Diante do trono

Ladeados por dois guardas calmucks e precedidos pelo mordomo Chigu, Sarah e Danylo foram admitidos no salão de recepções, ornado com intrincadas tapeçarias que forravam o piso e pendiam das paredes. O khatun Enebish os aguardava sentado em seu trono de madeira pintado de ouro e carmesim e colocado sobre um estrado, e parecia deveras curioso pela presença da guardiã em seus domínios.

- Trago à vossa presença Sarah de Thesala e Danylo Darchiev - apresentou-os o mordomo, com uma reverência perante seu senhor, postando-se de lado para que os visitantes pudessem prestar suas homenagens ao dignitário. Sarah e Danylo fizeram uma curvatura rígida e aguardaram que o khatun lhes dirigisse a palavra.

A guardiã teve tempo para examinar o jovem sentado no trono, que parecia não ter mais de 20 anos de idade. Ele vestia um rico robe de seda adamascada azul, faixa dourada na cintura, um chapéu cônico de feltro preto debruado de pele, e segurava nas mãos uma bastão de marfim de estirhuy adornado com ouro.

- É verdade que conheceu meu pai, Semsochi? - Indagou finalmente Enebish, voltando-se para Sarah.

- Sim, é verdade vossa graça - confirmou a guardiã. - Passei por Vorkovo durante a campanha contra os eleuths, onde testemunhei o valoroso Semsochi derramar o sangue de incontáveis inimigos em honra ao Deus Vermelho.

- Que sua taça esteja sempre cheia! - Exclamou o khatun, tocando na própria testa com o bastão de marfim, enquanto os demais presentes repetiam o gesto usando o dedo indicador direito e curvando a cabeça. - Todos já sabiam da importância do meu augusto pai ao esmagar a rebelião nesta fronteira remota do império, mas a confirmação por alguém que lutou ao lado dele, só reforça os relatos oficiais.

- Assim é, vossa graça - acedeu Sarah, muito séria.

- Mas o motivo que a traz agora a Vorkovo, está vinculado a um crime cometido contra um cidadão de extrema importância para esta comunidade - prosseguiu o khatun em tom retórico. - Poderia explicar o que pretende fazer, já que o assassino está preso em nossa masmorra?

- Com a devida vênia, vossa graça, o osebi que está ao meu lado também combateu os eleuths nos dias do valoroso Semsochi, e dele recebeu o título de noyon. - redarguiu Sarah, indicando Danylo - Tenho uma dívida de gratidão para com os Darchiev, e visto que seu filho Ruslan foi acusado do assassinato de Zaur Geberaty, peço-lhe que me permita eliminar qualquer dúvida que possa pairar sobre a autoria do crime, para que Erlighan não receba um inocente em seu reino.

A menção ao deus do submundo fez o khatun segurar o bastão no colo com as duas mãos, como que para isolar qualquer influência negativa.

- Como pretende provar a inocência de Ruslan Darchiev, caso isso seja possível? - Questionou Enebish.

- Vossa graça, preciso ver o local do crime e falar com aqueles que descobriram o corpo de Geberaty, inclusive o próprio acusado - replicou Sarah.

O khatun recostou-se em seu trono, parecendo refletir; depois, olhou discretamente para o mordomo Chigu, que inclinou ligeiramente a cabeça. Enebish encarou Sarah com firmeza.

- Sarah de Thesala, vou lhe conceder 48 h, a partir do meio-dia de hoje, para comprovar a inocência de Ruslan Darchiev. Se ao fim deste prazo não me convencer que outrem cometeu o crime, o filho do noyon será enforcado - deliberou o khatun.

E apontando o bastão para Chigu, acrescentou:

- Que isso seja registrado, e toda cooperação nas buscas lhes seja fornecida.

- Ouvir é obedecer, vossa graça - declarou o mordomo, fazendo sinal para um escriba que aguardava sentado no chão de pernas cruzadas, em frente a uma banquinha com seus instrumentos de ofício. O homem começou imediatamente a redigir um documento sobre um papiro.

Enebish ergueu-se, informando que os visitantes deveriam voltar à sua presença findo o prazo dado, e deu por encerrada a audiência. Sarah e Danylo aguardaram até que ele se retirasse do salão, e depois voltaram-se para Chigu.

- Como vai funcionar essa cooperação, na prática? - Indagou Sarah.

- Vocês terão um salvo-conduto do khatun para entrar em qualquer lugar que tenha relação com sua investigação - informou o mordomo. - Inclusive o calabouço onde Ruslan Darchiev está preso.

Sarah olhou para Danylo e disse:

- Pois, já que estamos no castelo, vamos começar ouvindo o principal interessado.

Chigu aguardou que a tinta no documento secasse, e depois ordenou aos dois soldados que aguardavam no salão de recepções, que conduzissem Sarah e Danylo às masmorras.

[Continua]

- [06-05-2021]