A saideira

Era sábado, faltava meia hora para o toque de recolher, e o pub ainda estava cheio. Donagh O'Foley acabara de olhar para o relógio de parede, e emborcar seu último trago de cerveja daquela noite, quando a porta do estabelecimento foi violentamente aberta por um grupo de soldados de túnica cáqui e calças pretas, os "Black & Tan", rifles Lee Enfield em riste. O'Foley engoliu um palavrão, enquanto as conversas ao seu redor morriam quase que instantaneamente.

- Todos, mãos na cabeça! - Gritou o sargento que comandava o grupo.

Nenhum dos presentes pensou sequer em discutir a ordem recebida. Sob a mira das armas de pelo menos dez soldados, foram sendo revistados em busca de qualquer pertence que pudesse ser considerado suspeito pelas tropas inglesas. Com os dedos entrelaçados no alto da cabeça, O'Foley dava tratos à bola tentando imaginar como escaparia daquela situação.

- O que você tem aí nessa bolsa, irlandês? - Indagou o sargento, cutucando com o cano do revólver Webley a bolsa de pano que O'Foley colocara a tiracolo na cadeira ao lado.

- São... roupas de trabalho, sargento - replicou O'Foley sem erguer os olhos. - Estou levando para lavar.

Eram roupas... cobrindo meia dúzia de granadas Mills 36, que ele deveria entregar ao seu contato no IRA.

- Vamos ver isso de perto - retrucou o sargento, colocando a bolsa sobre a mesa e começando a retirar o conteúdo. Segundos depois, interrompeu o processo, expressão de desgosto.

- No que você trabalha, irlandês? Desentupindo esgotos? Essas roupas fedem!

- Perdão, senhor. Eu sou... encanador.

- Chega, guarde esse lixo! - Ordenou o sargento para um mais do que feliz O'Foley, apesar das gargalhadas de desprezo dos ingleses.

E, virando-se para os soldados:

- Acharam algo suspeito?

Nenhum havia visto nada de estranho e o sargento ordenou a retirada. Antes de sair, contudo, virou-se para os irlandeses silenciosos e alertou:

- O toque de recolher começa em vinte minutos. Se eu os pegar lá fora após às 10 h, podem ter certeza de que vão levar um tiro!

Quando finalmente bateu a porta, O'Foley virou-se para o balcão e ergueu um dedo.

- Por favor, a saideira. Estou com os joelhos tremendo.

Aquela, foi por conta da casa.

- [31-10-2019]