Pescador de homens

Dias depois, Myles Sterrett caminhava pelas ruas poeirentas de Rio Grande, quando ouviu gritarem o seu nome.

- Sterrett!

Não esperando ser reconhecido tão cedo, voltou-se para ver quem o chamara: era o xerife da cidade, aproximando-se dele a cavalo.

- Como vai, xerife? Desculpe não ter ainda ido fazer-lhe uma visita - desculpou-se o rapaz.

- Creio que eu lhe dei um aviso, lá na estrada - retrucou o homem da lei, dedo em riste.

- Decerto, xerife, e eu o tomei como um sinal da vontade de Deus - arguiu Sterrett sorridente, exibindo a Bíblia de capa preta que trazia debaixo do braço. - Agora sou o pastor Sterrett!

- Pastor, hein? - Avaliou criticamente o xerife, mão no queixo. - Pois pode ter certeza de que irei assistir um dos seus cultos, para ter certeza de que não está subvertendo a Palavra de Deus.

- Muito me honrará a sua presença, xerife - redarguiu o rapaz. - E afinal, teve sucesso na sua caçada ao bando de Nehemias Penell?

- A terra parece tê-los engolido - admitiu o xerife, retorcendo os bigodes. - Mas pelo menos conseguimos abater um dos malfeitores, antes que fugissem da cidade, o canalha do Bill Huntington.

Foi então que Sterrett lembrou-se do grupo que encontrara no bosque, fazendo um sepultamento, e sentiu um calafrio.

- Um foi morto... e quantos estão foragidos, xerife?

- Quatro - replicou o xerife. - E há uma boa recompensa para quem der pistas que levem a prisão deles, ou a recuperação do dinheiro.

Sterrett decidiu que era melhor ficar calado. Afinal, seu encontro com Nehemias Penell e seu bando ocorrera há vários dias. Improvável que ainda estivessem na região. E todavia...

- Xerife... o senhor disse que um dos homens de Penell foi morto aqui em Rio Grande?

- Sim, Bill Huntington, já falei. Levou um balaço pelas costas, na fuga. Fotografamos o corpo no caixão, e depois o enterramos no cemitério da cidade. Por que a pergunta?

Se Bill Huntington havia morrido em Rio Grande, quem Penell enterrara no bosque? Só havia uma resposta que fazia sentido.

- E de quanto seria essa recompensa para quem achar o dinheiro roubado, xerife?

- Mil dólares, rapaz, mil dólares.

- Bem... eu acho que tenho uma ideia de onde Penell enterrou o roubo - revelou Sterrett.

* * *

Com os mil dólares da recompensa pelo resgate do dinheiro do banco, Myles Sterrett comprou uma casa e abriu um salão de pregação em Rio Grande. O local tornou-se um ponto de encontro para ex-jogadores, ex-prostitutas e outros párias da sociedade local, cuja presença era agora tolerada pelo xerife com base em sua recuperação moral.

E Myles Sterrett estava lá para testemunhar, que a conversão daqueles pecadores era realmente sincera e irreversível...