotel, a equipe estava completa para uma jornada de trabalho e de lazer ao mesmo tempo, já que tudo era novidade para eles.

No dia seguinte o carro já estava em frente ao hotel, os rapazes tomaram um café reforçado,

Ovos mexidos, Ovos mexidos com bacon, Omelete na salsicha, Bagel com gergelim e sementes de papoula;

Cereais (aveia); Wafers- com mel ou doce de leite; Panqueca americana;

French toast com manteiga e mel; Torradas; Pasta de amendoim; Sucos de laranja, uva…

Um café preto bem forte; Algumas frutas, mas poucas opções. Mas afinal quem quer fruto com tanta coisa deliciosa.

 

Pegaram o carro e se encontraram com Ramona num trecho da estrada, de lá seguiram para o local onde seria construída a nova cabana. Já no local, foram apresentados para Morgan e seu parceiro, uma boa parte já estava adiantada, como a terraplanagem, as colunas de concreto e as escavações por onde os canos de agua passariam, a água vinha de uma mina que ficava ainda dentro das terras de Ramona, numa parte elevada do terreno. A agua da mina passa pela tubulação apropriada com isolamento térmico numa profundidade onde a terra não congela, a agua chega à cisterna aterrada abaixo do solo de lá segue os encanamentos para dentro da cabana, sem que os canos entrem em contato com o ar, para evitar congelamento, já dentro da cabana os canos são especiais para distribuir internamente para as torneiras e chuveiro.

1611885.png

Sapatas para erguer a base do piso e estrutura da cabana.

Terça feira fria, mas sem neve e nem chuva, estava perfeito para o trabalho, foram separados em duas equipes, uma equipe ficou encarregada de fazer os encanamentos, acompanhado por Morgan. Já a outra equipe era responsável para terminarem de encher os pilares da base de concreto, Ramona só observava junto de Yuki, que ficava correndo de um lado para outro e se sacudindo, estava sempre de prontidão caso faltasse algum material ou ferramenta, também preparou café e algumas torradas caso os rapazes sentissem fome, mas quem estava mais interessado na comida era Yuki. Concentrados no trabalho, ninguém ligou para café, acostumados a trabalharem em equipe, os rapazes faziam o trabalho duro ficar fácil. Os pilares já estavam cheios de concreto, os canos já estavam distribuídos, devidamente encaixados e protegidos, já com as valas onde passava os canos cobertos, agora era aguardar o concreto secar. As horas se passaram depressa e pausaram para almoçarem. Ramona caprichou no almoço, ela sabia que os rapazes eram bons de boca. Na mesa tinha ensopado de alce com legumes, Salmão grelhado, arroz, salada de alface e tomate, pão caseiro e suco de laranja, alguns abriram algumas cervejas que trouxeram na viagem, Morgan e seu parceiro também se juntou a mesa ficou pequena. então cada um arranjou um cantinho para comer. Yuki comia sua ração acompanhada de alguns pedaços de salmão.

 

Por enquanto o serviço era isso, esperar o concreto secar por pelo menos dois dias, enquanto isso, Morgan pediu p madeireira entregar os troncos e as e as vigas laminadas. Depois de descansarem do almoço, os rapazes aguardavam a chegada do caminhão para descarregar as madeiras.

Yuki resolveu ficar dentro da cabana dormindo no tapete preparado para ele. Finalmente o caminhão chegou com ajuda de um pequeno guindaste as toras, tabuas e vigas foram descarregadas, no dia seguinte, Morgan iria montar a base do piso para depois as paredes serem montadas.

Já estava escuro e Morgan disse que era hora de parar; que no dia seguinte iriam montar a base e algumas paredes. Jaques pediu para ver a planta da cabana pra ter uma ideia de como ia ficar. Levou para o hotel e fez uma reunião com os amigos e conversou com eles sobre uma ideia que teve e o que eles achavam.

Bryan, seu melhor amigo respondeu: - a ideia sem duvida é muito boa, mas tem algumas coisas ai que precisa ser avaliado, o tempo que vamos ficar aqui, porque acredito que nem todos que vieram poderão ficar mais que as duas semanas, outra parte é se Ramona queria economizar, ela não tem grana pra fazer essa mudança, outra coisa é que os troncos encomendados, se a madeireira aceitará troca dos troncos por tabuas e vigas. Os outros rapazes tiveram uma opinião parecida com a do Bryan.

 

James e McNamara disseram que teriam que retornar no tempo combinado, pois tinha negócios para resolver na Califórnia, enquanto Josh e Bryan disseram que ficariam mais umas duas semanas, desde que não tivesse despesas.

Então Jaques enviou uma foto da planta atual para um amigo que era arquiteto para ver se era possível usar o esquema já executado da planta baixa para uma planta nova com parte superior. Que se ele poderia responder até o dia seguinte pela manhã, antes deles começarem a erguer as paredes. Enquanto no Alasca as pessoas já estavam praticamente dormindo, em Vegas ainda era cedo para acabar a noite, Jeremy o arquiteto, respondeu na sequencia, porque estava numa mesa de um pub ao lado de amigos de equipe que incluía alguns engenheiros.

- cara, você parece que adivinha quando me pede alguma coisa, estou agora com uns amigos aqui da empresa, e já respondo se é possível ou não, eu acredito que pelas medidas não vai ter problemas porque pelas medidas da fundação, aguenta tranquilo, mas acho que vai precisar aumentar a planta de chão mais uns três metros de comprimento, dois para os fundos e um na frente para deixar o projeto mais arquitetônico.

Já era tarde e Jaques não viu sua mensagem, no dia seguinte tinha três ligações perdidas, mas o celular estava em modo silencioso.

Logo cedo, Jaques viu as mensagens e ligações de Jeremy, retornou a ligação, mas não foi atendido. Depois de vinte minutos Jeremy retornou a ligação.

 

- dez horas da noite já estava dormindo? Há-há-ha, então Jaques, nunca fizemos um ajuste de projeto tão rápido, mas é só porque você e meu amigo segue o projeto aí, mostra pro seu engenheiro e se ele tiver alguma duvida você vai falando comigo, mas se ele for bom, vai entender de boa e vai executar exatamente como está na planta, quando você retornar vai pagar umas cervejas pra turma.

- aqui dorme cedo e acorda cedo também, deve estar uns oito graus aqui, vou mostrar primeiro para o mestre de obras, se ele disser que dá pra fazer aí vou ver o que faço se não der Ramona nem vai saber, agradeça a todos aí, claro que pago até porque vou beber também, valeu cara, você é foda.

 

Jaques levou as informações até os rapazes, depois do café chegam no local das obras e se encontram com Morgan, Jaques chamou ele de lado e em um canto explicou pra eles sobre as mudanças que queria fazer, Morgan chamou seu parceiro e depois de alguns minutos de conversa, disse que era possível, que como ele é cliente da madeireira, disse que não haverá problemas em trocar os troncos por tabuas e vigas, já que vai ter uma diferença a pagar, Morgan também disse que seu orçamento também mudaria, Jaques disse que a diferença ele pagará e que conversará com a irmã sobre as mudanças e acreditava que ela ia gostar.

Enquanto Jaques foi até a cabana de Ramona, Morgan foi até a madeireira com seu parceiro para negociar as mudanças, levou o projeto para cortarem as medidas das madeiras e vigas.

