O alerta geral

O tempo estava mudando, constatou Philippa Churmound ao consultar o barômetro preso à parede: o ponteiro de bronze deslizava lentamente para a esquerda, onde "CHUVA" havia sido impresso no mostrador branco. Nada surpreendente, considerando-se que estavam no verão, mas dependendo da força dos ventos, isso poderia afetar a antena de transmissão, suspensa por um balão na parte externa do acanhado posto de radiotelegrafia do morro Careca, extremo oeste de Berwyg. Churmound levantou-se da cadeira para dar a ordem de recolher o balão, quando seu filho e assistente Giles entrou no aposento.

- Chefe, o xerife está vindo para cá.

Só havia uma razão plausível para Gabriell Oke subir a estrada que levava ao posto, e esta implicava em deixar a antena e o balão onde estavam.

- A chuva também está vindo - replicou Churmound. - Se Oke pretende mandar alguma mensagem, é melhor se apressar.

O xerife e seu assistente, Clare Leveson, chegaram pouco depois ao topo do morro e desmontaram dos cavalos nos quais haviam vindo. Enquanto Giles prendia os animais, os vigilantes foram falar com Churmound.

- Temos um alerta geral de busca e captura para transmitir, chefe - informou Oke ao entrar na sala.

- Geral? O texto está em sabir? - Inquiriu Churmound. - Se eu ainda tiver que traduzir...

- Fizemos o dever de casa - tranquilizou-a Leveson, estendendo-lhe um papel dobrado.

- Ah... foi o Rafe Barfoot? Sequestrado? - Leu Churmound, arqueando os sobrolhos.

- Um barco de Aglaterra; por isso preciso de um alerta geral - replicou o xerife.

Churmound sentou-se em frente ao transmissor, cujas válvulas emitiam um brilho mortiço pelas fendas de ventilação da caixa de madeira, e começou a converter em rápida sequência as palavras da mensagem em sinais de código binário.

A transmissão havia sido concluída quando o ponteiro do barômetro desceu ainda mais para a esquerda da escala; à distância, soou um trovão.

- Quando poderemos ter uma confirmação? - Indagou o xerife.

- Sobre se o alerta foi recebido? Algumas horas - avaliou Churmound.

- Qualquer novidade, mande me avisar na prefeitura - solicitou o xerife, antes de deixar o posto.

- Fique tranquilo - prometeu Churmound. Depois, com as mãos em concha, gritou para o filho que estava junto ao cabo da antena, no lado oposto do topo do morro.

- Giles! Recolha o balão!

Enquanto o rapaz cumpria a ordem, Oke e Leveson montaram em seus cavalos e dispararam montanha abaixo. Com alguma sorte, chegariam à prefeitura antes da chuva.

[Continua]

- [16-07-2021]