UMA DAS ESTRADAS MAIS PERIGOSAS DA BOLÍVIA
 
   
             Eu me encontrava na estação rodoviária de Santa Cruz de La Sierra, esperando o ônibus que nos levaria até La Paz. Tinha na frente da rodoviária um ônibus estacionado caindo aos pedaços – imaginei ser um dos transportes que levava o pessoal para o interior e que em 1970 as estradas de chão não pediam algo melhor. Perguntei a um campesino se faltava muito tempo para que o nosso ônibus chegasse: ele disse-me já chegou: com um pequeno sorriso... é este ônibus que está na frente da rodoviária que tu esta admirando.
Assim iria começar a nossa longa e perigosa viagem. Quando o motorista deu sinal para que entrássemos, sem haver lugar reservado sentamos nos precários bancos de forma desconfortável, mas parecia que a conta deles estava certa todos estavam sentados e não havia mais espaço. Olhei para fora pela janela minúscula e notei que ainda havia muitas pessoas que precisavam viajar... devem estar esperando o próximo ônibus? Pensei: - mas as pessoas que trabalhavam na estação colocaram entre cada banco, isso, no corredor, bancos improvisados auxiliares onde entrou toda aquela turma que eu havia visto pela janela. Meu pensamento estava errado.  O ônibus lotou e sobrelotou e não tinha como as pessoas se locomoverem. Eram como sardinha enlatada.  
E dessa forma como sardinha em lata, iniciamos a nossa louca viagem por uma das estradas mais perigosas da Bolívia.
Só para constar:  é na Bolívia onde se encontra a estrada mais perigosa do mundo conhecia como estrada da morte chamada de Old Yungas onde tem 65 KM e são atrativos de pessoas que buscam adrenalina com seus carros, motos e bicicletas e muitos não voltam.
 Nesse trajeto que eu participei com mais de 800 km de Santa Cruz de La Sierra à Bolívia existem trechos não perigosos, mas tem alguns super perigosos nas encostas de precipícios de chão onde o ônibus tem que parar quando vem outro veículo ao contrario e o motorista deve fazer manobras arriscadas, e as cruzes em cada curva indicam as pessoas mortas que não puderam contar as suas histórias.
  No percurso desciam alguns campesinos e os que subiam traziam galinhas, patos, verduras e toda as traquitanas possíveis. Pelo estado precário do ônibus associado às estradas esburacadas e onduladas era comum às pessoas vomitarem em saquinhos que o motorista distribuía e teve um que além do vomito defecou pois as paradas eram distantes... tivemos que parar após o incidente onde todos saíram para que o ônibus fosse lavado para retirar um pouco da murrinha. Por incrível que pareça a nossa viagem chegou ao seu final em La Paz e nesse quesito o ônibus aguentou, não sei como e sem ter ninguém morrido durante a viagem. Mas foi uma história acontecida que eu jamais a repetiria.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 04/06/2017
Reeditado em 03/03/2021
Código do texto: T6018168
Classificação de conteúdo: seguro