A transmissão

Fomos até a praça da cidade, ver o que estava sendo chamado de "o milagre tecnológico do século". O dispositivo havia sido montado num caminhão, e consistia numa grande caixa de madeira com uma pequena tela quadrada na parte superior. Os espectadores tinham que se aproximar para ver o que se passava na tal tela, que brilhava num tom fluorescente de verde, e quando eu e minha irmã Helga o fizemos, percebemos que sombras negras passavam por sua superfície de vidro.

- É como no cinema... - murmurou boquiaberta Helga, que para o evento havia colocado o seu uniforme da BDM - a Liga das Garotas Germânicas. - Veja: é como se fosse um rádio com imagem!

Na pequena tela verde, imagens do monumental Estádio Olímpico de Berlim, onde em breve o Führer faria seu pronunciamento na abertura da XI Olimpíada. Não pudemos permanecer muito tempo na frente do aparelho, pois outras pessoas também queriam ver o que se passava. Recuamos para a beira da praça, de onde podíamos ver apenas o brilho verde distante.

- Você acha que um dia teremos algo assim em todas as casas? - Indaguei, mão no queixo.

- Sim, pense como seria maravilhoso... - replicou Helga, entusiasmada. - Podermos assistir a todos os discursos do Führer sem precisarmos sair da nossa sala de estar!

- Não era bem essa a minha ideia - admiti. - Mas se tem imagem, imagine se pudéssemos ver filmes... como no cinema!

Helga franziu a testa.

- Acho que você anda lendo muitas histórias fantásticas, irmãozinho. Hans Dominik, suponho.

Eu gostava dos livros de Hans Dominik, verdade. Neles, brilhantes engenheiros alemães eram sempre os heróis da história e com suas invenções salvavam a raça ariana dos ataques de pérfidos povos inferiores. E agora que eu vira a tal televisão de que tanto falavam, estava mais convicto do que nunca de que os alemães estavam fadados a conquistar o mundo. E, provavelmente, assistiríamos a esta vitória em verde e negro, transmitida ao vivo dos campos de batalha.

Sem tomar conhecimento de minhas elucubrações bélicas, minha irmã me pegou pela mão e finalmente tomamos o rumo de casa.

- [26-04-2019]