A arraia do mar e seus mistérios!

O menino sonhava ser um príncipe. Zanet era o seu nome. Como todo menino, não nasceu falando, mas, a cada passo de suas pequenas pernas, vivia um sonho bom a todo instante.

Momento raro e de grande beleza foi quando Zanet caminhava pela praia, num certo dia de céu azul. Ao seu lado, o fiel amigo Jonas e o mar de ondas calmas e águas cristalinas. Uma beleza sem igual, vivida por aqueles dois amigos, garotos de um ponto do planeta terra que se chamava Verdania: comunidade do litoral do interior do Rio de Janeiro.

Quando caminhavam os dois amigos pela praia afora, naquele momento vazia de pessoas e inundada por um lindo sol, avistaram uma enorme jamanta banhando-se na beira da água.

Zanet se lembrou de um sonho que teve no dia anterior: um peixe enorme o teria levado para uma ilha deserta e cheia de coisas novas e interessantes. Foi quando pediu a seu amigo que fosse com ele junto da jamanta. Assim o fizeram para ver se conseguiam chegar a tal ilha, afinal, era um sonho de aventureiro e eles eram rapazes fortes, bem dispostos, que viviam uma vida de garotos levados que só pensavam em pipa, escola e deveres de casa. Logo se aproximaram da raia que acenava para eles. Seguraram no seu rabo enorme e foram seguindo o nadar da raia pra ver onde aquilo ia dar. Um tempo passou e os garotos chegaram numa ilha nas braçadas da raia jamanta. No caminho, sentiram uma coisa estranha na raia: parecia que ela era a rainha do mar, ou melhor, o centro do oceano pois todos os seres do mar respeitavam seu flutuar nas águas tão azuis, brilhando em seus olhos pequenos.

A arraia deixou os garotos Zanet e Jonas na ilha do saber. Era tudo que Zanet queria: saber! Para conquistar sua princesa e um reinado de autonomia. Na vida real, seu sonho era casar com sua outra metade e ser feliz na vida que pediu a Deus. Zanet se recordou de que sua mãe, um dia, pediu que ele rezasse um Pai Nosso e uma Ave Maria antes de dormir para não ter sonhos ruins. Foi aí que ele se deu conta de que seu sonho era bom e o viveu.

Zanet, mesmo com pouca idade, sabia que uma vida leva a outra e as duas ao mundo, que não é pequeno, mas grande como a distância do sol à terra.Viver a vida não é fácil quando só pensamos em problemas, mas, Zanet acreditou no sonho bom de uma vida feliz ao lado de sua princesa, estendeu sua mão para a jamanta e foi aí que teve o conhecimento do mundo: viver não é pequeno, a vida nos oferece um mundo de possibilidades... Uma delas foi encontrar você, meu amor!

Tempos depois, já bem sucedido e com a sua amada, Zanet passeava pela mesma praia quando pensou na arraia jamanta e notou que tudo fora um sonho, mas que marcou sua vida pra sempre...

Jonas e Zanet tiveram momentos de convivência que foram lindos e fizeram toda a diferença na caminhada da vida verdadeira, lição do existir! Um aprendeu com o outro amigo e no mistério do mar ficou a saudade da jamanta, rainha do mar, que desvendou o conhecimento para os dois garotos que se tornaram príncipes de verdade, ambos com sua única amada, construindo uma vida de riqueza e saudades...

Zanet teve tantos filhos e filhas que não dá para contar nos dedos. E só com sua única princesa, que era mulher de grande beleza. A arraia o ensinou muito e revelou que o melhor que se faz é conquistar seu grande amor de verdade, mostrando sua identidade. Qualidades de um bom pescador, que olha para o redentor e vê a vida de luz que ilumina todo amanhecer...

Roberto Amorim Santos
Enviado por Roberto Amorim Santos em 22/10/2019
Código do texto: T6775924
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.