Oportunidade imperdível

Estava sendo a viagem de toda uma vida, embora o momento talvez não fosse dos mais adequados.

- Tínhamos que aproveitar a oportunidade - declarou Norman, na proa do veleiro.

- Não discordo. Mas é inegável que quanto mais perto estivermos do Estreito de Gibraltar, maior a probabilidade de sermos parados por patrulhas espanholas - replicou Bryan.

- Os espanhóis são neutros - minimizou Norman.

- Oficialmente, sim. Mas sabemos que apoiam Hitler por baixo dos panos.

- Vai dar tudo certo - afirmou confiantemente Norman. - Os Estados Unidos também estão neutros no conflito, e nós somos cidadãos norte-americanos.

Ao cair da noite, os dois velejadores avistaram Gibraltar. E também duas lanchas de patrulha da Marinha britânica. Uma delas aproximou-se, enquanto a outra prosseguia em seu curso.

- Precisamos ver sua documentação! - Gritou um dos marinheiros.

- Podem vir a bordo, somos dos EUA! - Gritou de volta Bryan.

A lancha encostou no veleiro e dois marujos foram a bordo, examinar os documentos que Norman exibiu.

- O que estão fazendo tão longe de Nova Iorque? - Indagou um dos britânicos.

- Estamos indo para a Grécia - explicou Norman. - Temos amigos lá.

- Época estranha para fazer uma viagem de turismo - avaliou o outro. - Precisamos vistoriar seu barco.

- À vontade - replicou Bryan.

Os britânicos entraram em todos os compartimentos do pequeno barco e desceram ao porão, sem encontrar qualquer anormalidade.

- Vocês estão liberados - declarou finalmente um dos marujos. - Mas talvez tenham dificuldades em permanecer na Grécia; parece que Mussolini começou um ataque contra eles, através da Albânia.

- Mussolini? - Bryan e Norman entreolharam-se.

- É um palhaço - desdenhou o outro marujo. - Capaz dos gregos o porem para correr...

- Talvez seja mais prudente pararmos em Gibraltar por uns dias, até a situação se definir - sugeriu Bryan.

- Apresentem-se à Capitania dos Portos - recomendou o último britânico antes de voltar à lancha de patrulha.

Norman e Bryan retomaram o curso para o Estreito quando a noite já havia caído. A perspectiva de fazer uma pausa em terra firme após semanas em alto mar, parecia agora extremamente sedutora.

- [11-08-2020]