- Dois anos ? Três anos ?
         Até que idade nas lembranças podemos regredir ?
         Minhas lembranças mais antigas, remontam a nada mais, nada menos que aos 2 ou3 anos de idade, aproximadamente, quando fazia passeios (ou trilhas) na mata, com meus irmãos e meu pai!

          Lembro de "desbravar" a floresta, onde a empresa LUMBER. do BRASIL.(*) serraria multinacional  atuava ,em que meu pai trabalhava como afiador de serras fita,

          Até hoje sinto a sensação de estar sendo carregada dentro de uma cesta de frutas, omde se colocava o resultado da colheita de frutas nativas (ingás, butiás, jabuticabas, guabirobas, araçás, etc.que  chegavam semi-esmagadas pelo peso do meu corpo e o balanço das caminhadas, não raras vezes dispensando o uso de liquidificador, que aliás, se já existia, não dispunhamos dele então...

          Colhìamos tais frutas silvestres, enquanto meu pai abria "picadas"  na mata (*). com o fação, esporte que amava.



(*) - Multinacional exploradora de madeira, no interior de Santa Catarina, Proxima ao município de Caçador!
(**) - Caminhos na mata fechada, abertos pelo uso de fação (faca grande e afiada).








            Saíamos finais de semana e/ou feriados para caminhar até um riacho largo mas ao mesmo tempo bem raso, onde catávamos pedrinhas e peixinhos coloridos, dentre os girinos que infestavam o local,

             A sensação de caminhar dentro do rio geladinho, com as pedrinhas deslizando sob os pés,  fazem parte de minhas melhores lembranças. que cultivo diariamente quando caminho  pela praia, dentro da água, atualmente...
 
             Essas caminhadas porém, só duraram até meu pai, sem querer, errar a direção da facada e inadvertidamente acertar com o fação o seu próprio joelho direito! (****)

              Não me pergunte como saímos do meio da mata, com meu pai ensanguentando o chão, nem como o socorremos, nem como chegamos em casa, pois de tanto medo que ele morresse, meu cérebro bloqueou essas lembransas e por mais que tente, realmente, não consigo lembrar...

(****) - Isso lhe custou meses de convalescença, enquanto   NADA DE PASSEIOS MATA, até que cicatrizasse!  

                                                                    Ruthmary



Curitiba - Paraná - Brasil - Agosto de 2021.

        

                         


 
Ruthmary
Enviado por Ruthmary em 26/08/2021
Reeditado em 26/08/2021
Código do texto: T7328942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.