1056-QUANDO O DESERTO DE SAHARA ERA MAR-Narrativa histórica

QUANDO O DESERTO DE SAHARA ERA MAR

Kaplan ainda está entre nós. É um extraterrestre que, após uma missão intergaláctica na Terra, em tempos remotos, se apaixonou por uma jovem humana da civilização de Atlântida e por isso foi-lhe permitido permanecer no planeta Terra, quando seus companheiros de missão voltaram ao planeta de origem.

Foi-lhe permitido também permanecer na posse de diversos equipamentos especiais, como um tele-crono-transportador, miniaturizado que o leva a qualquer lugar do planeta Terra, em qualquer tempo. Em um recordador de memórias que grava tudo o que Kaplan vê, todas as situações e experiências que vivencia e o que está acontecendo em locais remotos, bastando haver por parte de Kaplan uma sintonia com o local cuja gravação é desejada.

Assim, já tivemos oportunidade de saber, pelos registros de seu recordador de memórias, da existência de um mar interior que era conhecido por Sah-har, ao redor do qual se desenvolveu um conjunto de cidades-estados. (1)

A civilização de Sah-har era constituída por quinze cidades portuárias à margem do mar ou grande lago. Cidades independentes, cada qual com seu rei ou chefe. Ou melhor, independentes como cidades mas interdependentes entre si, pois intensa era a troca de mercadorias de todos os tipos, necessárias à manutenção dos habitantes.Toda a vasta região ao redor do lago além das terras cultivadas, era coberta por uma floresta densa, de árvores antiquíssimas e gigantescas. O respeito pela floresta era unânime em toda a região, bem como no reino de Zingan. Árvores de cem metros de altura, ou mais, entrelaçadas por cipós e lianas, cercavam todo o lago, exceto nas áreas das cidades e as ocupadas pela agricultura.

Uma dessas cidades situava-se no estremo leste do Mar de Sah-har era El-gip, em cujas terras cobertas por florestas corria, de sul a norte, um rio de águas serenas.

Usando seu recordador de memórias, Kaplan pode ser testemunha de um evento planetário que durou muitos séculos, mas que, nas poucas palavras compatíveis a esta curta narrativa, pode ser resumido no seguinte registro como se tudo se passasse num filme exibido em altíssima velocidade.

O sistema planetário em torno do velho e quente Sol ainda estava sujeito a modificações orbitais em função de novas massas que chegavam pAra se constituírem em novos planetas.

Houve um tempo em que Marte entrou numa orbita elíptica instável, que o fez passar entre a Terra e a Lua por diversas vezes, até que se ajustasse definitivamente em sua órbita estável ao redor do Sol.

Na última dessas passagens, provocou grandes catástrofes na Terra. Um grande vulcão explodiu na ilha grega de Santorini, destruindo a civilização minoana em poucas horas. A Califórnia foi coberta pelo gelo e formaram-se lagos glaciais. O nível dos oceanos caiu em mais de vinte por cento. Isto ocasionou um esvaziamento total do grande mar interno de Sah-har, as cidades portuárias desapareceram (com uma única exceção) e foi o inicio da formação do grande Deserto de Sahara que hoje conhecemos. deserto que nós hoje podemos ver.

A única cidade-porto que sobreviveu, gravemente devastada, estava à beira de um caudaloso rio que desembocava no mar de Sah-har. Com a hecatombe, o curso do rio foi desviado para o norte. Foi onde surgiu uma civilização famosa pelo aproveitamento das águas ribeirinhas para irrigar lavouras e pelas infindáveis gerações de faraós.

******

(1) Ver o conto # 892- A Civilização de Sah-har da Série 1OOO HISTÓRIAS

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 16 de maio de 2018.

Conto # 1056 da Série INFINITAS HISTÓRIAS.

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 27/06/2018
Código do texto: T6375619
Classificação de conteúdo: seguro