Beijo na face

Bernardo faz parte de um relacionamento amoroso de mais de vinte anos com a esposa. Casado e muito fiel à família, todos os domingos vão ele, a esposa, a filha e um filho de criação à missa. Sempre vão no horário da noite.

Com grande trabalho na oficina, Bernardo está sempre estressado a semana toda. É cliente que precisa do veículo o mais rápido possível. É cliente que não comprou as peças de reposição quando foi solicitado. É cliente que o pagou com cheque sem fundos e diz que depositará o dinheiro na próxima semana. Fiscal da prefeitura que vem de vez em quando lhe fazer uma visita e alertá-lo que o ISS está pendente no Fisco e que poderá ter as notas de serviços bloqueadas. Tudo isto e mais outras coisas, tornam o dia de trabalho de Bernardo muito agitado, que às vezes ele pensa em parar de trabalhar como mecânico e tentar outra forma de trabalho. Tem vontade de trabalhar no sítio recentemente comprado, mas tem receio de não se acostumar, pois já está quase se aposentando e deixará a função para o filho mais velho, que o auxilia no trabalho e foi considerado um dos melhores mecânicos da região. Motivo de orgulho para o pai e sobretudo para o filho, que cursa a faculdade de engenharia mecânica na cidade próxima.

Na semana passada, ele fez uma série de exames de saúde. O resultado estava demorando a sair, pois a bioquímica estava de férias e demorou mais cinco dias para voltar. Desta forma, Bernardo ficava mais furioso e chegou ir até à casa dela para se informar. A moça, uma jovem de vinte e sete anos, muito tímida e não gostava de namoro, preferindo a vida solitária, tinha adotado uma linda criança e estava feliz. Não era mãe biológica, mas considera a mãe da criança. Conta-se que ela foi apaixonada por um jovem, porém o namoro não foi à frente por questões familiares. Ficou namorando a imagem do jovem dentro do coração, mas não teve coragem suficiente para lutar por este grande amor. Desta forma, desiludiu com a vida amorosa e sempre se manteve quieta no próprio canto. Estudou muito, formou-se em farmácia e montou o laboratório. Possui uma rede de laboratório com mais de doze pontos de coleta nas cidades próximas. A vida dela é muito agitada. Nos finais de semana, ela e a filha adotiva vêm para a cidade onde Bernardo mora. Ficam juntas na casa da família e retorna na segunda-feira para a cidade matriz do laboratório, para enfrentar mais uma semana de labuta.

Bernardo, como sempre, muito agitado, não tinha lugar. Estava com os nervos à flor e faltava pouca coisa para explodir com quem cruzasse o caminho. Pensava ele que estava doente do coração. Ele não fumava, não bebia e sempre se divertia fazendo caminhadas ou jogando futebol. Nos dias antecedentes ao exame, pensava tudo de ruim com relação à saúde. Pensava estar cardíaco, pensava estar diabético e até pensar que estava com qualquer tipo de doença, principalmente doença grave. Ele era acalmado pela esposa e pelos filhos. Às vezes chorava, mas não escondia a preocupação. A vida dele era simples e nunca tinha ido ao médico. Somente o fez quando criança e tinha pavor a injeção.

No domingo, quando ele e a família caminhavam rumo à igreja, viu a bioquímica com a filha e logo quis perguntá-la sobre o resultado. Logo foi impedido pela esposa que disse para ter paciência. Na segunda-feira ela iria ao laboratório para se informar e ficaria muito ruim se ele perguntasse para ela logo ali, a caminho da missa.

Os minutos foram passando e chegaram à igreja. Tinha muita gente e os lugares estavam restritos. Com muito custo, Bernardo se arranjou em um lugar, juntamente com a família. Estava muito quente e mal os ventiladores conseguiam soprar o vento necessário para refrescar as pessoas.

O padre iniciou a missa. O coral cantava e os leitores liam belos textos e todos refletiam as palavras. Era missa festiva e sempre as palavras se encaixavam na vida de cada um.

