O comanchero

- Creio que alguém deveria ter lhe dito que sua mãe morreu - disse Seth Lukey antes mesmo que Asahel Doran desmontasse do cavalo, em frente ao rancho Felicity. - Portanto, você não é bem-vindo aqui.

- Estas não são as terras dela? - Questionou Doran, mão na coronha do Colt que trazia na cintura.

- Felicity as vendeu para mim antes de morrer - afirmou Lukey, sem se abalar.

Doran balançou a cabeça, em concordância.

- Compreendo, Lukey.

E retirando a mão da coronha da arma:

- Mas o que a minha mãe não lhe disse, é que ela só tinha a posse destas terras enquanto estivesse viva; na verdade, nunca pertenceram aos Doran, mas aos comanches, entre os quais eu e minha mãe vivemos muitos anos.

Lukey deu uma risada seca.

- Os comanches nunca tiveram terra alguma; vagavam pelo território, atrás dos búfalos.

- Assim era antes dos brancos chegarem - replicou Doran. - Mas o rancho está dentro do território da reserva que foi concedida aos comanches pelo Tratado de Palo Seco; já que minha mãe não está mais viva, como você acaba de informar, ele agora voltou para as mãos dos seus legítimos donos.

- Felicity nunca me falou sobre isso - Lukey parecia desconcertado. - Então, ela me enganou!

- Na verdade, minha mãe omitiu a informação de que você poderia permanecer nas terras apenas enquanto ela estivesse viva - redarguiu Doran suavemente. - Mas isso agora mudou, não é mesmo?

- O que você pretende fazer? - Indagou Lukey, raivosamente.

- Vou até a sede da reserva avisar que você vai desocupar o rancho até amanhã pela manhã! - Retrucou Doran.

E esporeando o cavalo, afastou-se rumo ao poente numa nuvem de poeira, sem olhar para trás.

- [10-03-2021]