Vá em frente

Quando o coronel entrou na tenda de radiocomunicações, o operador ouvia uma estação que transmitia o mais puro rock'n'roll sul-vietnamita.

- Perdão, senhor - desculpou-se o soldado, erguendo-se e prestando continência.

- Descansar, soldado. Esse Elvis Phuong é bom mesmo, hein?

- Não sabia que gostava de rock, senhor...

- Eu gosto da letra, soldado... ele desmonta essa história dos Viet Congs, de que vão transferir dinheiro dos ricos para os pobres. Você deve ser feliz com o que tem, dinheiro nenhum pode comprar a sua liberdade!

- Concordo, senhor - acedeu entusiasticamente o operador.

- E agora, abaixe o volume e me ligue com o general Lãm.

- Sim, senhor!

A ligação foi completada após algumas tentativas; finalmente, o operador passou o fone para o coronel.

- General?

- E então, coronel? - Ouviu do outro lado.

- Completamos a varredura da cidade e dos arredores, senhor.

- Baixas?

- Perdemos apenas um helicóptero, derrubado pela artilharia antiaérea dos Viet Congs.

- Considerando que usamos 276 helicópteros só para o transporte das tropas, posso considerar um sucesso... e prisioneiros?

- Nenhum, senhor.

- Deixe-me ver... liquidaram todos?

- Não, senhor, não capturamos ninguém. A cidade estava deserta. Vimos apenas cadáveres dos Charlies nos arredores, mortos em ataques aéreos anteriores.

- Não sei se devo comemorar isso... mas vou avisar ao presidente. Ele, decerto, vai ficar muito feliz; teremos eleições este outono.

- Mais uma coisa, senhor... vamos precisar de reforços.

- Mas os Viet Congs não fugiram?

- Estão escondidos na selva, e de lá bombardeiam os nossos postos avançados de artilharia.

- Bom, talvez possa pedir aos americanos para atacar as posições dos Charlies com seus B-52...

- Por favor, general.

- Eu o manterei informado. Bom trabalho, coronel!

- Grato, senhor!

Ligação concluída, o coronel virou-se para o operador e comentou:

- Pode voltar a escutar o seu rock...

Ao sair da tenda, ouviu Carol Kim cantando como era difícil ser uma garota.

- Se ela tiver sorte, volta homem na próxima encarnação... - declarou.

- [23-03-2018]