Quem avisa amigo é

O professor Bauer foi chamado quando viram que a tumba estava intacta.

- É muita sorte que tenha escapado aos saqueadores durante quatro mil anos - exultou ele.

- Ou talvez o medo das maldições tenha afastado os ladrões desta vez - ponderou Daniel, o arqueólogo responsável pela escavação, apontando para uma inscrição gravada na pedra acima do pórtico da câmara funerária.

O professor Bauer ajeitou os óculos sobre o nariz para ler.

- Ah, sim; entendo o que quer dizer. Mas são só maldições contra saqueadores, não contra cientistas como nós.

- Certamente, isso faz toda diferença - redarguiu Daniel com uma piscadela.

Aberta a tumba, avistaram de imediato uma caixa de cedro sobre o sarcófago. Gravado na tampa, caracteres manuscritos em demótico alertavam: "se achou esta caixa, não abra". Bauer e Daniel entreolharam-se.

- O que seria isso? - Questionou Bauer, sobrolhos erguidos.

- É um aviso, não uma maldição - avaliou Daniel.

- A caixa sequer tem uma fechadura - redarguiu Bauer. - Bem, eu vou abrir.

E ergueu a tampa da caixa, a qual, estava vazia. No fundo da mesma, a mesma grafia demótica anotara outra frase: "tarde demais".

- Isso foi uma pegadinha - ponderou Bauer, após alguns segundos de reflexão.

- Não vai me fazer morrer de rir - replicou Daniel, tornando a fechar a caixa vazia.

- [18-10-2022]