1021-EXPEDIÇÃO MALFADADA —

—Você é mesmo sem juízo! Vai nos indispor com a tribo.

Fraco, devido à febre diária, aos tremores noturnos Fawcett ainda teve forças para gritar com o filho, quando soube que uma indiazinha tinha sido engravidada por Jack.

Todavia, aconteceu o contrário. A revelação do fato foi aceita pelo pai e pela mãe, e, o mais importante, pelo chefe Ka Tufin. Jack e sua companheira Tin-Norá ganharam uma oca só para eles e viviam integrados com os índios.

Deitado em seu rudimentar colchão que nada mais era um monte de folhas, Fawcett tinha lances de febre altíssima intercalados com momentos de lucidez. Pensava sobre a precariedade da sua situação: doente, dependendo de uma cura que não acontecia, apesar do chá de todas as tardes, ministrado pelo pajé.

Já não podia contar com Jack, cuja companheira esperava um filho. Contudo, contava com a fidelidade incondicional de Raleigh.

Reconhecia que a expedição estava atrapalhada desde o início. Ele prometera seguir um roteiro, abrindo uma picada que o levaria até Salvador, na Bahia, mas seu intuito sempre fora entrar na Selva, diretamente para o norte, onde , segundo seu mapa rudimentar, gasto e manchado, indicava estarem cidades perdidas de ouro, templos dourados e uma estranha torre com fulgor que só poderia ser de diamantes. Chegaram a tal situação porque ele fora obstinado em seguir outra rota.

Mas não desistiria nunca. Aguardava com paciência a cura da febre tomando diariamente o chá amargo e apimentado.

Entretanto, a partida para os locais indicados pelo mapa de Fawcett parecia mais remota do que nunca.

Passaram-se alguns meses.

A febre e os tremores de Fawcet foram diminuindo lentamente e ele se sentia bem, curado graças mais à resistência de seu próprio corpo, acostumado a duras penas em diversas expedições anteriores.

Raleigh estava com a perna sã e também se integrara com os índios. Participava de algumas caçadas e da pescaria na beira do rio. Era afável e brincava com as crianças, armando arapucas e armadilhas para pegar pássaros e outros bichinhos na selva.

Jack era considerado membro da tribo, enquanto a barriga de Tin-Norá crescia. Quando o assunto era a continuação da caminhada para o norte, mostrava completo desinteresse na procura de locais que, agora, duvidava que existissem.

Ao final de nove meses contados a partir da revelação da gravidez, Tin-Norá deu a luz a uma menina, o era mais um elo a prender Jack à tribo dos Kui-Kuros. A criança morreu após um mês, mas em seguia a indiazinha estava grávida novamente.

Segundo as anotações de Fawcett eles já estavam 14 meses na tribo. Nesse período, eles foram aceitos pela tribo, graças aos inúmeros expedientes que Fawcett introduziu na aldeia, a fim de facilitar a vida dos índios.

Mas o explorador tinha a idéia fixa, uma obstinação, quase maníaca, da qual jamais desistiria.

Já não contaria com Jack, mas Raleigh se dispõe a ir, pois não deseja morrer ali na selva. Seu desiderato é voltar à Inglaterra, sua pátria.

O chefe Ka-Tufin não vê com agrado a partida de Fawcett e Raleigh.

— Vão para terras de índios Kala-Paios. Inimigos. Comedores de carne de macacos e de inimigos.

Ainda assim, devolveu aos dois brancos as armas, facões e punhais, que haviam sido apreendidos. A promessa de mandar muitos guerreiros da taba para acompanhar Fawcett ficou resumida em apenas cinco índios, conhecedores da região por iriam passar.

Fawcett prometeu seguir os índios Kui-Kuros, passando por locais distantes das terras de caça dos Kala-Paios.

Saíram na lua cheia, cujo clarão os auxiliaria em caminhadas à noite. O pajé encenou uma dança que lhes proporcionaria boa viagem. O que não dissiparia os temores dos índios, por saberem da ferocidade de seus inimigos, selvagens comedores de macacos ou seus inimigos.

Por isso os índios viajavam com medo. Silenciosamente, por lugares difíceis e em constante observação dos arredores.

Uma, duas, três semanas de caminhada. Lua minguante, lua nova e lua crescente. Os índios caçavam, pescavam e colhiam frutas, o que os mantinha bem como os dois brancos, durante a caminhada.

Mas todos os temores, toda a vigilância, todo o cuidado, não impediu que a pequena expedição fosse atacada pelos temíveis Kala-Paios, antes da Lua cheia.

Eram muitos e facilmente dominaram os sete homens. A reação foi dura, pois Fawcett e Raleigh mataram dois índios com seus revólveres e os índios usaram suas lanças com rapidez e destreza, matando ou ferindo diversos atacantes.

Inútil resistência. O número de selvagens atacantes era superior em duas ou três vezes aos atacados, que foram feitos prisioneiros.

Eles não queriam matar.

Prisioneiros tinham mais utilidade para os terríveis canibais.

<><><>

(*) Samauma – árvore comum na floresta amazônica, de grande porte. Algumas atingem a altura de 70 metros.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 12 de julho de 2017.

Conto # 1021 da Série MILISTÓRIAS PLUS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 04/11/2017
Reeditado em 04/11/2017
Código do texto: T6162490
Classificação de conteúdo: seguro