Dona Rosenilda, a ciumenta.

O seu Pedrão Oliveira é um senhor de meia idade, com seus intactos 65 anos, o tal velho é até bem conservado e metido a bonitão, até se assemelha o cancioneiro Rolando Boldrin; aquela da tá, vide vida marvada. pois bem, praticou muito esporte na sua juventude e nunca perdia um jogo de futebol, era um grande esportista e chegou até viajar para a histórica copa de 70, no México. Onde por incrível que pareça, o cara conheceu o seu grande amor de sua vida, a dona Rosenilda Menezes, uma senhora muito distinta e discreta, porém perde as estribeiras quando ataca o ciúme que tem do seu velho Pedrão.

E assim os dois de conheceram e se casaram e tiveram os seus filhos e netos e montaram uma pequena lojinha de artigos e roupas esportivas numa pequena cidade do interior. E o velho Pedrão como sempre muito carismático e simpático e um bom prosador, nunca perde a ocasião para uma boa piada, agradando a todos as pessoas de todas as idades e sem distinção. E num certo dia o velhão estava a atender umas moças bem vestidas e simpáticas e o Pedrão estava todo animado, demostrando as tais roupas para a prática esportiva.

E de súbito inesperado aparece a sua mulher, a dona Rosenilda, com ar autoritário, estilo dona de funerária e com a cara mais fechada do que cadeado de portão de igreja de cemitério e disse: Pedrão, vá atender o seu Manel, que ele está lá esquecido no canto da loja e deixa que eu atendo as meninas aqui, pois bem, isso é que é jogar um balde de água fria nas alegrias do velho Pedrão. E lá foi ele triste, atender e falar com o seu amigo Manel e disse assim: essa mulher não toma jeito mesmo, compadre, mas é uma tal de ciumeira dos diabos! Eu já não aguento mais! qualquer dia o meu saco estoura!

_ Carma cumpadi, a dona Rosenilda é assim mesmo.

_ Você diz pra eu ter calma, porque não é tu que está aguentando mais de 50 anos essa cruz, desde ciúme velho besta!

_ Ainda bem que a Zenaide não é assim comigo.

_ Mas não tem como ter ciúme de ti Mané, você é um homem muito feio!

_ Assim tu está me ofendendo homem, arretire o que você disse Pedrão!

_ Sinto muito compadre, mas se tem uma coisa que eu prezo é a sinceridade.

_ Assim já é demais cumpadi, eu exijo que tu peças desculpas.

_ Pois fique sabendo que eu não irei pedir coisa nenhuma nessa merda!

_ Então considere a nossa amizade desfeita! seu bruto!

_ Bruto é tu, seu 🐎 cavalo e se retire de minha loja!

_ Não tem de quê, pois já tô indo com maior prazer!

_ Já vai tarde, seu jumento! E não volte mais aqui!

_ Pode deixar que eu não volto nunca mais nessa espelunca!

_ Olha o respeito, seu olho grande 👀,!

E nisso o seu Manel já ia ao longe , quando a dona Rosenilda disse:

_ Oh! Homem tu tá ficando doido é!?, falando assim com o compadre Manel?

_ A culpa é toda sua mulher e isso tudo é por causa desse teu ciúme doido!

_ Agora a culpa é minha é? Eu não tenho culpa nenhuma de tu, tá brigando com o Mané não! E eu percebi muito bem, como você estava todo enxerido* pro lado das moças.

_ Agora sim, danou_se, quer dizer que eu não posso falar com mulher nenhuma! Que já tô saliência e enxerimento*!

E assim eles vão viver, mais uns 20 anos nessa interminável discussão sem fim, tudo por causa do tal ciúme!

Enxerido: indivíduo que se mete em assuntos que não é de seu interesse.

Enxerimento: é ato de se meter em coisas que não lhe dizem respeito.

Déboro Melo
Enviado por Déboro Melo em 25/09/2022
Reeditado em 22/11/2022
Código do texto: T7613774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.