 

Jaques chegou à cabana de Ramona e YUKI já o recepcionaou na porta pulando nas suas pernas segurando uma meia, Jaques fez uns carinhos nele e chamou Ramona pra conversar. Depois de Jaques explicar sua idéia de mudar o projeto simples de inicio para um mais elaborado. Ramona ficou em silencio sem saber o que falar, disse que ele era louco, que não tinha como ela arcar com os custos, Jaques fez uma proposta de quando a agora casa e não mais cabana, ele queria participação nos alugueis futuros, mas Ramona não aceitou, disse que não daria certo, sua contra proposta era que se ele quisesse o pagaria assim que tivesse um retorno e que a casa estaria à disposição dele todo tempo fora da alta temporada. Jaques riu e abraçou Ramona dizendo que tudo bem, que aceitava a proposta. Com a obra parada, Morgan retornou da madeireira e disse que tudo resolvido, repassou a diferença do orçamento para Jaques, a madeireira pediu três dias para cortar as madeiras e vigas, enquanto isso, irão fazer as alterações na estrutura da base, aumentar o alicerce e as sapatas de concreto mais dois metros nos fundos e um metro na entrada, todos com a mão na massa as coisas andava em ritmo mais acelerado, com as fundações prontas, as sapatas e pilares já estavam preenchidas com concreto antes do almoço, agora como as madeiras só chegariam a dois dias e meio, além de esperar o concreto secar o suficiente, os rapazes tinham esse tempo para descansar e usar esse tempo pra fazer algumas aventuras.

1611886.jpg1611887.jpg

velho projeto.           Projeto novo.

Com dois dias e meio de folga, os rapazes resolveram que iam pescar, Ramona disse que levariam eles até Chitina onde tinha um bom lugar para pescar e teria poucas pessoas, pois não era epoca de férias.

1611890.jpg1611888.jpg1611889.jpgfotos internet

YUKI QUERIA MESMO ERA BRINCAR NA NEVE.

Retornaram para McCarthy após bela pescaria e de ter conhecido uma parte diferente da cidade, no dia seguinte foram até Kennicott, Foi um centro mineiro de cobre, tendo sido declarada Marco Histórico Nacional em 1986. Lugar visitado por muitos turistas quando chegam a McCarthy, Lien tem uma fascinação pelo lugar, ainda tem a ideia de instalar teleféricos para levar turistas a[te dentro da mina.

A lista era pequena, mas levaria tempo para conhecer todos os lugares.

McCarthy River Tours & Outfitters, Wrangell Mountain Air ( esse Ramona disse que faria com eles, era até bom porque ela já ia treinando para eventuais passeios com turistas), St. Elias Alpine Guides, Copper Oar Rafting, Wrangell Mountain.

 

Ramona perguntou se poderia chamar um amigo local, se ele poderia ser o guia, já que ele é morador nativo, os rapazes se entreolharam dando uma risadinha para Jaques.

- conta essa historia direito Mana, só amigo mesmo? Sei não hein,

- como vocês homens só pensam em bobagens, quer dizer que só porque sou mulher, não posso ter amigos homens? Ele é uma boa pessoa, sem maldades, diferentes de vocês.

- pode chamar ele, mas vamos ficar de olho kkkk.

Ramona ligou para Antoine, ele atendeu e disse que estava cortando lenha, Ramona explicou para ele a situação, se ele poderia levar eles nos pontos da cidade, ele disse que tudo bem, em duas horas ele estaria em frente sua cabana.

 

Depois de quase duas horas, Antoine apareceu com seu Jeep em frente à cabana de Ramona, ela e os rapazes estavam esperando por ele, Ramona o chama e os apresenta ao irmão e aos rapazes. Antoine pergunta o que eles queriam realmente fazer, se era só conhecer ou queria fazer alguma aventura, trilhas esquiar, fazer um tour pelo rio McCarthy, disseram que era uma boa dar umas esquiadas e um pouco de cada coisa, mas o tempo era curto, então Antoine já ligou o carro e disse que estava pronto, vamos esquiar primeiro depois vamos andar numas trilhas e se quiserem fazer um tour pelo rio aí e mais p final, também dava para ter uma boa visão da cidade pelo ar, mas ai era com Ramona. Antoine era uma pessoa simples e humilde, e aos poucos foi se enturmando, uma parte foi no carro de Jaques, os outros foram com Antoine.

 

Após realizarem todas as aventuras, conheceram a mina, esquiaram, fizeram trilha só não quiseram fazer canoagem no rio, yuki estava imundo, molhado por ter rolado na neve e fedendo.

Já no final de tarde resolveram ir para o centrinho de McCarthy, onde ficava o hotel. Resolveram tomar umas cervejas no Saloon e jogar algumas partidas de bilhar, Antoine disse que ia retornar pra sua casa, mas os rapazes insistiram pra ele ficar mais um pouco, Ramona também disse que ele tinha que ficar porque ele tinha que a levar pra casa, então meio sem jeito ele acabou ficando, mas não quis beber, apenas comeu alguns salgados com refrigerante, Jaques e seus amigos zuaram Antoine por não beber com eles, Ramona disse para deixarem ele quieto, era melhor ele não beber mesmo porque ele ia dirigir, e a estrada não é lá essas coisas.

Após algumas horas, Ramona percebeu que Antoine estava impaciente, então avisou pros rapazes que era hora dela ir também, que ainda tinha que dar um banho no YuKi, então Antoine a levou para sua cabana com Yuki, Ramona o agradeceu pela gentileza e Antoine retornou pra sua casa.

No dia seguinte a Loja da madeireira avisou para Morgan que o material já estava pronto e que iam entregar já pela manhã. Quando os rapazes chegaram à obra, Morgan e seu parceiro já estavam com a mão na massa, alinharam as vigas laterais e as transversais para começar a construir o piso da cabana, que agora seria um belo chalé de dois andares.

1611891.jpg

Base para erguer piso, para depois subir as paredes.

O dia foi quase todo para essa parte, pois o piso teria que estar tudo no esquadro e no nível para poder erguer as paredes. No dia seguinte as paredes já começaram a ser erguidas, e a casa começava a pegar forma aos poucos, mas ainda tinha muito trabalho.

1611894.jpg

Aqui as paredes são erguidas e agora era instalar as vigas laminadas ao redor das paredes para sustentar andar de cima. Lindas vigas aparentes atravessavam toda a casa dando apoio para construir o piso superior.

Antes de partir para o mezanino ou andar superior, Morgan aproveitou que Ramona estava presente e com sua experiência nas cabanas e chalés no Alasca, ele faria uma alteração no tipo de telhado, do chalé. Ele indicou construir com telhado suíço, porque quando for época de temperaturas muito baixas e a neve for denso, o telhado suíço ajuda pare que a neve não fique parada no telhado, após ela conversar com o irmão sobre isso, ele disse que quem sabe das coisas é o Morgan que conhece bem a região, eles eram forasteiros e não tinham experiência com essas coisas, então Ramona disse para Morgan fazer o que fosse melhor, mas para deixar o chalé bonito. Morgan disse para ela não se preocupar que no fim ela iria gostar.

 

Os dias estavam se passando e os dois rapazes que voltariam para Califórnia só tinham mais dois dias, então eles aceleraram o mais rápido possível para aproveitar a ajuda deles e faltavam poucas semanas para a época do inverno pesado chegar. As paredes da parte debaixo prontas, o andar de cima já começava pegar forma, as vigas laminadas já foram erguidas nas paredes. As tabuas do mezanino já foram instaladas, agora era erguer as paredes laterais do andar superior para depois subir com guindaste as vigas centrais e laterais para finalizar o telhado.

