O DELEGADO NOBRE, O CAVALO BRANCO E A NAMORADA BANGUELA.

Na década de 40, o Sr. NOBRE com 25 anos de idade foi nomeado Delegado de Policia de Laranjeiras, distrito de Quixadá.

O Sr. NOBRE, era conhecido pelo apelido de Zuca e era o filho mais novo do fazendeiro Jeminiano Correia Nobre, meu avô.

O fazendeiro JEMINIANO , por ser muito conhecido na redondeza, era muito procurado por políticos da época para ajudar nas campanha eleitoral, principalmente os candidatos à Prefeitura de Quixadá.

Devido essa influência política, nomeou o Sr. NOBRE, "O ZUCA" para ser Delegado da Região.

De posse da nomeação o Sr .NOBRE, foi ser o Delegado de Laranjeiras, distrito do Banabuiu e quando ia para Delegacia gostava de usar palitó branco e para combinar andava em um cavalo branco.

Certa vez o Delegado NOBRE, foi uma festa em um povoado, cujo festa se realizou no alpendre da casa de uma fazenda.

O local era iluminado com lampião e fogueiras e a festa era animada por um sanfoneiro e seus integrantes.

No meio da festa o Delegado NOBRE, que já havia tomado umas cervejinhas, chamou uma moça para dançar e a dança rolou até a madrugada, com Intervalo claro para uma cervejinha .

Conversa vai conversa vem , rolou um clima, entre o delegado e a moça com beijinho e tudo...

Apaixonado o velho NOBRE, após o forró, foi deixar em casa aquela moça, que tinha o nome de Jandira, cujo apelido era "Papi".

O Delegado NOBRE seguiu pela ribeira abaixo no cavalo branco e Papi na garupa.

Quando chegaram na casa de Papi, já o dia amanhecendo, ela pediu ao Delegado NOBRE um estojo que havia lhe entregue na festa para guardar.

O velho NOBRE curioso pediu para ver o que tinha no estojo, quando Papi ficou rindo com a mão na boca e disse :" É a minha perereca", então o velho NOBRE assustado olhou para Papi dos pés a cabeça e perguntou, a sua perereca cabe nessa caixinha, tendo a moca dado uma risada, quando o velho NOBRE percebeu que a mulher era " Banguela" e que naquele estojo estava a dentadura (perereca)com dois dentes de ouro.

O velho NOBRE assustado, Montou no cavalo e saiu galopando de ribeira abaixo, pra nunca mais retorna a casa de Papi.

Moral da História :

Perguntado depois ao velho NOBRE se ele havia beijado a boca de Papi sem os dentes, ele respondeu : beijei muitas vezes mas não percebi que ela era banguela, apenas achei o beijo diferente.

CONTO de Edilberto Nobre, baseado em fatos reais.

21.12.2020.