Mensagem recebida

Jalid Aben-Musa aguardou pacientemente ao lado do receptor de radiotelégrafo, na estação de Altavil, Jeryan Burar, até que a fita impressa registrasse o código para fim de transmissão. Ele destacou a tira de papel do rolo e começou imediatamente a transcrever a mensagem, do sabir em que fora gerado, para alluga, o idioma nativo de Yasurmaida. Estava no meio do procedimento, quando o chefe da estação, o eunuco Musa Algarnati, entrou na sala de controle.

- Chegou um alerta geral, rayssu - informou, enquanto escrevia o texto a lápis numa folha de papel.

Algarnati olhou por cima do ombro de Aben-Musa.

- Irmandade Vigilante de Berwyg? Quem é o larápio da vez?

- É um caso de sequestro, rayssu - redarguiu o operador, parando de escrever e lendo a fita impressa em código até o final. - Um guia de expedições e sua neta foram raptados... por um nobre de Agaterra.

- Qual guia de expedições? E acham que vai passar por Jeryan Burar? - Inquiriu Algarnati.

- Rafe Barfoot; se ele precisar de um alzahir, aqui é o lugar certo - sugeriu o operador.

Algarnati enfiou os polegares na faixa cerimonial de seda que usava na cintura, sobre o cafetã amarelo.

- Barfoot é da velha guarda, achei que já estivesse aposentado - ponderou. - Mas se precisam dele para um último trabalho, temos que contar com a possibilidade de que vá aparecer por aqui, mais dia, menos dia; termine a transcrição, preciso mandar cópias para algumas pessoas.

Quando Aben-Musa concluiu o rascunho, Algarnati deu ordem a um dos seus copistas que fizesse meia dúzia de cópias e depois encarregou um mensageiro de levar as mensagens. Além da autoridade portuária de Jeryan Burar, um dos destinatários era Ubada Aben-Ishaq, secretário da guilda dos alzahir.

* * *

- Entre! - Gritou o secretário, ao ouvir baterem à porta do escritório. A porta abriu-se e por ela entrou o alzahir Hakam Aben-Ridwan.

- Aqui estou - declarou o recém-chegado.

- Sente-se - disse o secretário, indicando uma cadeira à frente de sua mesa. Apanhou um ofício em papel amarelo, com o timbre do serviço de radiotelegrafia, e o estendeu a Aben-Ridwan.

- Rafe Barfoot. Já ouviu falar? - Indagou, mãos entrelaçadas sobre a barriga.

- É um guia muito conhecido, de Berwyg... - redarguiu o alzahir, lendo o documento. - Ouço histórias sobre as expedições dele desde criança. Esteve em Iafane meia dúzia de vezes, creio.

Ergueu os olhos para o secretário.

- Acredita que ele pode passar por aqui?

O secretário balançou a cabeça, expressando dubiedade.

- Como disse o chefe da estação de Altavil, se ele precisar dos serviços da nossa guilda, é mais do que provável. De qualquer forma, temos que estar preparados para esta possibilidade.

- Mas... as autoridades não terão que dar voz de prisão ao tal conde, caso o barco dele apareça em nossas águas?

O secretário aprumou o corpo e encarou o subordinado.

- Se alguém resolveu retirar Barfoot da aposentadoria, é porque surgiu algum fato novo; se esse fato novo está relacionado com Iafane, é bom que um dos nossos esteja lá, para testemunhar. O alcaide deu sinal verde para que colaboremos com o conde Delwyn e ignoremos o alerta geral... por ora.

- Compreendo - redarguiu Hakam Aben-Ridwan.

- Você aceita o encargo? - Inquiriu o secretário.

- Será uma honra - replicou o alzahir.

[Continua]

- [17-07-2021]