Enfim, chegou dia dos dois amigos retornarem para Califórnia, James e McNamara se despediram de Jaques Josh e Bryan. Ramona os agradeceu pela ajuda e que seriam bem vindos quando quisesse aparecer, os dois vão retornar de avião, Ramona os levou até Anchorage, de lá eles pegariam um voo direto para Califórnia, enquanto isso Morgan e seu parceiro que pouco conversava; o construtor Raul, levavam as tabuas que serviriam como piso do andar de cima.

 

Yuki quando não estava brincando, ficava na varanda da cabana de Ramona observando de longe. Jaques , Bryan e Josh ajudavam subir as tabuas também, enquanto isso, Morgan pregava as tabuas nas vigas e o piso aos poucos ia se formando, Raul foi para a serraria montada dentro do chalé para evitar que se molhasse com a neve, ali ele cortava a madeira nas medias para construir a escada que levaria pra andar superior, tudo pronto, o piso já foi instalado agora era erguer as paredes e o telhado para depois finalizar a parte externa, janelas e portas já foram encomendadas, assim que o telhado fosse feito eles instalariam as portas e janelas de vidro e as tubulações da chaminé para saída de fumaça da lareira. O dia foi proveitoso agora era descansar e começar novamente pela manhã, Ramona já tinha retornado de Anchorage quando levou os rapazes no seu avião monomotor.

No dia seguinte, as paredes foram montadas e instaladas. O mais difícil foi a grande viga que atravessou o Chalé de fora a fora para instalação do telhado suíço.

O telhado já começa a ter forma, em uma semana serviço foi bem adianta mesmo sem os dois rapazes, o chalé já era uma verdade, Ramona ficou tão animada que começou pensar nos projetos para os moveis e começou a pesquisar na internet.

Depois de 10 semanas o chalé estava pronto, agora o acabamento interno como moveis e decoração era por conta de Ramona. Projeto concluído no prazo, Morgan entregou as chaves para Ramona, que o agradeceu muito e a Raul também, que estava muito feliz pela obra.

1611895.jpg

Telhado suíço.

Com a construção do chalé concluída, Ramona se mudaria para o novo chalé que construído e decorado ao seu gosto, e a cabana antiga serviria para locação e para quando a família quisesse aparecer, o inverno chegou a poucos dias do chalé ficar finalizado, Jaques e Bryan foram até o Hangar de Jason, eles pediram se ele poderia ir buscar seus pais em Anchorage, que eles queriam fazer uma surpresa para Ramona, Jason, sempre solicito concordou em busca-los pela manha.

 

No dia seguinte cedinho, Jaques e Bryan foram com Jason buscar os pais de Jaques enquanto Josh ficou arrumabndo a cabana ao lado de YUKI. Na volta para McCarthy o tempo não estava bom e Jason teve problemas para pousar, deu algumas voltas para o avião se estabilizar e descer em segurança. Depois do susto, todos estavam em terra firme.

Jaques levou os pais senhor e senhora Smith até o chalé de Ramona. Ao chegarem, YUKI arranhava a porta da cabana para sair sentindo o cheiro dos seus donos. Ramona já no seu chalé não escutava nada porque deveria estar deitada ainda. Até que ela ouve de longe os latidos de YUKI, e quando se levanta e vai até a porta vestida com seu roupão, ela fica paralisada na porta olhando para os pais, as lagrimas são inevitáveis de ambos os lados, se abraçam, se beijam e YUKI pulando no meio deles. Bryane tirava algumas fotos e filmava aquele momento único.

O chalé ainda precisava terminar algumas decorações e moveis, mas estava bom para quem morava sozinha, agora com os pais ali, ela ficou se perguntando onde eles iriam dormir. Antes de ela perguntar, Jaques disse que ele e o rapazes ficariam no hotel e seus pais poderiam ficar na cabana. Já era uma solução rápida para aquele momento. Ramona rapidamente se trocou e foi pra cozinha fazer um café enquanto Jaques mostrou o lugar para os pais, contou lhes tudo o que aconteceu nesse tempo todo, desde a chegada dele com os amigos, as aventuras, a construção do chalé, enquanto isso Bryan mesmo sendo intimo da família se sentiu meio perdido e foi dar uma volta com YUKI na floresta, Josh ficou no hotel descansando, depois de uns vinte minutos ouviu Jaques o chamar para tomar café pelo telefone.

 

Seus pais ficaram por três dias e Jaques e os rapazes resolveram partir antes, porque eles iriam voltar de carro até a Califórnia e seria longo e exaustantes dias e ainda levariam YUKI com eles, então teriam varias paradas para YUKI sair para fazer suas necessidades. A temperatura naquela manha batia 22° negativos, motor do carro precisava ser aquecido com uma tomada para poder ligar o carro, isso era comum no Alasca, tudo revisado, pneus, combustível, comida, agua, ração do YUKI, com o rio congelado, o carro atravessaria tranquilo para o outro lado equipado com correntes nos pneus para não deslizar no gelo.

Jaques Josh e Bryan se despediram dos pais de Jaques e de Ramona e pegam a estrada para a longa viagem de retorno para a cidade grande.

Os pais de Ramona ficaram por mais alguns dias e Ramona convidou Antoine para conhecê-los. Antoine sempre reservado conheceu a família Smith, conversaram um pouco sobre sua vida no Alasca e principalmente em McCarthy, resumiu sua vida da mesma forma que contou a Ramona, os pais canadenses que vieram para McCarthy a vinte e oito anos atrás, eles viram muitas coisas acontecerem em McCarthy apesar da cidade isolada e pouco povoada, já foi noticia algumas vezes nos jornais e na televisão americano.

 

Como o massacre de 1983 e as historia de Papa Pilgrim, um juiz sentenciou um pai de família que se isolou na selva e por fim em McCarthy para viver, ele alegou, de acordo com os ensinamentos bíblicos, a 14 anos de prisão. Sua esposa e filhos testemunharam contra ele, já em 1983 um forasteiro se mudou para fugir da cidade grande para McCarthy depois de falir financeiramente e da separação da esposa, em um dia depois de ficar jogando com um amigo, simplesmente por ser contra um oleoduto que seria instalado no Alasca ele achava que seu plano de se isolar estaria em risco e começou um plano de assassinar os moradores de McCarthy, antes de ser preso ele fez seis vitimas então sua família assim como os mais antigos apesar de serem hospitaleiros, hoje não veem com bons olhos aqueles que se aproximam de suas terras, mas isso já faz quarenta anos, de lá para cá único que ainda faz alguma confusão é o Lien com suas ideias de trazer modernidade pra cidade é odiado por alguns que não aceitam suas ideias, mas aos poucos ele vai os convencendo que as melhorias são para todos.

 

Enquanto Antoine conversava com os pais e Ramona, ela diz para ele convidar seus pais para almoçar com eles, e trazer seus irmãos também. Ainda era cedo então Antoine ligou para seus pais avisando do convite da Ramona, para eles se arrumarem que ele iria os pegar em algumas horas.

