Escola de gladiadores
- Ser gladiador é melhor do que ser escravo - afirmou Sextus Minucius orgulhosamente, ao recepcionar seu irmão caçula, Septimus, recém-adquirido para compor o plantel; este não parecia muito convencido.
- Mas nós continuamos a ser propriedade do dono da escola de gladiadores - retrucou o rapaz.
- Mas podemos conquistar nossa liberdade se nos sairmos bem nas lutas - avaliou Sextus. - E aqui há boa alimentação e médicos para cuidarem de nós!
- Para cuidar dos que sobreviverem às lutas na arena, imagino - replicou Septimus olhando disfarçadamente para os aspirantes a gladiador que se exercitavam no pátio da escola. - Por que todos aqui me parecem gordos, irmão?
- Ter uma boa camada de gordura é questão de sobrevivência - explicou em tom grave Sextus, apertando o braço do caçula. - Magro do jeito que está, qualquer corte superficial vai atingir uma veia ou artéria. Se você estiver gordinho, vai doer, vai sangrar, mas poderá continuar o combate normalmente. E além do mais...
Apontou para uma longa cicatriz no peito depilado.
- Ferimentos superficiais fazem parte do espetáculo. A plateia fica com a impressão de que você foi ferido de morte, quando na verdade apenas a camada de gordura foi atingida.
Septimus balançou a cabeça, aparentemente conformado.
- Bom, então vou ter que aprender técnicas de combate... e engordar? O que vocês comem para ganhar peso? Porco? Vitela?
Sextus fez um gesto negativo.
- Aqui raramente temos carne no cardápio. Mas poderá comer toda a papa de cevada que puder aguentar. Vai ver como vai engordar rapidinho!
- [05-03-2020]