Uma Noite no Sertão

Certa vez, viajei para Dom Pedro, um município brasileiro pertencente ao estado do Maranhão e situado na região dos Cocais. Eu estava bem acompanhado e passei uma agradável noite no sertão. Tamanha satisfação pela experiência vivida me rendeu este escrito.

A história do município tem origem em Mata do Nascimento e está associado a Manoel Bernardino, que conseguiu reunir adeptos na luta por uma coletividade igualitária no campo contra influentes fazendeiros codoenses.

Dom Pedro é uma cidade tranquila, na qual as pessoas, mesmo com tanta tecnologia à disposição, sentam-se em cadeiras nas calçadas das casas para conversar.

Ao entardecer percebia-se o voo, o pouso e o canto dos pássaros, que se agasalhavam nas frondes das palmeiras para dormir, bem como os sons das cigarras.

Eis que a lua majestosa surgiu por trás das palmeiras dos babaçuais. Quando a noite chegou, a lua alcançava sua majestade, e o céu estava limpo, estrelado e sem dar sinal de chuvas.

O brilho da lua mudou a paisagem, iluminando o sertão e dando um ar romântico ao ambiente campestre. O vento soprava suavemente, embalando as palhas das palmeiras, quase que como para nos ninar.

A noite estava tranquila. Ouvíamos tão somente os sons emanados da natureza e podíamos aproveitar o clima, o luar e contemplar a beleza do sertão. Estar longe da balbúrdia da cidade grande nos proporcionava a forte sensação de calmaria. O silêncio era tamanho que no máximo ouviam-se o alarido de algumas aves noturnas e o ruído estridente dos grilos.

A noite ia caindo, e a cruviana chegou com o vento frio que refletia nos corpos que pediam aconchego e agasalho.

Expedito Carreiro
Enviado por Expedito Carreiro em 04/04/2020
Código do texto: T6906355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.