O Senhor Jean Smith o perguntou se ele jovem não teria vontade de viver na cidade grande, Antoine disse que sim, mas seus pais já estavam numa idade que não podiam fazer tudo sozinhos e apesar de ter feito faculdade e trabalhado em outras cidades maiores, mas todas no Alasca, ele dava uma ajuda para os pais e para os irmãos irem p escola até se formarem.

Os dois irmãos já eram adolescentes e faltava pouco para irem para a faculdade e ficariam longe da família por alguns anos até se formarem, até lá ele queria deixar a fazenda deles autossustentável para os pais não dependerem de outras pessoas ou dos filhos para se alimentar, na verdade a fazenda já estava bem avançada nesse sentido, tinha sua estufa para plantação de verduras e legumes, tinham algumas vacas, que ajudava como leite, queijo, manteiga, um boi que ajudava para cruzar com as vacas e vender os bezerros, criação de aves e algumas cabras e quando alguém de outra cidade precisava dele pra fazer algum reparo em equipamentos pesados ele era chamado e já era uma ajuda para os estudos dos irmãos.

Sua mãe ligou e avisou que seu pai iria com carro dele, que não precisava ele ir busca- los.

Depois de um tempo eles chagaram ao chalé de ramona. Ela já estava à porta os aguardando e os convidou para entrar. Ramona se apresentou e deu boas vindas e os apresentou a seus pais, ainda faltavam algumas peças de decoração e de mobília no chalé, mas Ramona já havia preparado alguns assentos e uma mesa improvisada. A senhora Charlotte e o senhor Alexander, pais de Antoine, ficaram observando o chalé e as janelas grandes de vidro que dava para ver as montanhas cobertas de gelo, elogiaram o trabalho feito com as madeiras e vigas e o próprio formato do chalé que era bem diferente dos que eles conheciam. Ramona agradeceu, disse que foi um amigo do irmão que projetou, mas a ideia do telhado foi do senhor Morgan, um empreiteiro que mora na divisa com Chitina.

Os irmãos de Antoine; Emily e Henry não vieram porque foram para Anchorage com amigos da escola. Enquanto Ramona estava na cozinha, Antoine foi ajuda-la e deixar os velhos conversando. Antoine tratou de arrumar a mesa colocando os pratos e talheres, Ramona finalizava os filés de salmão assado no forno com legumes, vagem, batatas, couve flor e brócolis e alguns tomates cereja, o arroz branco já estava na mesa acompanhada com salada de alface americana e mimosa, uma tigela de purê, batatas sauté e couve flor e brócolis cozidas no vapor e queijo branco uma garrafa de vinho Rose e algumas taças. Ramona vai até a mesa e coloca a travessa com o salmão esfumaçando e distribuindo o cheiro do tempero por todo espaço do chalé.

– pronto pessoal, demorou um pouquinho, mas já está tudo pronto, podem se sentarem e se servirem. – disse Ramona;

- uau! Parece uma mesa como aquelas para foto em revista, com certeza está deliciosa. – disse dona charlote com a aprovação do senhor Alexander.

- olha a ultima vez que sentei em uma mesa tão chique foi quando fomos ao Seven Hills. – disse o pai de Ramona. Confirmando com a cabeça a senhora dona Phoebe, mãe de Ramona.

Ramona era só sorriso com os elogios. – Bom, eu posso dizer que definitivamente essa é a mesa mais bonita que já vi, até porque ainda não tive oportunidade de conhecer restaurantes finos hahahaha, comentou Antoine.

1611896.jpg1611898.jpg

 

Após o almoço, descansaram ao aconchego da lareira, enquanto os homens se ofereceram para lavar a louça, as três mulheres ficaram conversando e a conversa claro, era saberem da vida delas que eram tão distintas, Charlotte uma canadense que mora há muito tempo em McCarthy considerado o fim do mundo por alguns, e de dona Phoebe que sempre morou em São Francisco e Ramona que largou o conforto da cidade grande para McCarthy.

Dona Phoebe disse para Charlotte que Antoine contou sobre algumas coisas curiosas que acontecerem em McCarthy como o caso de Papa Pilgrin. Dona Charlotte deu a seguinte resposta:

- McCarthy não é para os fracos, realmente não é para qualquer um, já vimos alguns que tentaram a vida por aqui, mas não duraram muito, aqueles que vêm ou vieram para McCarthy, é para fugir dos seus demônios de onde moravam, uns vem fugindo de falência financeira, outros de problemas com a justiça, uns problemas familiares, mas todos chegam fugindo de alguma coisa, ninguém se muda para McCarthy porque aqui e um bom lugar para viver, mas já que estamos aqui, tempos que nos adequar ao lugar e respeitar o espaço de cada um e não fazer perguntas sobre a vida deles até termos essa intimidade permitida.

 

Em março de 1983 um cara que veio p McCarthy depois de se separar da esposa e se dar mal financeiramente, apesar dele ser muito inteligente, era aficionado por tecnologia e ciências quando chegou ao Alasca pensou que encontraria paz e sossego, mas encontrou mais gente do que ele imaginava e descobriu um oleoduto que cruzava todo território e isso levaria mudanças drásticas no meio ambiente e começou um plano para destruir o oleoduto, então ele não era uma pessoa sociável, estava sempre sozinho e planejando alguma coisa contra o oleoduto, então ele começaria assassinando todos da cidade que eram no total na época de 22 pessoas, que se encontrariam nem um local onde o avião dos correios chegaria para trazer correspondências entre outras coisas e até retornariam no avião para outra cidade, ele matou um casal de aposentados depois os donos da cabana onde as pessoas se encontravam para receber o avião, resumidamente ele assassinou seis pessoas, só não foi mais, por conta de um piloto local que encontrou um sobrevivente que lhe contou o que estava acontecendo e enquanto ele o levava para um hospital mais próximo, pelo radio ele avisou o avião dos correios para não irem para McCarthy e para avisar a policia, Hastings o assassino tentou enganar a policia, mas foi desmascarado e foi preso. Essa historia saiu em vários canais de noticia da época e pode encontrar facilmente no google, depois disso todo forasteiro e recebido com desconfiança, mas até hoje não houve mais nenhum episodio parecido, concluiu dona Charlotte.

 

- my gosh, disse dona Phoebe com rosto de espanto.

- agora fiquei com medo de ficar aqui sozinha, já pensou se um maníaco aparecer? Nem quero pensar nisso se não nem consigo dormir, ainda bem que hoje já temos como se comunicar um com os outros. – comentou Ramona.

- sim, apesar de algumas pessoas serem ainda contra as mudanças tecnologias, não podem dizer que essa ferramenta de comunicação pode salvar vidas, até mesmo daqueles que vivem em áreas muito afastadas do centro onde não tem nenhum vizinho para gritar por socorro ou precisar de ajuda caso sofra algum acidente como cair de sua moto neve ou ser atacado por algum urso, completou dona Charlotte.

Os homens terminaram de lavar e secar a louça e arrumaram a mesa e ficaram conversando sobre esportes e caçadas enquanto tomavam cervejas. O tempo começou piorar, o céu estava totalmente cinzento e a neve começou ficar mais densa e dona Charlotte chamou seu marido para ir para casa se não ficaria complicado deles pegarem a estrada de volta, Antoine aproveitou e disse que a louça já estava limpa e seca, tudo em seu lugar e que ia aproveitar para ir para casa também, Ramona agradeceu pela visita e se alto convidando disse que logo iria conhecer a fazenda deles, assim se despediram.

