A HISTÓRIA DE ODAIR ESTALA-PÉ

Muito antes de ser conhecido pelas suas façanhas como capoeirista e como detentor de uma habilidade incomum a qualquer outro ser humano, Odair Estala-Pé foi criança tímida que frequentemente sofria com a implicância dos outros meninos que, por causa da brancura da sua pele o chamavam de princesinha. Motivo que o levou a praticar capoeira com o Mestre Moreira, no barracão do Bairro Sol Poente, em Iguatinga e, pela sua dedicação desenvolveu uma técnica de distrair e derrotar seus oponentes: a capacidade de, durante a ginga, bater um pé no chão e produzir um estalo ensurdecedor que parecia barulho de bombinha-de-são-joão ou som de tábua caindo enquanto que, quase ao mesmo tempo, o outro pé vinha aplicando um pontapé e encerrando a luta. Ele mesmo não sabia de onde surgiu ou quando começou a desenvolver essa habilidade, mas amava fazer o que fazia. Outra coisa incrível é que, quando criança, Odair Estala-Pé assistiu a uma briga de rua aonde um dos brigões tinha um facão nas mãos e num movimento de valentia, querendo intimidar, esfregou o facão no chão produzindo faíscas. Odair Estala-Pé conseguia fazer a mesma coisa com os pés. Fosse nas Rodas de Capoeira ou nas brigas em que se metia, Odair Estala-Pé arrastava um pé no chão e as faíscas subiam. Os adversários ficavam assombrados com os estalos e as faíscas que não percebiam a chegada do outro pé, que sem pena ou piedade os colocava nocauteados.

Mesmo sendo afamado como valente capoeira, Odair Estala-Pé viveu a vida isolado numa praia no litoral , mas de novo ganhou fama quando foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros por, em três situações distintas, ter salvado três pessoas de afogamento.