O cavaleiro solitário

Myles Sterrett viu a nuvem de poeira ao longe, na estrada. Fosse lá quem quer que estivesse vindo, estava com muita pressa. Reduziu a velocidade do cavalo baio a um trote, e manteve o curso. Se o grupo que se aproximava fosse hostil, ele pouco poderia fazer: ao seu redor, uma vasta planície entrecortada por arbustos esparsos; nenhum lugar onde pudesse se esconder. O sopé das montanhas, para onde estava indo, distava ainda algumas horas de cavalgada. Com sorte, chegaria lá antes do anoitecer.

O grupo de cavaleiros estava agora mais próximo. Eram meia dúzia de homens armados de rifles, e um deles trazia uma estrela de prata no peito: a lei estava atrás de alguém, pelo visto. Não dele, esperava. Parou o cavalo e ficou à espera.

- Olá forasteiro! - Saudou-o o xerife, após erguer o braço para pedir alto à patrulha. - Está vindo das bandas de Arrow Creek?

- Passei por lá faz algumas horas, xerife - replicou Sterrett tocando na aba do chapéu.

- E viu algum grupo de cavaleiros indo para lá?

- Não, xerife. A estrada está bem deserta. Mas o que houve?

- Um grupo de homens do bando de Nehemias Penell assaltou o banco de Rio Grande. Foram vistos pela última vez seguindo pela estrada para Arrow Creek.

- Bom, como lhe disse, não vi nenhum grupo indo em sentido contrário. Será que não saíram da estrada, para despistar?

O xerife coçou a cabeça sob o chapéu, depois virou-se para os ajudantes.

- O que acham?

- Talvez seja melhor nos dividirmos em dois grupos - sugeriu um dos homens. - Seguimos pelas laterais da estrada e nos encontramos em Arrow Creek.

- Boa ideia - aprovou o xerife. E para Sterrett:

- Como se chama, rapaz?

- Myles Sterrett, senhor.

- E o que vai fazer em Rio Grande, Sterrett?

Sterrett pensou em mentir, mas isso de nada adiantaria se fosse encontrar o xerife no futuro imediato.

- Eu sou jogador, xerife. Se houver um saloon em Rio Grande onde eu possa ganhar um dinheiro honesto...

O xerife deu uma gargalhada, seguido pelos ajudantes.

- Dinheiro honesto... com jogo? Ora, Sterrett, conte outra.

E apontando o rifle para o rapaz:

- Limpamos a cidade de todos os jogadores, bêbados e prostitutas, e não os queremos de volta. Muito cuidado se pretende passar um tempo na minha cidade: se eu o encontrar no saloon, nos dados ou no carteado, pode ter certeza de que será convidado a deixar Rio Grande. E nunca mais voltar!

- Eu... grato pelo aviso, xerife - foi tudo o que Sterrett conseguiu dizer, mantendo o sangue frio.

A patrulha do xerife dividiu-se em dois grupos e seguiram seu caminho em direção a Arrow Creek, internando-se pelas laterais da estrada.

Sterrett ficou ainda um tempo ali parado, pensando no que iria fazer em seguida. Sem muitas opções, retomou seu caminho para as montanhas distantes.

[Continua]

[20-02-2020]