Os pais de Ramona também quiseram ir para a cabana, estava muito frio e iam deitar se e dar uma bela cochilada.

Os pais de Antoine saíram e Antoine enquanto se dirigia para o carro Ramona foi até ele e o abraçou e agradeceu por ter permitido conhecer seus pais, Antoine meio envergonhado disse que ele e sua família gostaram muito dos pais dela também, que uma oportunidade os convidaria para conhecer sua propriedade, agora era hora de começar a se preocupar com o inverno que estaria se aproximando e precisava preparar as coisas na fazenda para os animais e estocar comida para o inverno e que se ela precisasse de alguma coisa que avisasse ele, Antoine entrou no carro e partiu debaixo da neve caindo.

 

Como no caso da precipitação de chuva, consideramos a precipitação de neve acumulada durante um período contínuo de 31 dias ao redor de cada dia.

A média móvel de precipitação de neve de 31 dias durante novembro em Anchorage aumenta rapidamente, começando o mês com 148 milímetros, quando raramente passa de 355 milímetros ou cai abaixo de 22 milímetros, e terminando o mês com 237 milímetros, quando raramente passa de 469 milímetros ou cai abaixo de 71 milímetros.

 

O melhor mês para visitar McCarthy, é julho. Neste período, terá uma temperatura agradável e quase nenhuma precipitação. A temperatura média mais alta em McCarthy é de 17°C em julho e a mais baixa é de -13°C em dezembro. O verão é ameno e de céu quase encoberto; o inverno é longo, gélido, de neve e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de -11 °C a 20 °C e raramente é inferior a -22 °C ou superior a 24 °C.

 

No dia seguinte Ramona teria que levar seus pais até o aeroporto para pegar o avião para São Francisco, Califórnia. O tempo de voo entre Anchorage (ANC) e San Francisco (SFO) é de aproximadamente 7h 36m e percorre uma distância aproximada de 3243 km. Isso inclui um tempo médio de conexão de cerca de 1h 52m. Os serviços são operados por United Airlines, Alaska Airlines, Inc. e Delta.

 

Depois de um bom descanso, Ramona foi até a sua outra cabana onde estavam seus pais para ajudar a preparar suas malas para a viagem do dia seguinte. Dona Phoebe disse para a filha que ela era maluca de ficar em um lugar desses, era inicio do inverno e estava um frio de lascar que doía até os ossos lá fora, que jamais sairia de São Francisco para morar em um lugar desses.

- eu sei que não e fácil mãe, para falar a verdade estou com pouco de medo, mas se eu conseguir me estabelecer aqui financeiramente acredito que consigo me adaptar.

Ramona ligou para Antoine que na verdade se pronuncia (Antuan em francês) se ele poderia fazer mais um favor, que se ele não pudesse ela entenderia que ela não queria voltar sozinha pilotando, mas ele sendo uma pessoa generosa disse que iria sem problemas.

 

No dia seguinte bem de manhã Antoine chegou à cabana onde estavam os pais de Ramona, entrou tomou um cafezinho enquanto Ramona chegava, ela encostou com sua snowmobile, levaram as malas para o carro de Antoine e seguiram estrada até o HANGAR, entraram o avião e seguiram para Anchorage, chegando lá ficaram até os Smiths pegar seu avião com destino a São Francisco. Ramona e Antoine entraram novamente no monomotor e retornaram para McCarthy.

Entre conversas e risadas Antoine já se sentia mais a vontade com Ramona e o retorno para McCarthy voou literalmente sem eles perceberem e já estavam em terra firme. Antoine deixou Ramona no seu chalé e retornou para sua casa, se demorassem mais um pouco talvez não fosse possível pilotar, porque o tempo estava bem feio, a neve aumentou e a visibilidade caiu drasticamente.

Ramona teria no máximo duas semanas para decidir se passaria o inverno em McCarthy ou passaria com sua família, mas tinha pouco tempo para decidir, pois caso ficasse, teria que se preparar para o inverno rigoroso, estocar comida.

Durante sua apresentação quando comprou a cabana de Phil, ela conheceu um senhor já com seus 70 anos ou mais conhecido como senhor Clark, ele era um dos mais ou o mais antigo morador de McCarthy, sua cabana isolada ficava próximo do WRANGELL-ST. ELIAS NATIONALPARK & PRESERVE, ele morava sozinho, então era uma boa pessoa com muita historia e experiência de como sobreviver no inverno, ele não tinha telefone, só se comunicava por radio, então ela decidiu ir até lá. Ramona aguardou o tempo melhorar e foi até a cabana do velho Clark, demorou algumas horas com sua moto neve por causa do mal tempo e a neve alta. Chegando à cabana do velho Clark ele já aguardava na porta sem saber quem seria, porque ouviu o barulho da moto. – oh menina, você é maluca andar por ai com esse tempo? Indagou senhor Clark.

Ramona desceu da moto neve perguntou de poderia entrar.

 

- claro, como alguém vai negar abrir a porta para uma moça tão bela. Sorriu Clark

- o senhor é um cavalheiro senhor Clark, estou vindo aqui para ouvir uns conselhos do senhor, já que é um dos mais antigos aqui na região.

- pode perguntar querida, vou fazer um cafezinho para esquentar a alma.

- seria muita gentileza sua, eu queria saber se eu sem experiência com o inverno rigoroso aqui, o que eu poderia fazer para não passar dificuldades ou o que devo fazer para passar esse tempo de frio intenso.

 

- querida, estou sabendo que você tem energia, agua encanada e até internet, se fosse alguns atrás diria para você pegar o primeiro avião e voltar pra sua cidade, eu na minha cabana, tenho que cortar e armazenar tudo que e possível para não morrer congelado ou de fome, tenho que cortar minha lenha para a lareira, para o fogão e para aquecer a agua, tenho que sair para caçar e pescar para guardar a carne, não só guardar, mas tem todo um preparo, tem que deixar a carne defumando para não estragar, o peixe deixar congelado ou salgado para passar um grande período sem precisar sair de da cabana, estocar remédios, agua, por causa da minha idade e minhas limitações eu tenho ajuda dos amigos da comunidade, acredito que para uma moça da cidade grande fazer tudo isso sozinha, por mais que você seja forte e determinada, acredito que não passaria de um mês aqui, eu me acostumei com essa vida e não tenho vontade de fazer nenhuma mudança quanto a isso, o que eu diria pra você é se não puder caçar, compre tudo o que puder para o tempo que desejar ficar, faça uma lista de tudo que pode vir precisar como mantimentos, remédios, munição para suas armas, algumas guloseimas que tenham data de validade longa, macarrão, arroz, café e tenha sempre uma segunda opção como se acabar a energia como vai se virar? Tenha sempre uma segunda opção porque com a tempestade de inverno tudo pode acontecer aqui, nossa comunidade é de poucas pessoas, apesar de alguns conflitos de ideias causando até algumas inimizades, nessa época todos deixam o orgulho de lado e todos se ajudam como pode, quem pega uma boa caça ou uma boa pescaria acaba dividindo com aqueles que não têm condições é assim que funciona aqui em McCarthy.

 

- entendi perfeitamente cada palavra que o senhor disse, então agora seria uma boa hora para sair para caçar?

