No beiral do mundo

A visita ao Acampamento Base do Everest no dia anterior, conforme informei à família em casa por videochamada, havia sido somente o aperitivo.

- Amanhã de manhã, bem cedo, começa a verdadeira aventura - informei em tom dramático para a câmera do celular, tendo às minhas costas o complexo de cabanas da vila de Gorak Shep e os picos nevados da cordilheira do Himalaia.

- E até onde você vai subir, tio? - Perguntou preocupada minha sobrinha Cléo, espiando por cima do ombro do meu irmão.

- Até uma altura vertiginosa, literalmente de tirar o fôlego... 5643 m acima do nível do mar!

- E está levando a garrafa de Fanta Uva que lhe dei? - Inquiriu ela, muito séria.

- Está bem aqui, Cléo - afirmei, apontando com o polegar da mão esquerda enluvada para a mochila de alpinista que levava.

- Vai tirar foto bebendo a Fanta, quando chegar ao pico? - Insistiu ela.

- Claro que sim, Cléo! Se ela não tiver congelado até lá...

Minha cunhada colocou a cabeça no campo de visão da câmera, à frente do meu irmão.

- Mas me diga, cunhado... como está sendo essa experiência de escalar no Nepal? - Ironizou.

- Eu nunca imaginei que alguém que sequer escalou o Pão de Açúcar, pudesse querer virar alpinista - alfinetou meu irmão.

- Aqui somos um grupo muito coeso, nesta expedição - repliquei em tom altivo. - Há um verdadeiro trabalho em equipe, e mesmo gente sem experiência... como eu... contam com a colaboração de todos.

- Ou seja, se você começar a escorregar pela corda, pendurado na face da montanha, alguém estará pronto para te segurar lá embaixo? - Provocou meu irmão.

- Não corro esse risco! - Protestei indignado.

- O tio pode cair da montanha? - Perguntou Cléo, apreensiva.

- Cai nada - retrucou minha cunhada. - Seu tio vai subir o Kala Patthar, que na verdade nem é uma montanha.

- É só um mirante - completou meu irmão, rindo. - E ele posando de alpinista!

- Mas tem a melhor vista do Everest - atalhei, para recompor minha dignidade ofendida.

- Boa escalada, cunhado! - Despediu-se minha cunhada com uma risadinha zombeteira.

- [20-05-2020]