O homem que viu o Tigre Branco

Levado à presença do mandarim Yan Zheng, o caçador Zhong Wuhan contou-lhe ter visto um raro tigre de cauda branca nas florestas ao redor do monte Lu, em Jiangxi.

- Então, o animal não era totalmente branco, somente a cauda? - Indagou pensativo o mandarim.

- Somente a cauda, excelência - afirmou convicto o caçador. - Tigres brancos já vi vários, mas esta foi a primeira vez em que vi um com somente a cauda desbotada.

- Imagino que saiba o que significa isso - comentou o mandarim, juntando as palmas das mãos.

- Se me permite dizer, há mais de um significado, excelência... - avaliou o caçador. - Embora no meu modesto entendimento, creio que se trate de uma alusão ao reinado virtuoso do nosso imperador Hongwu.

- Certamente, certamente - anuiu o burocrata. - Talvez o mundo todo não esteja em paz, mas ao menos o reino está.

- E deseja que eu tente capturar o tigre de cauda branca, para que seja levado ao imperador como um símbolo do seu reinado, excelência? - Perguntou Zhong Wuhan.

- De forma alguma - replicou o mandarim. - Um tigre só adquire sua cauda branca ao completar 500 anos de idade; se este animal viveu tanto tempo, nada mais justo que permaneça em liberdade. Traria má sorte ao reino confinar tão poderosa criatura a uma jaula.

E assim, por determinação do mandarim Yan Zheng, o tigre de cauda branca foi deixado em paz. Ao seu superior, Xu Guiying, conselheiro do imperador, ele acrescentou uma explicação que julgara desnecessária fornecer ao caçador:

- Nunca, ninguém, havia visto um tigre de cauda branca. Minha interpretação pessoal, é de que sua aparição marca o início de 500 anos de liberdade para a China, ao fim dos quais, cairá vítima de povos que virão do Oeste.

- O quadrante defendido pelo Tigre Branco - avaliou Xu Guiying. - E depois, o que acha que acontecerá?

- Cinquenta anos após a derrocada, começará a Era do Dragão Verde, onde a China voltará a ser tão poderosa e pacífica quanto é hoje - assegurou Yan Zheng.

Ao tomar conhecimento destas previsões, o imperador Hongwu ordenou que elas fossem gravadas em jade branco e guardadas no templo de Donglin, no sopé do monte Lu. Corria então o ano de 1395 AD, pela cronologia ocidental.

- [23-05-2019]