O GIRASSOL E A ORQUÍDEA.
Era uma vez um Girassol. Vivia plantado, triste, solitário, na beira de um RIO, DE JANEIRO a Janeiro. Um dia apareceu um Pássaro e perguntou-lhe porque estava sempre triste. Então, o Girassol respondeu:
- Vivo triste porque estou muito só. Não tenho com quem conversar. Ninguém gosta de mim!
Penalizado o Pássaro disse:
- Conheço uma linda Orquídea que mora lá no horizonte, um BELO HORIZONTE. Assim, como você, ela necessita de carinho e palavras doces! Se desejares, posso levar suas palavras para ela e trago as palavras dela para você e, apesar da distância, poderão conversar e não se sentirão mais solitários!
O Girassol animou-se! E desde aquele dia em diante, o Pássaro Amigo ia e voltava trazendo e levando lindas conversas entre os dois.
Certa feita, o Girassol revelou ao Pássaro que gostaria muito de conhecer a linda Orquídea, tê-la perto, nem que fosse apenas por alguns minutos. Queria contemplá-la para que pudesse guardar a sua imagem para sempre dentro de seu coração!
Então, o sábio Pássaro voou, voou e voou bem alto em direção ao Céu. Foi conversar com DEUS e perguntar como poderia satisfazer a vontade do Girassol. DEUS, com a sua infinita bondade, soprou um vento forte, muito forte que trouxe a Orquídea lá do BELO HORIZONTE e a fez pousar suavemente bem em frente ao feliz Girassol. Olharam-se e ficaram radiantes de alegria. Depois, o mesmo vento que a trouxe levou-a para o seu lugar. Daquele dia em diante, o Girassol deixou de ser triste, porque ambos ficaram apaixonados!
O tempo foi passando, passando. Mas, o Pássaro trouxe uma triste notícia para o Girassol. A sua amada teria que se mudar para mais longe ainda. Nada podia ser feito. Ela mandou-lhe dizer que nunca o esqueceria e ele acreditou. A Orquídea foi para um velho porto, um PORTO VELHO, lá no extremo do país. No início da nova morada, ele ainda tinha notícias. Porém, com o passar do tempo ela nunca mais mandou dizer nada.
Agora, o coração do sofrido Girassol estava mais triste do que antes. Ele não entendia o porquê do silêncio daquela que, durante cerca de dois anos, proporcionou-lhe tanta felicidade. Novamente, o Pássaro Amigo voltou a conversar com DEUS, que disse que não obrigaria a linda Orquídea a voltar a falar com o sofrido Girassol, por não poder interferir em seu livre arbítrio. Com sua inteligência Suprema, o CRIADOR, num piscar de olhos, colocou no caminho do Girassol uma BELA ROSA! Ela com sua Amizade, com seu Amor ao próximo, seu Dinamismo, sua Atenção, na certa o ajudaria em muito.
Hoje, existe uma Amizade entre a Bela Rosa e o Girassol. A atenção da nova Amiga fez com que ele superasse o trauma sofrido pelo abandono da Orquídea.