Ladrão de túmulo

Aarav Kaur consultou o relógio de pulso; já passava das 21 h e ele acabara de concluir a instalação elétrica na recém-aberta tumba do faraó Pibamen. Além de supersticioso, Kaur tinha outro motivo para estar nervoso: sem que os arqueólogos responsáveis pela escavação percebessem, ele havia furtado um dos anéis de alabastro que adornavam os dedos da múmia, e agora tinha somente uma hora para se encontrar com seu contato num shopping center no Cairo, onde negociaria a relíquia.

Os guardas que faziam a vigilância externa da tumba, de nada desconfiaram. Kaur entrou em seu carro, estacionado próximo a entrada do túmulo, e dirigiu sem qualquer percalço até o shopping. Lá, o comprador o esperava na praça de alimentação.

- Você trouxe a peça? - Indagou o homem, quando se viram frente a frente.

- Estou com ela - replicou Kaur, retirando o anel do bolso e o expondo sobre a mesa onde haviam se sentado.

Neste exato instante, as luzes do shopping piscaram. O homem olhou para o anel, desconfiado, e depois para Kaur.

- Desculpe, mas não posso comprar isso - anunciou.

- Por quê? - Questionou Kaur surpreso.

- Este é um anel que traz má sorte a quem não for seu legítimo portador - informou o comprador. - Assim acreditavam os antigos egípcios, e eu não pretendo contradizê-los.

- E... o que eu faço? - Indagou Kaur.

- Devolva ao lugar de onde tirou - sugeriu o comprador.

- Eu... não posso fazer isso - admitiu Kaur.

- Então, só há uma coisa a fazer - replicou o comprador, retirando um martelo de leiloeiro de bronze do bolso do paletó. E antes que Kaur pudesse fazer alguma coisa, deu uma única martelada no anel, reduzindo-o a pó. As luzes do shopping piscaram novamente.

O comprador limpou cuidadosamente a base do martelo e guardou-o. Depois, espanou a poeira da mesa e ergueu-se.

- Não se meta com coisas que não compreende - alertou o homem, antes de se misturar ao fluxo de turistas que circulavam pela praça de alimentação.

Kaur engoliu em seco. De que terrível catástrofe haveria escapado?

No dia seguinte, decidiu que não mais trabalharia com iluminação de escavações no Vale dos Reis.

- [17-12-2020]