Na guilda dos alzahir

A sede da guilda dos alzahir de Jeryan Burar estava localizada numa colina arborizada, a cavaleiro da cidade. Após se identificarem na recepção, Barfoot, Delwyn e Cadfael foram recebidos pelo secretário da organização, Ubada Aben-Ishaq, no escritório do mesmo. A escolta ficou do lado de fora do prédio.

- Como então, pretendem atravessar o estreito de Alafait? - Inquiriu Ubada.

Cadfael acedeu.

- Estou levando uma expedição até Iafane; Rafe Barfoot é nosso guia.

O secretário lançou um olhar analítico para Barfoot.

- Ouvi dizer que estava aposentado.

- Os cavalheiros foram muito convincentes em requisitar minha presença - redarguiu sardonicamente Barfoot.

- Imagino que a paga deva ser boa - comentou Ubada, enquanto folheava um grande livro de registros, capa grossa protegida por cantoneiras de bronze.

Finalmente, ergueu os olhos para Cadfael e declarou:

- Bom, tenho um alzahir disponível para acompanhá-los: Hakam Aben-Ridwan; ele já passou mais de uma dúzia de vezes por Alafait, tem bastante experiência. Vai lhes custar dois talentos de ouro.

O conde ergueu os sobrolhos.

- Tudo isso? - Questionou.

- Vocês podem ir por sua conta e risco, - replicou Ubada - mas creio que o guia não vai concordar.

- De fato, prefiro voltar para Jeryan Burar caminhando sobre minhas próprias pernas - acedeu Barfoot.

- E ninguém vai para Iafane fazer turismo - acrescentou Ubada, entrelaçando os dedos e encarando o conde. - É preciso ter recursos para montar uma expedição como essa.

Vendo que não conseguiria regatear o preço, Delwyn marcou o pagamento da taxa para o fim da tarde, quando o alzahir contratado lhes seria formalmente apresentado.

* * *

Hakam Aben-Ridwan, um homem alto dos seus 30 anos de idade, barba negra bifurcada, vestido com o cafetã púrpura adamascado e o turbante branco dos membros da sua guilda, cumprimentou o grupo do "Serpente Súbita" batendo com o punho direito fechado no lado esquerdo do peito.

- É uma grande honra poder participar de uma expedição ao lado do afamado Rafe Barfoot! - Declarou.

- A sua presença é uma garantia de retorno para nós - Barfoot retribuiu o elogio.

- Ao menos, no que diz respeito à travessia do estreito - assegurou bem-humorado o alzahir. - Iafane já é uma outra história, mas isso diz respeito ao guia.

Concluído o acerto de contas, Hakam convidou os visitantes para cear numa casa de pasto das redondezas, a Al-Wahid. Enquanto apreciavam a apresentação de uma dançarina do ventre e aguardavam que o carneiro assado fosse servido (uma especialidade da cozinha yasurmaidana), Barfoot deu um jeito de passar discretamente para o alzahir um papelucho dobrado, onde havia resumido a sua verdadeira situação no grupo de Delwyn, bem como a presença da neta sequestrada.

Agora, era aguardar que Hakam pudesse ajudá-lo, sem despertar suspeitas.

[Continua]

- [13-07-2021]