Aí vem a tempestade

A secretária, em seu elegante uniforme cinza-esverdeado de SS-Helferinnen, deu duas batidas na porta do gabinete antes de entrar, com um pequeno envelope na mão. Atrás de uma escrivaninha de mogno Luís XVI, o marechal ergueu os olhos cansados dos relatórios que estava revisando.

- Senhor... interrompo? - Perguntou a jovem.

- Não, Inga - redarguiu o marechal, aprumando o corpo. - A interrupção é bem-vinda... ter que lidar com essa papelada me faz sentir falta dos campos de batalha da África do Norte.

- Imagino, senhor - sorriu a jovem, aproximando-se com o envelope. - Veja, chegou um telegrama da Luftwaffe... creio que é o que estava esperando.

- Vejamos - disse, erguendo a mão para receber o documento. Abriu-o com uma espátula e desdobrou a folha dobrada em seu interior. Seu rosto iluminou-se.

- Ah! Boas notícias! Teremos duas semanas de mau tempo no Canal... era tudo de que eu precisava agora.

- É a primeira vez que vejo alguém comemorar o mau tempo, senhor - comentou a secretária, intrigada.

- É que você não é uma estrategista militar, Inga - replicou ele em tom paternal. - Tempo ruim no Canal da Mancha, com tempestade e mar violento, significa que os Aliados não tentarão atacar a costa da França. Eu precisava mesmo desse intervalo para ir até a Alemanha... a minha esposa faz aniversário daqui a dois dias.

- Que romântico da sua parte, senhor! - Aprovou a secretária.

- Eu e Lucia somos muito ligados... - explicou ele. - Sempre encontrei tempo para escrever uma carta para ela, mesmo no campo de batalha. Portanto, agora que as coisas vão se acalmar pelas próximas semanas, poderei dedicar algum tempo à família.

- Então, vou preparar as suas malas, senhor. Quando pretende partir?

- Amanhã à noite. Por precaução, prefiro esperar mais 24 h para ver se a previsão de meteorologia da Luftwaffe se confirma.

E no dia seguinte, 5 de junho de 1944, uma tempestade abateu-se sobre o Canal da Mancha, para grande satisfação do marechal. Horas depois, ele partia para a Alemanha, gozar de um merecido descanso.

- Não é somente pela festa de aniversário - explicou ao seu subordinado imediato, antes de embarcar no avião. - Tenho que convencer o Führer de que precisaremos de mais divisões de tanques na costa da Normandia... ninguém me convence de que os Aliados tentarão invadir a França por Pas de Calais.

Na manhã seguinte, 6 de junho, o marechal foi surpreendido em sua residência por uma ligação da França: tropas Aliadas estavam desembarcando em massa nas praias da Normandia, sob pesada cobertura aérea. Quando finalmente ele conseguiu retornar ao quartel-general, no início da noite, os Aliados já haviam dominado as cinco principais áreas de desembarque e começavam a avançar para o interior da França.

A derrocada do Terceiro Reich estava próxima.

- [17-06-2019]