- sim, os ursos estão indo para a hibernação, então fica mais fácil para caça sem ficar com medo, mas mesmo assim tem ursos ainda por ai, se eu fosse você, pediria ajuda de alguém, algum dos rapazes com mais experiência para sair, pois pode ser que tenha sorte no primeiro dia, como pode demorar alguns dias para encontrar um alce, ou outros animais como veados e cabras da montanha, mas esses só caçadores experientes conseguem.

Ramona agradeceu pelo café e pelos conselhos do velho Clark saiu de lá e foi até a propriedade dos pais de Antoine para conversar com ele. Chegando lá ela foi recepcionada na porteira por dois belos cachorros Husky latindo e chamando atenção de quem estava dentro da casa, uma adolescente foi até o portão e perguntou no que podia ajudar, Ramona se apresentou e perguntou se Antoine estava. Emily irmã mais nova de Antoine, disse que sim, mas que ele estava do outro lado da propriedade cuidando dos animais ela abriu a porteira e pediu para ela entrar que levaria até ele. Ramona foi entrando e observando cada lugar e detalhes da fazenda. Emma foi explicando cada lugar, onde era a casa principal, o galpão de equipamentos e ferramentas, uma pequena cabana separada para estudos e para relaxar, uma área onde tinha um lago com patos, ao lado um grande cercado coberto com telas onde ficava o galinheiro, mais ao fundo um chiqueiro onde ficava os porcos e mais ao fundo a sua esquerda um pasto cercado com as vacas e os cavalos pastando onde havia um bom estábulo para proteger os animais a noite e do frio. Antoine não estava por ali Emily disse que ele poderia estar cuidando das cabras e ovelhas, então ela sugeriu que montassem em cavalos para ver onde ele estava.

Após cavalgando alguns minutos avistou Antoine montado em seu cavalo manchado e seu cachorro zorro, um Border Collie que o ajudava a comandar o rebanho para retornar para o cercado. Antoine avistou as e acenou com a mão, sem querer atrapalhar, Ramona aguardou dando uma volta pela bela paisagem da fazenda, enquanto Emma disse que iria voltar para o que estava fazendo, estava ajudando sua mãe na cozinha, seu irmão Henry e seu pai estavam cuidando das plantações, cada um tinha um papel fundamental para o bem andamento das coisas na fazenda.

Era um dia gélido e seco, o vento parecia um fio cortante e o uso de um belo casaco com touca era imprescindível. Finalmente Antoine e Zorro conduziram o rebanho, então ele se aproximou até onde estava Ramona montada em uma linda égua preta.

- olha só quem apareceu para visitar os humildes, há-há-ha riu Antoine.

- se isso for humilde, não sei o que é ser soberba há-há-há-ha. Brincou Ramona.

- quem dera sermos soberbos e arrogantes. Somente eu e minha família, principalmente meus pais sabemos dos anos de muita luta para termos esse cantinho.

- nossa! Desculpa pela grosseria, não quis dizer isso. Ramona se desculpou com o rosto rosado do frio e de vergonha.

- ah te peguei! Só estou brincando, não leva a serio, mas eu sei que quem passa aqui acredita que temos uma vida razoável, sim até temos em alguns quesitos, mas não sabem a dificuldade que e manter tudo organizado, mas me diga senhorita, o que te trazes por essas bandas, causando-me surpresa e alegria pela visita?

- podemos conversar em um lugar mais quentinho, por favor? Aqui fora está congelando.

- claro, alteza, me acompanhe por gentileza.

Chegando ao estabulo deixou os cavalos e seguiu para a casa principal, Antoine desceu do seu cavalo enquanto Zorro adentrou a casa e foi deitar em seu cantinho reservado, Antoine ajudou Ramona descer da Égua, ele tirou suas botas enlameadas, Ramona estava de tênis que também deixou na varanda. Na porta dona Charlotte já a aguardava, deu lhe um abraço de boas vindas, ofereceu um calçado confortável para Ramona, apresentou seu outro filho Henry, enquanto o senhor Alexander chegou e a cumprimentou com boas vindas.

- menina, que frio hein, você chegou em boa hora, estou preparando café da tarde, aqui temos esse costume que trazemos dos meus pais e avós que eram ibéricos que também mantemos algumas coisas como comidas quando e possível. Fiz alguns croquetes de presunto, tortilhas de batatas, acredito que você não deve saber o que e isso (risos) comentou dona Charlotte.

 

- não sei mesmo, não tenho ideia, mas estou curiosa para provar, se for igual os bolinhos de bacalhau que Antoine me levou, deve ser maravilhoso.

Emily e Dona Charlotte prepararam a mesa que tinha para beber; café, chá e suco, e para comer; tortilha de batata, croquetes de presunto e alguns pães caseiros. Dona Charlotte explicou resumidamente o que era cada um, Tortilha de batatas, são batatas cozidas no azeite, amassadas em uma caçarola com cebolas quase caramelizadas com ovos jogados por cima ao ponto, nem cru nem muito cozidos, o croquete são bolinhos de trigo recheado com presunto defumado no nosso defumador, também fazemos com pato desfiado, empanados e fritos, logico que precisam de uma receita especial. Antoine se lavou e voltou para a mesa onde todos já estavam sentados e comendo os salgados.

- preciso dessas receitas dona Charlotte, eu faço ovos mexidos com bacon no café da manhã, mas isso aqui é divino, não comi nada parecido e esses bolinhos crocantes com presunto, se eu morasse aqui acho que deveria ser obesa de tanto comer há -há -há , comentou Ramona.

- ficamos felizes que tenha gostado da nossa receita ibérica, mas estamos curiosos com a sua visita, você está precisando de alguma coisa? Disse dona Charlotte.

- Então dona Charlotte, sabe que o inverno está ai batendo na porta, ou seja, está bem perto e não sei ainda se vou conseguir passar esse inverno aqui ou se deixo a cabana e o chalé fechados e retorno pra minha cidade e retornar só quando o tempo melhorar que é em Março, fui ate a cabana do senhor Clark pegar umas experiências com ele, que me ajudou muito, me deu varias dicas e como vocês também já estão aqui a bastante tempo poderiam me ajudar a decidir se fico ou se e melhor voltar pra minha cidade e me preparar melhor para a próxima temporada de inverno. Senhor Alexander tomou a palavra – Ramona, se você pretende viver aqui, não adianta voltar para o conforto da casa dos seus pais, tem que encarar as dificuldades do Alasca, sentir que aqui todos se ajudam independente da posição das amizades e enfrentar as dificuldades que hoje são bem, mas bem mais fácil que alguns anos atrás, onde tínhamos que pegar gelo e neve para ferver no fogo para fazer agua para beber e tomar banho, ficar dias cortando lenha para a lareira e pro fogão, comprar diesel para a caldeira e usar geradores e sem falar que tinha que ficar vários dias na floresta para encontrar uma boa caça para sustentar a família durante meses e dividir com os mais velhos que não conseguem sair para caçar, então acredito que não terá muitas dificuldades até porque estaremos aqui para ajudar no que for preciso e se ainda assim não se adaptar, Charlotte arruma um cantinho para você ficar aqui conosco.

 

- olha, se isso não te convencer a ficar não sei mais o que podemos fazer, amanhã nós vamos sair para caçar numa região um pouco afastada, mas que tem muita chance de encontrar um bom alce e alguns veados e até mesmo algumas cabras da montanha é por isso que temos que ter nossa fazenda organizada e sempre com os animais sadios caso precise abater algum. Se quiser ir com a gente, vamos sair cedo, pegamos você e seguimos viagem, não precisa levar comida, só leve itens pessoais, seu rifle e munição e uma arma pequena, leve algum casaco de camuflagem. Disse Antoine.