Bernardo, muito ansioso, mal se concentrava nas pregações. Sempre olhando para os lados e para trás. Parecia que procurava alguém ou tentava achar algo dentro de um gramado de futebol.

Em um determinado momento, ele enxergou a bioquímica, com a filha nos braços, parecia procurar um lugar para sentar. Ele não se conteve e a chamou para perto. Espremeu de um lado, fazendo com que a esposa pusesse a filha no colo e a profissional, em gesto de agradecimento, aceitou e sentou-se. A menina, bem arrumadinha, com um lacinho no cabelo, carregando uma bolsinha com água, suco e algumas bolachas, enfeitada com um par de brincos, sempre olhava para Bernardo e dava a mãozinha brincando o com o mecânico. Ficou assim por um grande momento. A mãe olhava meio desconfiada e tentava repreender a filha, mas a menina sorria, gritava e fazia a maior festa com Bernardo.

O tempo foi passando e o mecânico queria uma oportunidade para se informar do resultado do exame. Não se contentava que deveria ir se informar na segunda-feira. A ânsia que passava dentro de si era muito grande e mal se concentrava nas palavras do vigário e nem mesmo olhava para a esposa e a filha. Olhava constantemente para a bioquímica e brincava com a filha dela. Isto já causava preocupação para a esposa e pensava que o marido estava tentando se aproximar da jovem mãe colocando a perder todos os anos de casados, na mais absoluta paz, harmonia e felicidades do casal.

Em determinado momento, a menina deu sinal de cansaço e ameaçava dormir. A jovem mãe, meio preocupada e com pouca experiência, solicitou que Bernardo a ajudasse. Bernardo, sempre curioso, procurava um pequeno pretexto para tentar perguntar o resultado do exame, mas não tinha coragem suficiente ou o momento não era adequado.

A menina dormiu segurando o dedo de Bernardo. Ele ficou meio constrangido vendo que a esposa já estava de cara feia para ele. O que fazer diante daquela situação. Precisava saber o resultado e a companheira pensava que ele estava querendo ter um caso com a moça, justamente ali, dentro da igreja. Como ficaria a reputação do casal? Pensava ele a todo instante.

Em um determinado momento, quando ele ajeitou a criança no colo da moça, teve a coragem e perguntou qual era o resultado do exame, se tudo estava correto, se ele não tinha nenhuma doença grave. A moça, meio desconfiada da aproximação de Bernardo e percebendo que a esposa dele não estava nada satisfeita com os acontecimentos daquele instante, lembrou que havia assinado o resultado digitalmente antes da missa e que os resultados eram satisfatórios. Bernardo estava com saúde de leão. Todos os exames tinham dados negativos e estavam prontos. Viveria ele por muitos anos. A bioquímica aproximou do mecânico e chegando aos ouvidos dele, assim disse:

- Senhor, hoje eu assinei digitalmente seus exames. Estão prontos. O senhor não tem paciência em esperar. Deve estar muito aflito para saber os resultados. Amanhã poderá ir ao laboratório desta cidade e buscar. Vou adiantar que os resultados foram todos negativos. O senhor não tem nada de doença. Está forte como um touro e deverá ficar calmo como uma preguiça.

Bernardo, ao ouvir isto, ficou jubiloso. Esticou os braços e, abraçando a jovem, deu-lhe um grande beijo na face. Houve coincidência quando o padre disse, no momento em que o mecânico a beijou, a seguinte frase:

- Neste momento, pediria que cada um abraçasse quem estiver ao seu lado e aos casais, presentes aqui, deem um beijo na fase para demonstrar o amor de um pelo outro.

Na segunda-feira, a esposa não foi buscar os exames. O casal ficou de mal por algumas semanas e a jovem, muito tímida, demorou muito a voltar na cidade.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 31/12/2019
Código do texto: T6831381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.