Futura frequentadora

Marlena Matisons ficou agradavelmente surpresa ao ouvir o filho voltar para casa antes do horário marcado, a hora do almoço. Saiu da cozinha, onde acabara de fritar pelmenis, e foi recebê-lo do lado de fora.

- Achou a cidade tão chata que cancelou o passeio? - Espicaçou-o.

- Não, mãe - declarou Sedriks muito sério, guardando a bicicleta sob um telheiro na lateral da casa. - Conheci uma pessoa.

- E isso te fez voltar pra casa? - Marlena cruzou os braços em expectativa.

- É uma garota, o nome dela é Varvara - Sedriks parecia amuado.

A boca de Marlena curvou-se num sorriso.

- Certo, então fez uma amiga. E por que não foi explorar as praias com ela?

Sedriks fungou, exasperado.

- Não falamos disso, mãe. Na verdade, ela está interessada num livro.

Marlena bateu palmas.

- Então a sua amiga vai frequentar a biblioteca! Que ótima notícia!

- Avisei à Varvara que ainda não estávamos atendendo ao público... mas, na verdade, ela quer um livro que não está lá.

E antes que a mãe perguntasse:

- "O Mar de Júrmala", aquele que estou lendo.

Marlena o encarou com ar divertido.

- Mas que coincidência... e, como um bom cavalheiro, a convidou para vir ler com você?

Sedriks franziu os lábios.

- Ela meio que zombou de mim quando disse que te ajudava na biblioteca...

- Então, a resposta é não - intuiu Marlena. - Mas você realmente me ajuda com o trabalho; talvez fosse bom ela vir ver o que você faz, e se convencer de que é importante.

Sedriks relaxou um pouco a expressão que mantivera desde que chegara.

- Bom, vamos ter que esperar a Varvara aparecer, mãe; não perguntei onde ela mora.

- Esta é uma cidade pequena - consolou-o Marlena. - Mais cedo ou mais tarde, vocês vão acabar se esbarrando. Ou ela termina indo à biblioteca saber de você... quer dizer, do livro.

E deu um sorriso maroto para Sedriks, que fez uma careta antes de entrar em casa para lavar-se.

- [Continua]

- [22-03-2022]