A Associação Continental

E depois de 25 dias no mar a bordo do "Moll Molly", um mercante que fazia a rota Liverpool-Yorktown, na colônia da Virgínia, a Companhia de Teatro Mauntell desembarcou aliviada. A travessia pelo Atlântico Norte nunca era desprovida de emoção e tormentas, principalmente no fim do outono, mas todos haviam chegado com saúde e não fora preciso jogar parte da carga no mar, como às vezes ocorria para aliviar o peso do barco. As notícias que os aguardavam, contudo, não eram exatamente das mais alvissareiras.

- As medidas da Associação Continental estão para entrar em vigor em duas semanas - informou-lhes um funcionário aduaneiro. - As 13 Colônias decretaram um embargo às importações e exportações da Inglaterra. Ninguém compra, ninguém vende nada para eles.

Leofric Mauntell, o diretor da companhia, informou que não estava ali para fazer comércio, mas para representar peças de teatro. O funcionário, contudo, foi taxativo:

- A Associação também ressaltou que, como estamos em tempos difíceis, a população deveria abster-se de frivolidades como corridas de cavalo, brigas de galo, jogatina... e peças de teatro.

Era uma proibição formal ou uma recomendação, quis saber Mauntell.

- Depende do comitê responsável por cada região; são eles que estão encarregados de aplicar a lei da Associação.

Mauntell informou que estavam indo por terra para Williamsburg, a capital da colônia.

- Então procure Thomas Dove, responsável pelo comitê de Williamsburg - recomendou o funcionário.

Mauntell trouxera cartas de recomendação de alguns nobres ingleses, apreciadores de teatro, mas imaginou que naquele clima de ressentimento contra a pátria mãe, o efeito que elas poderiam exercer sobre o tal Dove provavelmente não seria positivo. Melhor omitir a informação, pensou.

A distância entre a cidade portuária e a capital da Virgínia não era das maiores, talvez cerca de 36 quilômetros. Todavia, as estradas de terra eram esburacadas, e volta e meia as carroças da companhia tinham que parar para que fossem removidos troncos de árvores caídas no meio do caminho.

- Se estivéssemos na Inglaterra, - comentou Hervey Gifford, um dos atores, enquanto retiravam um choupo caído na estrada - eu já estaria tentando ver de qual lado viriam os salteadores.

- Esse lugar é tão deserto que um salteador aqui morreria de fome - replicou outro ator, Osgood Canon, puxando o tronco para a beira da via.

Ainda tiveram que vadear alguns rios, felizmente não muito profundos, e contornar charcos e pântanos. Finalmente, ao fim de dois dias, chegaram à Williamsburgh e acomodaram-se numa estalagem, antes que Mauntell perguntasse onde poderia encontrar Thomas Dove.

- Provavelmente no Palácio do Governador, já que é o presidente do comitê - lhe foi dito pela estalajadeira.

Mauntell vestiu suas melhores roupas, alugou um cavalo, e lá se foi até o palácio, onde pediu para ser recebido por Dove, ressaltando o fato de que acabara de chegar da Inglaterra. Não demorou muito e o levaram até uma saleta nos fundos do edifício, onde o presidente despachava.

- Como então, está vindo de Londres? - Indagou Dove ao cumprimentá-lo.

Mauntell informou que, na verdade, partira de Liverpool, mas que havia estado poucas semanas antes na capital do reino.

- Estamos neste clima de tensão aqui nas colônias, como já deve estar ciente - explicou Dove. - A Associação Continental é uma última tentativa para fazer com que o Parlamento revogue as leis injustas que nos têm sido impostas... algumas delas, desde 1763.

Mauntell demonstrou simpatia pelo pleito de Dove, embora taxas e legislação comercial fossem assuntos alheios ao seu mister. Entrou no assunto que o levara até ali, solicitando autorização para representar a "Ópera do Mendigo" no teatro local. Dove o encarou em silêncio, parecendo dividido. Finalmente, pronunciou-se.

- Como deve saber, a Associação também busca banir toda e qualquer espécie de atividade frívola... e o teatro é assim considerado. Todavia...

Abriu um sorriso.

- Eu assisti a "Ópera do Mendigo" em Londres e sou um grande apreciador da mesma. Vamos tentar chegar a uma solução de consenso, caso lhe interesse...

Naturalmente, que interessava.

- Em vez dos programas completos, que normalmente duram uma tarde inteira, vocês poderiam apresentar apenas a peça principal... a "Ópera", neste caso, com parte da renda destinada ao fundo de manutenção do comitê da Associação Continental. Desta forma, vocês teriam o patrocínio oficial da mesma.

Mauntell sabia que, se não concordasse, podia fazer as malas e voltar para a Inglaterra. Aceitou.

E assim, sob os auspícios da Associação Continental, a Companhia de Teatro Mauntell começou o seu pretendido giro pelas 13 Colônias. O sucesso só não foi maior porque logo no início do ano seguinte, 1775, as relações entre matriz e colônias sofreu progressiva piora, e antes que evoluísse para o confronto armado, Mauntell resolveu por bem retornar à Inglaterra e aguardar que a situação se acalmasse.

Estava escrito, contudo, que jamais poriam novamente os pés na América. Em 1776, as 13 Colônias declararam sua independência, e por muitos e muitos anos, os ingleses não seriam bem-vindos em solo americano.

- [18-04-2019]