ESTE ARAGUAIA 06

   

Meus amigos por favor quem quiser ver o vídeo no youtube copie o link e cole no seu navegador e vai entrar no meu canal que está precisando de uma ajudinha e quem sabe até vou merecer um comentário lá e um lik? Há é tem minhas musicas em vídeos pagando micos por lá.

https://youtu.be/K-botKXR6zs?list=PLN1WxPSEwrNTs7Qlj-hmuqMN7phOJlNKK

https://youtu.be/bp53WmOV2sg?list=PLN1WxPSEwrNTs7Qlj-hmuqMN7phOJlNKK

 Solidão? Seu Joel o filho Moacir de dezoito anos, Neusa dezesseis e Leandro, “Leo” rapa do tacho como diz dona Lena, com a alegria da gente simples. Fui bem aceito por eles o pequeno me chamou de tio... Melhor do que vô. Além deles uma surpresa, uma mulher destas de fechar o comércio corpo escultural de uns quarenta anos, tudo nela parecia feito à mão. Sorriu-me com um sorriso cativante e me disse parecendo que ensaiara para dizer: Boa noite eu sou Marta, você chegou hoje? Que pena, chegou ao final do meu tempo, depois de amanhã eu já vou embora, mas seja muito bem vindo. Agradeci e me apresentei, ela foi-se e eu fiquei alegre, como era legal ser recebido assim com tanto carinho por todos, coloquei na conta dos que gostam de aventuras em matos e rios. Somos assim os que gostamos do simples.

     Tinha ainda um casal jovem que estavam em lua de mel, depois de três meses de casados, “Elaine e Eduardo” os dois me cumprimentaram com simpatia, pensei apenas: )( – bom ser rico, lua de mel de três meses é bom demais. Os três pescadores me cumprimentaram cheios de graça, simpáticos e folgazões, os tipos: “bom vivam” e que sabem levar a vida.

     Aguardei por uma hora para fazer o quimo e depois me levantei e me despedi, Marta disse parecendo meio decepcionada, ela é quem mais conversou comigo após o jantar, mas já vai dormir assim tão cedo, - que foi não gostou de conversar comigo? Falou isto rindo graciosamente e eu me apressei em explicar o motivo, - claro que gostei, é que dormi apenas duas horas na noite passada e já fiz muito exercícios por hoje, além da viagem naquela estrada horrível. – Ela brincando disse que então eu estava perdoado, despedi de todos e o seu Joel me deu uma olhada meio esquisita e piscou um olho, entendi a situação que ele criara e quase soltei uma das minhas boas risadas caipiras, me contive e fui pegar a toalha e tomar um banho antes de ir para a cama.

     O banho foi relaxante, escovei as canjicas e voltei ao quarto. Afastei o cobertor da cama, pois estava um tempo gostoso e poderia dormir como gosto no calor, dei uma olhada no quarto, o teto era forrado e o quarto bem pintado, simples, mas aconchegante, a porta não tinha gretas e tinha chaves, pensei numa molecagem, tranquei a porta, fiquei nu por completo, e me veio à figura da morena provocante, ri apaguei a luz e me deitei.

     O pensamento voou um pouco e eu deixei, só um pouco, pois minha ida pra lá era exatamente para ordenar estes pensamentos, e precisava dormir. Pensei nela, o que estaria fazendo agora, certamente assistindo novela ou escrevendo lindos versos de amor no seu habitual romantismo vivendo entre o sonho e a realidade, com medo da vida e possivelmente rindo das minhas mazelas. Talvez por um destes caprichos do destino estivesse se lembrando de mim e quem sabe com todo este meu cansaço os meus pensamentos estivesse vagando no ar tentando encontrar esta conexão para mitigar minha dor? Não, coisas de amor não são resolvidas com esta facilidade, tem o sofrimento, a incompreensão, às perguntas sem respostas, e a dor que alfineta o coração e a alma da gente, dores que às vezes nem o tempo pode curar.

     Trouxe meus pensamentos de volta e apelei para uma das minhas regras, existem tantos livros de autoajuda ditando regras para tudo na vida das pessoas e eu nunca as aceitei, se me considero inteligente, eu faço minhas regras, aceitar o que outro quer meter na minha cabeça é insultar esta inteligência. Tenho uma regrinha infalível para este caso, se quero dormir mesmo, eu começo a imaginar um céu estrelado, e deixo a mente se esvaziar até só restar o espaço escuro e vou seguindo neste escuro até avistar uma luz, esta luz vai aumentando até começar a se definir e depois eu a afasto até se tornar apenas um pontinho distante e recomeço a trazê-la de volta faço assim quantas vezes eu precisar, é tiro e queda.

                                   ARAGUAIA LETRA DE MUSICA 02

 

Este rio Tão bonito e tão milenar

Esta história viva tão centenária,

Esta floresta que estão a dizimar

Destruindo este rio tão Araguaia.

 

Estes botos teimosos e insistentes

Trinca ferro bate terin, terin terém.

E todos estes bichos tão valentes

Insistindo em este: viver também.

 

Ó homens maus tão ignorantes,

Parem e pensem alguns instantes,

Seu tempo é pouco este Rio não,

 

Ó homens brutos tão inconstantes

Sejam menos idiotas e conflitantes,

Usem esta cabeça e este coração.

 

E se algum dia seu bisneto chegar

Existirá um Araguaia pra ele olhar?

Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 02/09/2020
Reeditado em 02/09/2020
Código do texto: T7053033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.