No rasto da História - parte 1 "O papagaio"

“Viajando nas águas do rio Pojuca, refere-se, como uma lenda pungente, a história de um papagaio, sobrevivente da extinção de toda uma tribo selvagem a quem essa ave pertencera.”

“Ficará ele só, o papagaio, único naquela região, a repetir as vozes dos selvagens Tupis, língua desaparecida, havia muito tempo, o último representante vivo da dizimada peste que assolou toda a região. Ali estava ele com suas cores alegres, pronunciando palavras em linguagem morta.”

“Pousado sobre as ruínas da aldeia, solitário e triste, a ave fiel cortava o silêncio da solidão do local que outrora houvera vozes e gritos dos selvagens. Linguagem que ninguém mais compreende; era um fantasma vivo, diante do qual passava canoas levando os novos dominadores da terra Tupi.” (Trecho da narrativa” Os Novos Colonizadores no Brasil” do livro Revista do Instituto Geológico e Histórico da Bahia, v.7/8/9/10 ano 1896.)

Meus Comentários: Na realidade dos fatos, a “peste” não foi a dizimação do povo desta e de outras regiões. Foi Causada por mortes violentas e incêndios postos por invasores portuguêses na tomada do Brasil Colonial. Expulsaram os indígenas para o interior seco do sertão baiano e lá também os índios foram massacrados e exterminados por grandes latifundiários. A língua Tupi-Guarani foi traduzida por José de Anchieta, o jesuíta que criou a 1ª Gramática da Língua Tupi no sistema escrito e o Padre Azpilcueta Navarros foram os primeiros etnógrafos do Brasil. Por ordem do Marquês de Pombal em 1756 foi proibido a língua Tupi falada por índios e jesuitas no Brasil. E expulsos todos os jesuítas das Colônias Portuguesas. Mas os índios continuaram a falar o Tupi-Guarani por ser o dialeto mais usado na maioria do território brasileiro. (Álvaro)

“O papagaio é notável pela faculdade de imitar a voz humana. Um belo jogo de cores faz desta ave verdadeiro ornamento da região amazônica e nordeste brasileiro. Seu período de vida é longo em média de vida é de 60 anos. Eles podem viver até mesmo 80 anos se bem tratado. É a única ave que costuma ter um parceiro.” ( Fonte: Moderna Enciclopédia de Pesquisar, Consultar e Aprender – Novo Brasil Editora Brasileira Ltda.1984)

Álvaro B. Marques.

batacoto
Enviado por batacoto em 06/12/2021
Código do texto: T7401371
Classificação de conteúdo: seguro