 

Com as palavras de apoio da família de Antoine, Ramona se sentiu confiante e topou a aventura. No dia seguinte Antoine parou com seu Jeep e pegou Ramona toda encapuzada e com seus equipamentos, guardaram no carro e junto com p senhor Alexander, Emily e Henry seguiram viagem pela estrada rumo às montanhas. Durante a viagem, Antoine vai explicando a Ramona a estratégia do grupo, o seu pai e ele vão mais ao sul procurar animais grandes como Calibus, alces e cabras, a Oeste Emily e Henry vão caçar animais pequenos como aves e coelhos onde não há perigo com ursos, mas mesmo assim estarão preparados, cada equipe vai com um radio de comunicação você escolhe com que vai ficar.

 

Ramona disse que se sente mais segura com ele e com o seu pai, mas ficaria mais a vontade com os garotos, então vai com eles. Então Ramona vai com os garotos, eles vão com armas de baixo calibre para fazer pouco barulho e para animais pequenos, Ramona vai com seu rifle de calibre grosso para caso apareça algum predador ou um animal de caça e com eles alguns equipamentos com barracas, alimentos, agua, lanternas e lamparinas a querosene. Já acostumados com as caçadas e já familiarizados com a floresta, os garotos seguem pela trilha e suas botas afundavam na neve espessa, às vezes tropeçavam e caiam, mas não perdiam o bom humor, apesar de ser cedo, o dia ainda estava escuro e cada vez que o inverno se aproximava isso piorava. Depois de duas horas andando encontram pegadas de Calibus indo para o sul, mas o alvo deles eram perus e pequenos animais, veem indícios de pegadas de perus e resolvem montar acampamento, enquanto montam a barraca e se organizam, ao Sul Antoine e seu pai seguem sua caminhada e também encontram vestígios de que tem ursos por perto, após se certificarem que estão seguros, seguiram para o topo da montanha onda era melhor ter a visão dos animais, montam sua barraca camuflada entre arvores e arbustos, usando um binoculo se agacham em silencio e observam se veem alguma movimentação, mas estava tudo quieto.

 

Emily ouviu barulho de perus selvagens, pediu para ficarem em silencio, enquanto Henry usou um instrumento que imitava barulho de peru para chamar para perto, Emily ficou ao lado de Ramona olhando com binoculo se algum se aproximava, até que Henry avistou um bando de quatro perus, enquanto Ramona permaneceu quieta. Henry e Emily fizeram seus primeiros disparos e acertaram dois perus com seus rifles calibre 22. Tudo isso foi aprendizado para Ramona. Agora era retornar para a barraca e cobrir os perus com gelo. No lado Sul, nas montanhas Antoine e o pai não tinham a mesma sorte e não conseguiu avistar nenhum animal, algumas cabras foram vista, mas muito longe de serem alvejadas e já era tarde então resolveram retornar para o acampamento, pelo radio eles são avisados que os garotos pegaram dois perus e que estavam indo para a barraca também. Já nas suas barracas, cada equipe acendeu uma fogueira para se proteger de predadores e para se aquecer e fazer a refeição. Henry depenou e limpou o peru, cobriu com sal e gelo o outro ele deixou para Ramona limpar, assim ela ficaria envolvida e aprenderia na pratica o serviço. A neve começou ficar mais forte e tiveram que encerrar a caçada por completo naquele final de tarde. No dia seguinte foi frustrante, ninguém conseguiu nenhuma caça, então levantaram acampamento e todos foram para outra área também ao sul. As arvores estavam cheias de neve e perigosas caírem com o peso e o vento. Do outro lado do rio, avistaram um veado, então ali tinha movimentos e decidiram parar. Os dois grupos se separaram e foram para lados opostos.

Depois de algumas horas Antoine e se pai conseguiram abater um Calibu, enquanto Ramona acertou um veado e depois de abrir e guardar as partes colocou em uma espécie de maca e levaram até o carro, lá colocaram nas caixas térmicas e retornaram para McCarthy.

Depois de quase um dia na estrada chegaram à fazenda, cansados mas tinha muito trabalho a fazer. Henry levou os perus para sua mãe, enquanto Antoine e senhor Alexander levaram os animais no local já preparado para tirar a pele e esfacelar a carne e deixar nas proporções para por no defumador, Ramona e Emily fizeram o mesmo trabalho com o veado. O defumador já estava pronto antes mesmo deles sair para caçar, levaram as partes para o defumador e espalharam a carne nas prateleiras e os ganchos seguravam as partes traseiras e lombo. Depois disso, finalmente foram tomar banho, dona Charlotte perguntou se Ramona não queria passar a noite com eles, Emily e Henry pediram para ela ficar, após pensar, acabou aceitando, Emily emprestou um roupão e sua pantufa para ela usar depois do banho. Os dias já não fazia diferença das noites, pois eram sempre escuros e o céu cinzento e mal humorado. Depois de tomaram banho e se trocarem, finalmente tinham uma comida decente, dona Charlotte fez uma galinhada com batatas e cenouras, acompanhado de arroz e pirão. Ainda na mesa ainda teve muitos contos e jogaram algumas partidas de UNO. Ramona estava abrindo a boca de sono, então se resolveu que era hora de dormir, Emily tinha seu próprio quarto e uma cama espaçosa, que compartilhou com Ramona, enquanto dona Charlotte e o senhor Alexander terminavam de arrumar as coisas, dona Charlotte comentou com o marido: - fazia tempo que não tinha essas noites tão alegres em nossa casa, os meninos sempre ocupados com os estudos e os trabalhos na fazenda que nem percebemos que o tempo passou e eles cresceram.

 

No dia seguinte pela manhã, Ramona acordou e Emily já não estava na cama, percebeu que já passava das dez horas, levantou e foi até a cozinha onde estava dona Charlotte, pediu desculpas por ter dormido ate tarde que não viu quando Emily a levantou. – não peça desculpas querida, Emily e Henry levantam cedo mesmo para irem a escola e o Antoine foi até Fairbanks instalar uma maquina numa empresa de vendas de maquinas e o Alexander foi cuidar dos animais e dar uma olhada no defumador, agora sente-se e tome seu café. Era uma manhã muito fria uma neve bem fina caía dos céus cinzentos, por causa da chegada do inverno, essa era a ultima semana de aulas e depois só voltaria no inicio do verão. Ramona tomou se café, depois se trocou e ficou ajudando dona Charlotte em algumas tarefas. Como Antoine ia demorar chegar e talvez ficasse mais um dia em Fayrbanks, dona Charlotte foi até onde estava seu marido e pediu para ele levar Ramona até seu chalé. O senhor Alexander conversa com Ramona que assim que as carnes estiverem prontas, será dividida uma parte com ela, o suficiente para passar a temporada de inverno e que se mesmo assim precisasse de alguma coisa, era só avisar para eles.

 

Ramona agradeceu muito pelo o que eles estavam fazendo por ela. Ramona entrou em seu chalé e senhor Alexandre retornou para sua fazenda. A carne estava defumando lentamente, sem pressa, assim ela ficaria mais consistente e saborosa e depois de dois dias já estava pronta. A parte que cabia a sua família foi mantido no defumador onde era um local seco e protegido, separou algumas partes com Antoine, o coração do Calibu foi dividido para dona Charlotte e para Ramona, o coração do veado uma parte junto com fígado e outras partes foram separados para o senhor Clark que mora sozinho.

