O Homem Que Matou o Facínora

O homem de terno escuro entrou no escritório do xerife como uma nuvem negra, e ergueu a cartola em saudação.

- Xerife Garrett?

- Olá, Jenkins - saudou Pat Garrett, por trás de sua escrivaninha gasta.

- Eu soube que ainda não lhe pagaram os 500 dólares pela morte de Billy the Kid.

- Verdade. O governador Wallace foi quem ofereceu a recompensa... e o novo governador disse que não pagaria porque se tratava de uma "oferta pessoal", não da administração do Novo México - disse Garrett com um sorriso sardônico.

- Pois, em nome dos cidadãos de bem do Condado de Lincoln, eu gostaria de declarar que estamos fazendo uma coleta para cobrir o seu prejuízo... mesmo que o novo governador venha a honrar o que foi publicado no anúncio do jornal.

Garrett ergueu os sobrolhos, surpreso.

- Confesso que não esperava tanto desprendimento dos meus concidadãos - declarou. - Mas por quê?

- Como proprietário da casa funerária da cidade. talvez pareça estranho que eu queira que as pessoas morram de causas naturais, - justificou Jenkins - mas se elas não se sentirem seguras, irão residir em outros lugares - e tampouco terei clientes para sepultar. Para os que lidam com clientes vivos, creio que o raciocínio é o mesmo; foras da lei são maus para os negócios. Negócios honestos, é claro.

- Percebo - redarguiu o xerife.

- E xerife... - hesitou o papa-defunto. - O senhor tem certeza de que Billy the Kid está mesmo morto, não é mesmo?

- Claro que sim - retrucou Garrett com firmeza. - Eu mesmo o matei!

- Certo, certo... é que também ouvi umas histórias de que outro bandido teria sido morto no lugar dele, e que o verdadeiro Kid está por aí, bem vivo.

Garrett passou a mão pelos longos bigodes, aborrecido.

- Jenkins... o estado não me pagou a recompensa porque tem algum tipo de dúvida sobre a identidade do falecido, mas apenas porque não possuem integridade fiscal. Espero que o mesmo não seja feito com a sua generosa oferta de ainda a pouco.

Jenkins ergueu os braços.

- A nossa oferta continua de pé, xerife!

- Ótimo! - Exclamou Garrett. - E, portanto, Billy the Kid continua morto.

O papa-defunto ergueu o chapéu em despedida, e saiu para a rua batida de sol como uma nuvem de tempestade que se afasta.

- [26-03-2019]