Bucha de canhão
- Bill Ellis vai servir ao exército! - Anunciou Sammy O'Neill ao entrar no bar onde já estavam seus amigos Charles Barber e George Rowland. Os rapazes o encararam surpresos.
- Bill Ellis é um retardado - sentenciou Rowland, copo de cerveja na mão.
- Estudei com Ellis na alfabetização - comentou Barber. - Ele mal sabia amarrar os sapatos, duvido que tenha aprendido...
O'Neill sentou-se junto dos outros.
- O governo está recrutando imbecis para as forças armadas. Não ouviram falar da Guerra Contra a Pobreza do presidente Johnson? - Inquiriu.
- O que tem o combate à pobreza com retardados servindo ao exército? - Retrucou Rowland, fazendo um sinal para a garçonete trazer mais um copo.
- O governo resolve dois problemas - replicou O'Neill com um esgar irônico. - Se livra desses pesos mortos, que só fazem comer e dormir, e os mandam para um lugar onde podem ser úteis: o Vietnã.
Rowland apoiou o queixo na mão; Barber lançou um olhar atônito para O'Neill.
- Vão mandar idiotas como Ellis para a frente de combate? Eles vão voltar dentro de um saco preto...
- Quer forma melhor de reduzir a pobreza do que eliminando os pobres? - Questionou O'Neill. - Principalmente, os pobres de espírito.
Pegou o copo que a garçonete lhe havia entregue e o encheu de cerveja.
- Desde que os retardados sejam mandados em lugar de gente como eu ou você, - ponderou Rowland - não tenho nada contra.
O'Neill tomou um gole da cerveja.
- Pobres temos muitos por aqui. Se mandarmos todos os que são como Bill Ellis para o Vietnã, estaremos fazendo um favor ao futuro da América - afirmou convicto.
O trio ergueu um brinde a quem quer que fosse no governo que havia tido aquela ideia. Afinal, ninguém em sã consciência gostaria de ser sorteado na loteria do recrutamento; que os imbecis se alistassem para servir ao país, era uma solução que lhes agradava.
- E se nós também formos convocados para o Vietnã? - Questionou Rowland.
- Eu não vou querer estar ao lado de um imbecil como Bill Ellis - sentenciou O'Neill.
Por ironia do destino, meses depois desta conversa, Sammy O'Neill foi sorteado na loteria do recrutamento. E acabou justamente na mesma companhia que Bill Ellis, onde o sargento o designou como "responsável" pelo rapaz.
- Vocês são da mesma cidade e vi que terminou o científico; você vai ser a babá dele - decretou o sargento.
Foi só então que O'Neill descobriu que Ellis ainda não havia aprendido sequer a amarrar os cordões das próprias botinas e entrava em pânico todas as vezes que gritavam com ele.
- Peguem leve, o garoto é meio lento - pedia aos colegas.
O'Neill acabou trocando de lugar com Ellis quando soube que iam mandar o rapaz em patrulha. Sabia que ele não teria a menor chance de sobrevivência na frente de combate.
- Pensei que quisesse se livrar dele - questionou o sargento.
- Eu achava que o exército estava fazendo a coisa certa, mas agora já não tenho tanta certeza - admitiu O'Neill.
E entrou no jipe que o levaria para dentro da selva, atrás dos vietcongues.
- [08-02-2021]