Algumas partes do veado e uma traseira do Calibu foram separadas para Ramona juntamente com mais um Peru, dona Charlotte também separou alguns legumes p velho Clark e para Ramona.

Assim Ramona estava passando o período mais tenebroso de McCarthy, parecia que nunca mais apareceria o sol, eram dias frios e tristes, mas estava sempre conversando com seus pais e com o irmão, pelo menos três vezes por semana se encontrava com a família de Antoine, as vezes na fazenda, as vezes no chalé e assim os dias iam se passando.

Nesse grande espaço de tempo sem ter muito o que fazer, Ramona criou sua pagina na internet, depois de conhecer as estradas e rotas para as cidades vizinhas também fez contato com os guias turísticos da região, então ela deu inicio a sua empresa de turismo para funcionar na temporada de verão onde vinham muitos turistas do mundo todo, também fez parceria com empresas de turismo e hospedagem, onde cadastrou sua cabana para pousada, enquanto isso ela aos poucos deixava a cabana arrumada para que o hospede ou hospedes se sentissem a vontade confortável.

Também anunciou sua aeronave para fazer voos panorâmicos e para levar o turista até pontos que não fosse possível ir de carro ou caminhada. Uma nova era na sua vida estava prestes a começar e a sua ansiedade só aumentava.

Antoine começou a gostar de Ramona além de amiga, muitas vezes incentivado pela sua família, Ramona se sentia atraída por Antoine, mas pela sua experiência negativa nos relacionamentos anteriores a deixava com medo de se relacionar novamente.

Seu irmão em São Francisco fazia propaganda dos negócios da irmã, até fechou um contrato de três dias com uma família vizinha deles que fecharam um pacote com a empresa TripAdvisor turismo. Seria seus primeiros clientes fechados pela plataforma e um bom atendimento e condições do local contariam estrelas para avaliação e significaria local confiável para pesquisa de novos clientes. Os preços variavam dependendo do mês, março, abril e maio eram mais em conta por ainda não ter dias muito quentes, mas ainda dava para aproveitar bastante, já os meses de junho a agosto eram mais caros por haver maior numero de procura, também tinha os pacotes que incluíam passeios panorâmicos de avião e nos intervalos Ramona faria viagens com clientes para levar eles até alguns pontos de caça e pesca por fora dos contatos com empresas de turismo.

 

Finalmente chegou a alta temporada, era o fim do duro e impiedoso inverno. Ramona com a ajuda da família de Antoine passou muito bem, seguiu as dicas do velho Clark, os primeiros clientes que eram vizinhos de seus pais já chegaram, Ramona por um valor amigável fechou pacote com eles de trazer e leva-los até o aeroporto de fairbanks. Eram quatro pessoas, os pais e dois rapazes adolescentes que ficariam em McCarthy por três dias. Os demais dias daquele mês já estavam todos reservados, era hora de faturar e Ramona estava feliz, assim poderia pagar as parcelas para o irmão. Ramona ainda não tinha um carro grande, então contratou Antoine para levar seus hospedes para conhecer a cidade e os pontos turísticos que fossem viáveis por terra. A Cabana tinha uma boa cozinha modernizada, banheiro com chuveiro de agua quente, no quarto uma cama de casal e duas treliches confortáveis, na sala, um sofá de três lugares, duas poltronas, sinal de wi-fi e de telefone. So´não tinha ainda televisão. Antoine os levou para conhecer o centro de McCarthy, o restaurante onde ficava aberto 24 horas, loja de artesanatos locais.

 

E assim nos demais dias Antoine levou em todos os pontos turísticos da cidade, fizeram trilhas e viram ursos comendo Salmão no rio e alguns alces, fizeram canoagem e pescaram salmões, também Antoine levou para conhecer a fazenda dele que entrou na rota, no ultimo dia Ramona levou eles para passear de avião numa vista panorâmica de cair o folego sobre McCarthy e a cidade vizinha de Chitina e a viagem de volta até Fairbanks era uma cortesia. E assim foram os outros dias de verão, pacotes fechados com famílias, donos de empresas, amigos e alguns aventureiros. Com o sucesso de Ramona, que acabou trazendo mais turistas tanto par seu negocio como para o negocio de Lien com seu restaurante e hotéis, isso despertou interesse nos outros moradores da cidade que poderiam lucrar com a temporada, Ramona e Lien acabou incentivando essas pessoas a divulgar seus negócios, a hospedagem de Ramona teve quatro estrelas, nada mal para quem estava começando, até seu irmão entrou no ramo e abriu uma agencia de turismo especializado na região do Alasca. Após alguns anos, Antoine e Ramona iniciaram um romance, mas cada um na sua casa, nunca eles comentaram em algo mais serio.

 

Lien finalmente realizou seu sonho de construir um teleférico na região das montanhas onde levava turistas para conhecer a velha mina abandonada, acabou passando o Saloon para seu sócio e se dedicou aos negócios de turismo. Os irmãos de Antoine se formaram na faculdade e se mudaram para o Canada. O velho Clark ficou muito debilitado e seus filhos o levaram para morar com eles no Colorado. Antoine continuava fazendo serviços nas maquinas quando lhe chamavam, ajudava na fazenda e no verão era guia turístico. Ramona pagou a divida com o irmão e também comprou a cabana do velho Clark que acabou reformando e servindo como pousada para casais que procurava local mais isolados e românticos, a cabana ficava numa montanha próximo a velha mina. Após quatro temporadas de verão, Ramona descobriu que estava gravida, as famílias dos dois lados comemoraram, pois era o primeiro neto deles, não quiseram saber o sexo do bebê que nasceria justamente no inicio do inverno, um mês antes da data programada, os amigos de Jaques tiveram a ideia de fazer o chá revelação que foi programado para fazer na fazenda, os pais de Ramona, Jaques e os quatro amigos vieram para McCarthy e a revelação ainda era surpresa para Ramona e Antoine, então antes do meio dia todos se juntaram numa área gramada perto de um lindo lago com cisnes selvagens, uma mesa foi montada com bolos, salgados e refrigerantes além e cervejas é claro, mas ninguém tinha ideia de como seria o chá revelação, até que aparece um dos amigos com uma fantasia de um bebe gigante de roupa azul e o outro de uma menina vestida de rosa e de chupeta, os dois iriam disputar uma corrida, quem chegasse na linha de chega primeiro seria o sexo revelado do bebê.

 

Ramona encarregada de dar inicio a partida, ela diz já e os dois saem correndo, ai começa um derrubar o outro porque ninguém queria perder, todos dão muitas risadas, a bebe derruba o bebe que demora se levantar e quando a bebe está chegando para cruzar a linha o bebe aplica uma rasteira na bebê e acaba cruzando a linha de chegada. Dessa forma hilária Ramona e Antoine seriam pais e um menino. Com o inverno rigoroso, tanto Antoine como Ramona e os avós concordaram que seria melhor Ramona ter o filho na sua cidade natal junto com seus pais, Antoine ficaria em McCarthy para cuidar das coisas até Ramona e o filho estarem prontos para voltar para McCarthy. Eles se casam no verão seguinte e continuam com seus negócios.

fim